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Mulher sentada à mesa, comendo de uma taça com frutas diversas para um melhor equilíbrio digestivo.

Equilíbrio digestivo: como regular o intestino?

Atualizado em  novembro 2023
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Considerado o segundo cérebro do corpo humano, o intestino é fundamental para o bom funcionamento da saúde do organismo todo, o que pode levar muitas pessoas a buscarem por formas de como regular o intestino.

Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, fica mais difícil encontrar em uma alimentação desregulada a quantidade ideal de nutrientes e fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino. 

Problemas como a prisão de ventre ou a diarreia podem indicar a necessidade de saber como regular o intestino, mas existem vários aspectos relacionados a esta questão que vão além da já conhecida necessidade de consumo de fibras para a promoção da saúde gastrointestinal.

O que é um intestino regulado?

Antes de entender como regular o intestino, é preciso desmistificar o que é um bom funcionamento intestinal saudável. Um  intestino regulado é aquele que não traz dores abdominais e é acompanhado da evacuação regular diária ou no máximo a cada três dias.

Apesar da evacuação diária ser ideal, para algumas pessoas, a evacuação a cada dois ou três dias também pode ser considerada saudável.

Quando o intestino não está regulado é possível acontecer a constipação ou prisão de ventre. Esse diagnóstico é dado quando o paciente evacua menos de três vezes na semana e sente os efeitos da constipação, como:

  • Esforço grande para evacuação;

  • Estômago distendido;

  • Abdômen endurecido;

  • Dores abdominais;

  • Gases.

A importância de ter um intestino regulado

Saber como regular o intestino é benéfico para a saúde do sistema digestivo e do organismo todo. Isso porque ele é parte fundamental da absorção de nutrientes, essenciais para a nossa saúde. Entre os possíveis benefícios de manter o intestino regulado, podemos salientar alguns impactos positivos:

  • Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;

  • Possível melhora da saúde mental;

  • Chances de redução de problemas endócrinos ou gastrointestinais;

  • Possível ajuda na prevenção de doenças autoimunes;

  • Pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Manter o intestino regulado é importante em todas as etapas da vida, mas principalmente durante os primeiros meses de vida. Isso porque fezes muito endurecidas podem provocar fissuras no aparelho intestinal dos bebês, sendo um problema tanto pelo medo para o desfralde quanto pela dor e sangramento que pode causar.

Uma dica para os pais evitarem a constipação intestinal nos bebês é sempre consultar o médico e avaliar as fezes da criança. O guia de Baby and Me Brasil também é uma boa fonte de informação para apoiar os pais de bebês com o intestino preso.

Como regular o intestino?

Em geral, o segredo para regular o intestino envolve a preocupação com três importantes funções do corpo:

  • Hidratação;

  • Consumo de fibras;

  • Prática de exercícios físicos.

Com essa tríplice saúde, é mais fácil manter uma boa saúde do sistema intestinal. Conheça mais algumas dicas para regular o intestino que você pode colocar em prática ainda hoje.

Consuma muitas fibras

É possível encontrar as fibras solúveis e insolúveis, sendo que o ideal para o trato intestinal é o consumo dos dois tipos para um melhor equilíbrio e saúde do intestino. Elas são importantes para a formação do bolo fecal e podem ser encontradas em alimentos como:

  • Legumes;

  • Aveia;

  • Frutas;

  • Nozes;

  • Sementes.

Mastigue bem

Além de favorecer a saciedade, uma boa mastigação é benéfica para a saúde intestinal, porque é através deste processo que os pedaços dos alimentos chegam menores ao aparelho digestivo, o que aumenta a possibilidade de absorção dos nutrientes.

Faça exercícios físicos

Importante para manter o corpo inteiro funcionando, a prática de exercícios físicos também é fundamental para estimular os movimentos peristálticos capazes de melhorar a digestão e a locomoção do bolo fecal. O ideal é praticar atividades físicas todos os dias. 

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de exercícios físicos por, no mínimo, três vezes na semana para a promoção da boa saúde.

Consuma frutas e vegetais regularmente

Como vimos, as comidas naturais como frutas e vegetais são importantes para ajudar com o bom funcionamento do intestino por sua composição nutricional. Quanto mais rica em fibras, melhor para o intestino. Alimentos como mamão, laranja, ameixa, manga e folhas são excelentes para evitar a constipação

Além de frutas e vegetais, os cereais integrais como farelo de aveia e sementes de linhaça também podem ser benéficos ao organismo.

Evite alimentos inflamatórios

Quanto mais processado for um alimento consumido, maiores são as chances dele ser inflamatório para o corpo. Por isso, vale a pena evitar o consumo para melhorar a qualidade das bactérias que vivem no intestino e, assim, ajudar a reduzir problemas como a constipação.

Beba água

Manter-se bem hidratado é importante não só para saber como regular o intestino, mas para a saúde em geral. A quantidade de água ingerida auxilia diretamente na diversidade de bactérias presentes na microbiota, e na hidratação do bolo fecal, fundamentais para a saúde intestinal.

Confira intolerâncias

Algumas pessoas podem não digerir muito bem alguns tipos de substâncias e, por isso, acabam tendo problemas intestinais. Alguns dos alimentos mais ligados a problemas intestinais por má absorção são o glúten e a lactose. Por isso, vale a pena investigar possíveis intolerâncias.

Controle os níveis de estresse

Um corpo estressado pode ser também sinônimo de um corpo inflamado. Controlar os níveis de estresse também é importante para a saúde mental e intestinal, já que melhora a microbiota intestinal, além de ajudar a reduzir casos de diarreia ou prisão de ventre devido ao estresse.

Converse com um especialista

Pode ser comum que ao buscar por como regular o intestino o paciente se depare com indicações de prebióticos e probióticos com este fim. No entanto, é importante sempre consultar um especialista antes de consumir qualquer tipo de substância.

Isso porque a dieta e outros fatores, como a hidratação e o sedentarismo, podem impactar diretamente na saúde da microbiota intestinal e não necessariamente a suplementação irá resolver o problema.

Pelo contrário: o uso indiscriminado de remédios para o intestino, como laxantes, podem fazer com que o intestino fique preguiçoso e não consiga funcionar mais sem o uso dos remédios. Ou seja, vale a pena investigar o estilo de vida ao lado de um profissional de saúde para entender a causa do problema intestinal.

Saber como regular o intestino é também entender que a constipação não é um problema simples, mas sim multifatorial, que precisa de um tratamento com diferentes profissionais da saúde aliado a um estilo de vida saudável para uma solução satisfatória para a qualidade de vida.

Se você quer saber mais sobre alimentação saudável, nutrição e bem-estar, não deixe de visitar o portal QBemQFaz!

Perguntas frequentes

O que é bom para regular e regularizar o intestino?

Manter uma alimentação balanceada, com o consumo de frutas, vegetais e cereais integrais, como farelo de aveia e semente de linhaça. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a movimentação do intestino. Por fim, uma boa hidratação não pode faltar.

Como regular o intestino para ir ao banheiro todos os dias?

O ideal é sempre procurar por um profissional de saúde para receber as orientações e entender a origem da constipação. O consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, água e a prática de atividade física pode ajudar o paciente a evitar o desconforto abdominal.

Referências

Constipação intestinal. Biblioteca virtual em saúde, 2007.

Understanding gut health: signs of an unhealthy gut and what to do about it. Healthline, 2022.

The 11 best ways to improve your digestion naturally. Healthline, 2023.

Physiology, gastrointestinal nervous control. National Library of Medicine, 2022.

Constipação intestinal: uma revisão. Repositório UFMG, 2008.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.

Contribuição de:
Aline Rodrigues
Aline Rodrigues

Aline Rodrigues - Nutricionista Representante Bio Nestlé - CRN 64159.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/aline-rodrigues-melo-080a921a1/

Esse artigo foi: Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas