Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Uma mulher está deitada recebendo uma massagem nos pés mostrando os benefícios da reflexologia podal.

Conheça os benefícios da reflexologia podal

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A reflexologia podal é um tratamento de massoterapia que vem sendo praticado há séculos. Ela tem origem na China, mas é popular em diversas regiões do mundo. Sua técnica envolve aplicar pressão em diferentes pontos da sola do pé, trazendo muitos benefícios para o organismo.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, cada ponto específico na sola do pé corresponde a alguma parte do corpo. E, quando apertado com certa pressão, estimula outras regiões, podendo ajudar com a redução de estresse, problemas de digestão, problemas com o sono e muito mais.

No Brasil, essa prática já vem se popularizando há alguns anos. Profissionais têm se especializado na técnica e até o próprio SUS oferece esse tipo de tratamento para casos específicos, em algumas de suas unidades. O encaminhamento pode ser feito por qualquer profissional de saúde da UBS ou CAPS.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o que é reflexologia podal, como funciona e seus benefícios, a QBemQFaz preparou um material completo sobre essa técnica chinesa centenária. Olha só!

 

O que é reflexologia podal?

A reflexologia é uma forma de tratamento terapêutico que tem como mecanismo aplicar pressão nos pés. É uma ferramenta não invasiva e não medicamentosa, e é considerada uma terapia holística.

Acredita-se que todos os sistemas do corpo estão espelhados em pequenas áreas dos pés, das mãos, orelhas e do rosto. Ao pressionar tais pontos, eles correspondem a órgãos e tecidos específicos que, geralmente, não podem ser alcançados com técnicas de massagens convencionais. 

Como funciona a reflexologia podal?

Existem diferentes crenças sobre como a reflexologia funciona no organismo humano. 

A principal é baseada nas crenças da tradição chinesa, que diziam que ao estimular um ponto específico do pé, uma energia vital, chamada de “qi” (pronunciada “tchi”), flui pelo corpo do indivíduo, alcançando a região correspondente de onde foi pressionado.

A medicina tradicional chinesa acredita que o estresse e outros fatores podem bloquear essa energia vital “qi”, podendo causar desequilíbrios ao corpo, que levam à doença. Então, o objetivo é manter o “qi” fluindo pelo corpo ao aplicar a reflexologia.

No entanto, como não há comprovações científicas sobre o método, outras teorias foram criadas. Cientistas ingleses do século XIX descobriram que existem nervos que conectam a pele aos órgãos internos, e que o sistema nervoso do nosso corpo tende a se ajustar aos fatores externos, como o toque. 

Ou seja, eles acreditam que as técnicas de um reflexologista podem ajudar a acalmar o sistema nervoso, promovendo relaxamento e outros benefícios, assim como outros tipos de massagens. 

Benefícios da reflexologia podal

E quais são esses benefícios da reflexologia podal? São diversos estudos realizados ao longo dos anos que demonstram o valor dessa terapia complementar centenária. Listamos algumas das principais aqui, acompanhe a seguir.

Alívio de sintomas de TPM e quimioterapia

Em 2011, um estudo realizado pelo National Cancer Institute, realizado com 240 pacientes de quimioterapia para o câncer de mama, indicou uma redução significativa dos sintomas do tratamento. As participantes confirmaram uma melhora na qualidade de vida e nos problemas com respiração

Os especialistas também analisaram os efeitos da reflexologia em mulheres no período pré-menstrual. Foi descoberto que aquelas que recebiam o tratamento de reflexologia por, pelo menos, dois meses, reportaram uma grande redução nos sintomas da TPM

Melhoria da circulação sanguínea

Em um outro estudo mais recente, realizado em 2020, pesquisadores descobriram que a reflexologia podal pode, efetivamente, reduzir a frequência cardíaca das pessoas com hipertensão estágio 2 ou com problemas de pressão alta. Eles também analisaram que auxilia, parcialmente, com a redução de pressão arterial.

Redução do estresse e ansiedade

Um dos principais benefícios da reflexologia podal é o controle do estresse e da ansiedade. Como o tratamento ajuda na circulação do sangue pelo corpo, acaba causando uma sensação de relaxamento.

Em uma pesquisa feita com 80 participantes que passariam por uma cirurgia cardíaca, foi constatado que aqueles que recebiam vinte minutos de tratamento de reflexologia diariamente reportaram uma ansiedade muito menor em comparação ao grupo de controle.

Controle de dores

Este ponto pode estar relacionado com os benefícios do relaxamento e redução de estresse, mas a reflexologia podal também pode auxiliar com dores crônicas e agudas

Diversos estudos resultaram na redução da dor pós-operatória em diferentes regiões do corpo. Também há indícios de que a aplicação da técnica pode diminuir muito as dores crônicas, como uma pesquisa de 2018 que comprovou que houve uma redução de dores em militares depois de uma única sessão de reflexologia. Para ser mais exato, as dores reduziram em 43% em homens e 41% em mulheres.

Auxílio no tratamento de distúrbios do sono

Considerando que a reflexologia podal tem como benefício diminuir o estresse e deixar os pacientes mais relaxados, não é surpresa que especialistas afirmam que ela também ajuda a promover uma melhor qualidade do sono

Outros benefícios

Além desses benefícios citados, especialistas e pesquisadores afirmam que o tratamento também pode ajudar com:

  • Alívio de infecções bacterianas e gripes;
  • Melhora de dores nas costas;
  • Regulação do sistema digestivo.

Recomendações sobre reflexologia podal

Se você se interessou pelo tratamento, o recomendado é buscar por profissionais capacitados e, de preferência, que foram indicados por pessoas que já realizaram a reflexologia com eles. Apesar de ser uma técnica não invasiva e de baixo risco, ainda assim ela apresenta certas preocupações que você deve ficar atento. 

Se você possui algum dos problemas ou se encontra em alguma das situações abaixo, converse com um médico antes de contratar os serviços de um reflexologista:

  • Problemas de circulação nos pés;
  • Inflamação nas veias da perna ou coágulos;
  • Gota;
  • Úlcera do pé;
  • Fungos nos pés;
  • Machucados e infecções nas regiões;
  • Epilepsia;
  • Problemas de tireoide;
  • Gravidez;
  • Alergia de pele;
  • Uso de marca-passo;
  • Trombose.

A reflexologia podal pode ser realizada em qualquer pessoa desde que não se categorize nos grupos acima e/ou sejam liberadas pelo médico.

Quem começa o tratamento pode observar melhorias logo depois da primeira sessão, mas também há casos que precisam de uma frequência maior para começar a sentir os benefícios. Então, não se afobe e converse com o especialista para que ele entenda a sua situação e possa te dar direcionamentos melhores e mais específicos. 

Assim como qualquer outro procedimento, cada organismo reage de modo diferente. Entenda sua realidade e busque por opiniões profissionais antes de tomar qualquer decisão.

Se você gostou de conhecer mais sobre a reflexologia podal e seus benefícios, e quer ficar por dentro de outros tratamentos e novidades do mundo da saúde, acompanhe o QBemQFaz! Navegue e veja como ter uma vida mais saudável e equilibrada! 

 


Perguntas frequentes

O que é reflexologia podal é para que serve?

A reflexologia podal é uma forma de tratamento terapêutico que tem como mecanismo aplicar pressão nos pés. Ela possui diversos benefícios para a saúde, prevenindo doenças, aliviando sintomas e reduzindo estresse e ansiedade.

Para quem é indicado a reflexologia? 

A reflexologia é indicada para qualquer pessoa desde que não apresente problemas relacionados, como: problemas de circulação nos pés, inflamação nas veias da perna ou coágulos, gota, pessoas grávidas, etc. De qualquer forma, recomenda-se a procura de um profissional médico antes de realizar o tratamento.

Como é aplicada a reflexologia podal? 

Pressionar pontos específicos dos pés, mãos, orelhas ou face com as pontas do dedo, estimula outras regiões do corpo, podendo ajudar com a redução de estresse, problemas de digestão, problemas com o sono e muito mais.

 

Referências

The effects of foot reflexology massage on anxiety in patients following coronary artery bypass  graft surgery: a randomized controlled trial. Science Direct, 2013.

The effects of foot reflexology on blood pressure and heart rate: a randomized clinical trial in stage-2 hypertensive patients. National Library of Medicine, 2021.

Randomized controlled study of premenstrual symptoms treated with ear, hand, and foot reflexology. National Library of Medicine, 1993.

O SUS das práticas integrativas: reflexologia. Portal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, 2017.

Recruitment and early retention of women with advanced breast cancer in a complementary and alternative medicine trial. National Library of Medicine, 2011.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.