Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sucos funcionais: conheça os super-heróis da saúde e aprenda 13 receitas para se blindar

Legenda: 
Sucos funcionais: suco de abacaxi

Tem um assunto que é unanimidade: todo mundo quer ter saúde para viver bem e aproveitar a vida ao máximo. Porém, sem cuidar da alimentação, esse é um objetivo bem difícil de atingir... Mas tem um jeitinho todo especial de mudar os hábitos alimentares e ficar com a saúde blindada: basta ficar ligadinho e ligadinha no Que bem que faz, porque aqui só tem dica boa de nutrição – e hoje o tema é suco funcional!

Embora dieta e saúde sejam sinônimos nos cadernos de pesquisas dos estudiosos da área há muito tempo, o termo alimento funcional ganhou força total nos últimos anos. Os sucos funcionais estão no topo da lista desse cardápio impressionante, capaz de formar uma camada de proteção no organismo humano.

Só para ter uma ideia, olha a lista de doenças que podem ser prevenidas e tratadas quando aproveitamos todos os benefícios dos sucos funcionais: doenças cardíacas, catarata, degeneração macular (que pode levar à cegueira), doenças neurodegenerativas (que afeta os neurônios), colesterol e diabetes.

E aí? Conseguimos te convencer da importância de uma alimentação saudável, em que os sucos funcionais estão presentes? Que coisa boa! Então, sigamos em frente.

LEIA TAMBÉM:

 

O que é suco funcional?

Suco funcional é um tipo de alimento que possui propriedades capazes de prevenir e ajudar a curar doenças crônicas. É como se, ao consumir uma receita de suco funcional, nós colocássemos em nosso organismo um batalhão inteiro de agentes de segurança bem treinados e prontos para impedir que qualquer ameaça penetre nosso corpo.

Beber sucos de alimentos funcionais faz, por exemplo, com que a nossa imunidade esteja sempre em alta – e esse já é um grande passo para evitar males na saúde. Outros efeitos dessas bebidas na saúde são suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Esse último, por si só, já gera uma infinidade de defesas no corpo.

Tem mais! É, nem dá tempo de tomar fôlego, porque são muitos os benefícios dos sucos funcionais: eles mantêm as taxas de gordura e açúcar no sangue nos níveis corretos – o que significa que colesterol e diabetes não vão conseguir nem chegar perto de você.

 

Quais os melhores sucos funcionais

Melhores e mais gostosos, não podemos esquecer esse detalhe – porque é importante saber que uma dieta balanceada não precisa ser sem graça. As frutas amarelas e vermelhas são campeãs. As cítricas também garantem todo o seu poder na hora de blindar a saúde. Sucos funcionais com manga, melancia, goiaba, laranja, abacaxi, acerola, framboesa… A lista é grande e mais embaixo te damos várias receitas para aproveitar todo o potencial de um bom copo de suco funcional.

E as frutas não estão sozinhas: os vegetais também se encontram nesse caminho saudável. Couve, tomate e cenoura não podem faltar no menu. E ainda tem as sementes: linhaça e chia precisam fazer parte do percurso em busca de uma saúde de ferro. Não podemos deixar de fora também, cereais como aveia e milho.

Tá esperando as receitas para aproveitar tudinho que explicamos? Então, vamos aprender a preparar os melhores sucos funcionais! Só cuidado na forma de adoçar, caso você seja diabético.

 

Receitas de sucos funcionais

1. Refresco de Abacaxi, Linhaça e Mel

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva a seguir.

2. Suco de Tangerina e Framboesa

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Sirva a seguir.

3. Suco de Uva e Maçã

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes por alguns minutos.

- Se preferir, acrescente gelo picado.

4. Refresco de Frutas Silvestres com Semente de Chia

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata a maçã, os mirtilos e o NESFIT para Beber.

- Transfira para um copo, acrescente a chia, mexa e sirva a seguir.

5. Suco de Tomate

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, bata bem todos os ingredientes. Sirva.

6. Refresco de Goiaba

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva a seguir.

7. Refresco de Melancia, Morango e Hortelã

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado.

8. Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com a Água NESTLÉ Pureza Vital gelada, até ficar homogêneo.

- Sirva a seguir.

9. Suco de Milho e Capim-santo

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Sirva a seguir.

10. Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata rapidamente a polpa de maracujá com a Água Nestlé Pureza Vital.

- Coe, retorne ao liquidificador, adicione a polpa de acerola, os pêssegos e o suco de laranja. Bata bem, até ficar homogêneo.

- Sirva a seguir.

11. Gelado de Manga e Limão-siciliano

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva.

12. Bebida Refrescante de Laranja e Cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Sirva gelado.

13. Suco de Tangerina e Aveia

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva bem gelado.


Perguntas frequentes

  • 1. Que doenças podem ser prevenidas e tratadas com sucos funcionais?

    Os sucos funcionais podem prevenir e tratar câncer, doenças cardíacas, catarata, degeneração macular (que pode levar a cegueira), doenças neurodegenerativas (que afeta os neurônios), colesterol e diabetes.

  • 2. Quais os melhores sucos funcionais?

    Sucos funcionais com manga, melancia, goiaba, laranja, abacaxi, acerola e framboesa são muito bons. Vegetais como couve e cenoura não podem faltar no menu. E ainda tem as sementes como linhaça e chia, e cereais como aveia e milho.

  • 3. Por que sucos funcionais previnem doenças?

    Os alimentos funcionais têm ação anti-inflamatória e são ricos em antioxidantes que previnem doenças crônicas. Os sucos funcionais também ajudam a controlar a diabetes e o colesterol, porque ajudam a equilibrar as taxas dos hormônios relevantes.

     

Referências

https://assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/64/1.pdf https://www.scielo.br/j/rsocp/a/dHh5pCdL7fzkBgCSYFrmjXr/?format=pdf&lang=pt https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentos-funcionais

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas