Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

6 tipos de luta para corpo e mente saudáveis

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Muay thai, kickboxing, taekwondo, judô, krav maga e karatê são tipos de luta que podem ajudar na defesa pessoal e o que todas elas têm em comum? São lutas orientais milenares que orientam não só o corpo, mas também disciplinam a mente. 

As artes marciais são tipos de lutas individuais caracterizadas por auxiliar na defesa pessoal. Essas técnicas têm sido cada vez mais procuradas por pessoas que procuram autonomia na hora de se defender em situações de risco ou perigo, além de serem esportes com diversos benefícios para o corpo. 

Saiba tudo sobre essas modalidades junto com o QBemQFaz e a Molico, e entenda as diferenças entre cada uma, conhecendo os benefícios que podem trazer para a saúde!

Krav maga: a defesa pessoal por excelência

O krav maga é uma técnica de defesa pessoal por excelência, pois foi criada com esse intuito. Apesar de ser comumente alocada no grupo de artes marciais, ela é a única luta que é mundialmente reconhecida como arte de defesa pessoal. 

Preparando seu praticante para se defender de qualquer ataque, seja ele físico, armado ou em grupo, o krav maga não possui regras, competições, campeonatos ou limites: o desafio da luta é sempre consigo mesmo e com as próprias limitações.

Ao contrário das artes marciais por definição, o krav maga pratica movimentos curtos e rápidos, quase sempre para evitar a reação do agressor e contar com o elemento surpresa. Baseado não só na anatomia do corpo humano, mas também na matemática e física, só é necessário atingir um pequeno ponto nevrálgico para se defender com eficiência. 

Seus benefícios incluem o cuidado com a saúde mental, já que diminui o estresse e a ansiedade, o autocontrole emocional, a disciplina, a auto superação e a autoestima. Além disso, ela ajuda a melhorar o condicionamento físico e criar laços de amizade e solidariedade. 

Muay thai: uma arte de confronto

De origem tailandesa, o muay thai é uma arte marcial milenar e se caracteriza por sua agressividade. O combate corpo a corpo faz parte da natureza da luta, que possui semelhanças com o kickboxing. 

A luta é dividida em rounds, que geralmente têm o tempo de duração pré-determinado em torno de três minutos e há a utilização de luvas para melhor desempenho dos golpes. 

Os golpes de muay thai têm como característica de defesa o uso das “oito armas” do corpo - dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas canelas. Isso significa que os golpes são aplicados com quase todos os membros e os praticantes aprendem socos, joelhadas, caneladas, chutes e imobilização com o intuito de auxiliar na defesa pessoal. 

Muay thai: beneficios para além do corpo

Por ser extremamente dinâmico e trabalhar com todo o corpo, o muay thai é um esporte que possui alto gasto calórico, o que pode ajudar quem precisa emagrecer de forma saudável. 

Entre seus benefícios, está o aumento da flexibilidade e do condicionamento físico do corpo inteiro, melhorando também a resistência física. O muay thai trabalha o autocontrole e reduz o estresse, sendo um ferramenta para a saúde mental e disciplina. 

Kickboxing: o boxe japonês

O surgimento do kickboxing deriva do contato dos japoneses com o muay thai, a partir dos tailandeses. Relativamente recente, só foi criada e sistematizada na década de 1950 como alternativa ao karatê, outra luta japonesa, herdando seus golpes e técnicas. O kickboxing possui características do boxe clássico, porém, traz como diferencial o uso de chutes. 

Essa também é uma arte marcial frequentemente associada à defesa pessoal, visto que seus golpes são trabalhados para a prevenção e reação aos ataques. Nos treinos, os praticantes usam sacos de areia e luvas, mas também é um esporte de confronto entre os participantes. 

Benefícios do kickboxing: consciência corporal e melhora da circulação sanguínea 

Os benefícios do kickboxing para a saúde são inúmeros. A luta trabalha o condicionamento físico e a tonificação muscular, melhora a consciência corporal e o equilíbrio, além de proporcionar maior flexibilidade ao corpo.

Os golpes ritmados aperfeiçoam a coordenação motora, melhoram a capacidade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea. Assim como o muay thai, o kickboxing também possui alto gasto calórico, promovendo o emagrecimento saudável.

Judô: a defesa pessoal que virou esporte olímpico 

Uma das artes marciais mais tradicionais do mundo, o judô foi criado no século XVI no Japão. A base da luta consiste em atacar e, principalmente, se defender usando o próprio corpo. De tão tradicional, o judô se tornou um esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, em 1964. 

A luta consiste em uma disputa com duração de 4 minutos, na qual pode haver pontuação para decidir o vencedor. 

Judô como filosofia de vida

Mais do que apenas um esporte, o judô é uma filosofia de vida baseada em um código moral com oito princípios básicos: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade. 

O objetivo do judoca é sempre controlar as próprias emoções e disciplinar suas atitudes, sendo esse um dos maiores benefícios de praticar a luta. 

Trabalhando basicamente com as pernas, pés e quadris, e o auxílio dos braços, o objetivo do judô é levar o adversário para o tatame, que é um tapete no chão, sendo, por isso, muito procurado para defesa pessoal. Para tanto, são utilizadas técnicas de imobilização, chaves de braços e estrangulamentos, além dos tradicionais golpes de pernas e braços. 

Também sendo um exercício intenso e de grande gasto calórico, o judô melhora o condicionamento físico e fortalece a musculatura, além de exercitar o raciocínio lógico e a paciência. 

Taekwondo: um esporte que exige proteção

Assim como outras modalidades de artes marciais, o taekwondo também é um esporte de confronto com o adversário, a partir de golpes em duas partes específicas do corpo: o troco e a cabeça. Por isso, a maioria dos praticantes da luta utiliza um protetor de tórax e de cabeça para evitar lesões na hora do combate. 

Nascida na Coreia, essa luta também é um esporte olímpico, consolidado desde as Olimpíadas de Sydney, de 2000. Assim como o judô, o taekwondo consiste em uma disputa por pontos, em que cada golpe específico vale uma certa pontuação a ser somada no fim da disputa. Por ser um esporte dinâmico, suas técnicas são muito utilizadas na defesa pessoal. 

Benefícios do taekwondo para a saúde física

A luta é ótima para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, já que é basicamente praticada com chutes no alto. A disciplina e o autocontrole são bem desenvolvidos, assim como o condicionamento físico. 

O taekwondo também fortalece os ossos, melhora a capacidade pulmonar e acelera o metabolismo.  

Karatê: a arte da serenidade

O karatê é uma das lutas marciais mais conhecidas. Criada no Japão, ela promove a autodefesa a partir de todo o corpo, mas principalmente com o uso das mãos. 

O karatê também é muito procurado por desenvolver a serenidade e a paz a partir de seus movimentos suaves e controlados, e a preocupação com a respiração. Além disso, é uma ótima luta para quem deseja trabalhar técnicas de autodefesa, já que contém o elemento surpresa e imobilização em muitos de seus golpes. 

Conheça os benefícios do karatê 

Em sua gama de benefícios para a saúde, o karatê ajuda a melhorar a capacidade de reflexo, é bom para o coração e para a musculatura como um todo, criando maior resistência física no karateca. 

Além disso, trabalha a coordenação motora e visual, e ajuda a melhorar a capacidade de concentração, foco, paciência e tranquilidade.

Nutricionista comenta a relação entre os tipos de luta e nutrição

Segundo Carolina Horcajo, nutricionista esportiva funcional, "as artes marciais são de fato completas, englobando melhora de saúde física e mental. O que temos que ter em mente, é que a nutrição é parte fundamental do processo.”

Por isso, você que escolheu alguma arte marcial, seja em busca de defesa pessoal ou emagrecimento, atente-se a boas quantidades de carboidrato antes do treino, uma boa suplementação intra treino caso a prática exceda 1 hora, e boas quantidades de proteína no pós, a fim de melhorar recuperação muscular e manter massa magra.

“O praticante de atividade física ou atleta, precisa estar bem nutrido antes, durante e após a prática. Isso vai garantir uma otimização da sua performance, disposição e concentração!”, finaliza a profissional.

Gostou de saber mais sobre esses tipos de luta? As artes marciais são ótimas formas de exercitar o corpo e manter a saúde mental em dia! Se quiser ler outras dicas de como se manter saudável no dia a dia, leia em QBemQFaz!

Referências

História do Judô. Confederação Brasileira de Judô | Gestão 2017/2025

História Kickboxing. Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate, Thai-Kickboxing & Mixed Martial Arts

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.