Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da salsa: quais são as propriedades da salsa?

Legenda: 
Benefícios da salsa

A salsa é muito utilizada como tempero, sendo mais usada em sua forma crua e em pequenos pedaços. Ela pode adicionar sabor em carnes, molhos, sopas, saladas, maionese e entre muitas outras receitas que levam essa erva como tempero. Mas além de complementar os pratos, a salsa também pode ser um alimento funcional eficiente por suas diversas propriedades.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios da salsa e o motivo para adicionar essa erva nas suas receitas. Porém, antes vamos falar um pouco sobre esse tempero tão tradicional.

 

Sobre a salsa

A salsa é arranjada em ramos de folhas verdes de longos e finos caules, com sabor e cheiro característicos. Na maior parte das vezes ela é vendida in natura, ou seja, crua e fresca, mas pode ser encontrada em sua forma desidratada ou em pó - que dura mais e pode ser comercializada mais facilmente.

Os ramos dessa erva podem chegar até 1 metro de altura e apresenta diversas variedades. Apesar de ser extremamente conhecida no Brasil, a salsa é originária da Europa meridional e sua plantação é feita, especialmente, de maneira orgânica.

Com 60 dias após a semeadura da salsa, as folhas mais desenvolvidas podem ser cortadas e colhidas, depois disso elas podem ser vendidas em mercados, feiras e hortifrutis.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a salsa, vamos para os benefícios da salsa.

 

Benefícios da salsa: minerais

A salsa apresenta quantidades consideráveis de cálcio, manganês, ferro e potássio, cada um com uma função diferente no nosso corpo.

Consumir a salsa pode ajudar na saúde dos músculos (incluindo o coração) e dar apoio para a integridade dos nossos ossos, dentes e cartilagens. A erva pode evitar doenças cardíacas, musculares e ósseas, também ajudando no controle de água dentro do nosso corpo, não atuando necessariamente como um diurético, mas como um aquarético (que aumenta a excreção de água sem mexer na quantidade de eletrólitos nos rins).

 

Benefícios da salsa: vitaminas

Um dos benefícios da salsa é ser fonte de vitaminas A, C, K, B3 e B6, que assim como os minerais, cada um tem a sua função no nosso organismo.

Vitamina A: ajuda amplamente na saúde dos olhos, pele e cabelo, além de ser uma vitamina que ajuda o sistema imunológico e previne doenças, incluindo o câncer.

Vitamina B3: participa do crescimento das células e atua dando uma mãozinha para o nosso corpo funcionar plenamente.

Vitamina B6: uma das suas principais funções é a de fazer parte da formação das células vermelhas do nosso sangue.

Vitamina C: essa vitamina também oferece grande suporte ao sistema imunológico, atua como antioxidante e ajuda amplamente na saúde da pele.

Vitamina K: ela é pouco citada, mas é muito importante para nós, pois tem a função de ajudar a formar coágulos de sangue para o estancamento de feridas.

É possível perceber que a salsa pode ser um alimento muito útil para a prevenção de doenças, ajudar nas nossas funções básicas do corpo e até mesmo dar uma força para a saúde da nossa pele (prevenindo o envelhecimento precoce).

 

Benefícios da salsa: ação antioxidante

Por apresentar vitamina C e substâncias como flavonóides e carotenóides, a ação antioxidante é um dos benefícios da salsa. Isso significa que a erva ajuda na saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce e os danos causados por agentes externos, além de atuar no combate de radicais livres e ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Exatamente por isso, consumir salsa pode ajudar na prevenção de doenças e evitar o envelhecimento.

 

Benefícios da salsa: antibacteriano

Quando usado o extrato da erva, um dos benefícios da salsa é agir como antibacteriano. Apesar de precisar de mais estudos, a salsa pode ser uma grande combatente contra bactérias e leveduras, mas ela pode ser bem útil na prevenção de proliferação bacteriana em comida.

Se você se interessa por conteúdos como esse, explore o site do Que Bem que Faz e leia mais artigos sobre saúde e alimentação. Lembramos que nossos textos não substituem um acompanhamento médico, por isso fique em dia com a sua saúde e suas idas ao hospital.


Perguntas frequentes

  • Salsa é coentro?

    Não. Apesar de serem bem parecidos, salsa e coentro são dois condimentos diferentes, tanto em relação com suas propriedades, quanto ao seu sabor e cheiro. As folhas de coentro são mais arredondadas e largas, enquanto as folhas da salsa são mais alongadas e apresenta uma forma triangular.

  • Quais são os benefícios do chá de salsa?

    O chá de salsa tem poder desintoxicante, poderoso contra a anemia, ajuda a reduzir a fadiga e na saúde da visão, além de ajudar no mau hálito por sua propriedade antibacteriana.

  • Quem não pode tomar chá de salsa?

    Pessoas com problemas renais críticos, síndrome nefrótica e insuficiência renal aguda, gestantes e lactantes devem evitar o consumo do chá de salsa. O apiol é uma substância presente na salsa que pode aumentar as contrações uterinas, mas fique tranquila mamãe, o consumo em pequenas/médias quantidades como o de temperar comidas não trará malefícios para você e seu bebê.

Fontes:

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://www.healthline.com/nutrition/parsley-benefits#TOC_TITLE_HDR_8 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf https://www.scielo.br/j/rbfar/a/Hf44qBpCVJFyPZf6ZBjqZLw/?format=pdf&lang=en https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/6686/5455#:~:text=Esta%20planta%20pode%20representar%20um,cardiovasculares%20(FILHO%2C%202014).

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas