Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pessoa com braços esticados pegando um copo cinza com chá em uma mesinha com vaso em cima.

Existe chá para pressão alta?

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

O consumo de chás e ervas medicinais é uma prática recorrente que acompanha a população há milênios. Para contribuir com essas práticas ancestrais, muitos estudos mostram que o consumo de chá para pressão alta pode ajudar a apresentar bons resultados para a saúde.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os chás podem resolver seus “problemas de saúde”, e a ciência indicar que eles podem ter diversos benefícios, é preciso tomar alguns cuidados e nunca consumi-los com exagero, pois alguns possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-hipertensoras, mas que podem fazer mal quando ingeridos em excesso.

O fato é que o consumo regular de chás, em conjunto com um estilo de vida alimentar saudável, podem auxiliar no seu tratamento para pressão alta.

 

O que significa pressão alta?

A hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90mmHg, podendo trazer alguns riscos à saúde do indivíduo. 

A pressão alta faz com que o coração tenha que se esforçar mais do que o normal ao bombear o sangue para todo o corpo. Ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Essa doença muitas vezes é herdada dos familiares, mas há vários fatores que podem influenciar nos níveis de pressão alta, como obesidade, tabagismo, estresse, consumo excessivo de bebida alcoólica, elevação do colesterol, consumo excessivo de sal, sedentarismo e diabetes. 

A pressão alta é uma doença invisível, os sintomas aparecem quando a pressão sobe muito, e podem ser: dor no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, dores de cabeça, principalmente na nuca e visão embaçada. 

Sempre faça a aferição da sua pressão, e em caso de hipertensão na família, é recomendado visitar um cardiologista pelo menos uma vez ao ano.

Mas, você sabe como é feito o tratamento? Vamos te contar!

Como é o tratamento para pressão alta?

Um dos tratamentos da pressão alta podem incluir um novo plano alimentar saudável, com consumo de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e laticínios de baixo teor de gordura. Vale ainda aumentar o consumo de fibras adicionando cereais integrais à alimentação, como aveia.

As proteínas magras como frango e peixe também são bem-vindas na dieta, mas é recomendado diminuir o consumo de carne vermelha, pois geralmente são mais gordurosas. Por outro lado, é importante a inclusão de gorduras boas do azeite e de oleaginosas (castanhas, nozes, etc.).

Estudos mostram que ter bons hábitos alimentares previnem as deficiências nutricionais, favorecem a saúde e protegem contra diversas doenças, incluindo a hipertensão.

Porém, vale ressaltar que o maior vilão da hipertensão é o sódio!

Cuidados com o sal de cozinha

A utilização do sal na comida é um dos fatores que alteram a pressão arterial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sódio para um indivíduo saudável é de 2.400mg ao dia, que equivale a 5g/dia de sal de cozinha. 

Porém, o consumo médio de sal do brasileiro é de 11,4g conforme a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o consumo diário é o dobro da recomendação.

O controle da ingestão do sódio na alimentação é indispensável, independente se você consome chá para pressão alta ou não. É preciso ficar atento não somente ao sódio que é colocado diretamente na comida, mas também aos produtos processados com adição de sódio. 

Indivíduos com pressão alta e aqueles que estão buscando uma vida saudável, para não desenvolverem a doença, também devem limitar o consumo de produtos industrializados, evitando o consumo excessivo de temperos prontos e condimentos industrializados.

Nesse sentido, as informações dos rótulos dos produtos facilitam a compreensão do consumidor. 

O sal deve ser utilizado em pequenas quantidades ao temperar, mas é possível incluir temperos in natura que podem dar um sabor mais intenso para a comida, e ainda fornecer nutrientes benéficos para o corpo.

Tempero para controle da pressão alta – Sal de ervas

O sal de ervas, como o nome diz, é uma mistura de várias ervas com sal utilizada para temperar os alimentos proporcionando mais sabor, para que a necessidade de sal de cozinha seja reduzida sem prejuízo para o paladar. A receita é bem fácil:

Ingredientes

  • ½ xícara de Cebolinha desidratada
  • ½ xícara de salsinha desidratada
  • ½ xícara de orégano desidratada
  • ½ xícara de sal

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um pote e encha seu saleiro com a quantidade necessária. Esse tempero dura 2 meses no armário. 

O uso desse sal é um começo para diminuir o consumo de sódio e melhorar a pressão alta.

Como foi dito no início do texto, o consumo de chá e ervas medicinais é uma prática que acompanha a população há milênios, e muitos estudos mostram seus benefícios para o tratamento da pressão alta. 

Após ajustar o sal da alimentação, o chá para pressão alta pode ser incluído como aliado na dieta. Eles são apenas um complemento, e não substituem a medicação, pois apesar de ajudar a reduzir a pressão alta, não há comprovação de que eles curem a pressão alta sozinhos. Procure sempre um profissional médico ou nutricionista para te auxiliar.

Qual o melhor chá para pressão alta?

Existem vários chás que podem auxiliar no tratamento da pressão alta, porém cada organismo responde de uma forma ao consumo de chás. Além de que nem todo mundo gosta de tomar chá. Entretanto, vale apostar nos chás de mangaba, alho e hibisco, cavalinha e chá-verde.

Chá de Mangaba

Mangabeira é uma árvore originária do Brasil e possui uma fruta conhecida como mangaba. Suas folhas e cascas são benéficas para ajudar no controle da pressão alta, pois ajudam a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, além de possuírem vitaminas A, B e B12.

Preparo: adicione 2 colheres de sopa de folhas de chá mangaba em um recipiente com 500ml de água fervida. Tampe por 5 min para maior extração das propriedades. Não adoce e tome 2x ao dia.

Chá de Alho

O chá de alho é um excelente chá para pressão alta, indicado principalmente devido às suas propriedades antioxidantes. Além disso, ele ajuda no aumento da produção de óxido nítrico que facilita a circulação de sangue, diminuindo a pressão alta. Por esse motivo, ele não é recomendado para pessoas com pressão baixa.

Preparo: utilize 1 dente de alho cru, descascado e amassado, para cada 200ml de água. Ferva tudo junto por 10 min e deixe esfriar. Tome todo dia ao acordar.

Chá de Hibisco

Além de uma opção de chá para pressão alta, ele é conhecido por auxiliar no emagrecimento. Sua composição contém flavonóides que ajudam no efeito diurético, em que ocorre a diminuição do volume sangue em consequência da diminuição da quantidade de líquido no corpo pela urina.

Preparo: utilize 2 colheres de sopa das flores do hibisco para 500ml de água. Ferva a água e depois adicione as flores (quanto mais escura a flor, melhor as propriedades dos flavonóides). Deixe descansar por 5 min para maior absorção de nutrientes. Tome 1 a 2 vezes ao dia, com um intervalo de 8 horas de uma dose para outra.

Como baixar a pressão alta em 5 minutos?

Quando a pressão alta é acompanhada e monitorada, picos hipertensivos são mais raros. Mas caso aconteça, é importante fazer uso de chá para pressão alta aliado com a medicação, como chá-verde e chá de cavalinha, além de frutas diuréticas, como abacaxi e melancia, consumidas in natura. 

Outra dica importante que auxilia a controlar a pressão alta e fazer com que ela diminua rapidamente em um exercício de respiração. Respire fundo por quatro segundos, segure o ar por dois segundos e solte a respiração por quatro segundos. Dê uma pausa de um segundo e repita o ciclo mais dez vezes.

Como fazer o chá para pressão alta?

No preparo de um chá para pressão alta é sempre importante utilizar as ervas e raízes in natura. Escolha se irá usar mangaba, alho ou o ingrediente de sua preferência, coloque em água fervente e tampe por 5 ou 10 minutos para aproveitar as propriedades. 

Pode ser feito o uso dos chás que vem em sachê, porém é preciso dobrar a quantidade de sachês para duas unidades, para obter um efeito similar ao chá feito em casa com os ingredientes frescos.

Quais alimentos ajudam a baixar a pressão?

Uma dieta saudável, com pouco sódio, nutrientes variados e alimentos in natura  e chás para pressão alta são capazes de ajudar muito nesse sentido. Mas alimentos como salmão, aveia e canela são alguns exemplos de ingredientes que melhoram a saúde do coração e o fluxo sanguíneo, mas existem muitos outros!

Conheça 8 alimentos para baixar a pressão alta e manter boa saúde.

  1. Beterraba 

A beterraba é rica em nitrato, que promove o relaxamento e auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos aumentando o fluxo de sangue no coração e no restante do corpo.

  1. Banana

Estudos mostram que comer 2 bananas por dia ajuda a reduzir em até 10% a pressão alta devido à sua quantidade de potássio.

  1. Salmão 

Possui ômega 3, que é um anti-inflamatório natural responsável por ajudar a diminuir os danos às células das paredes dos vasos sanguíneos.

  1. Feijão Branco 

Tem altos níveis de potássio, que ajuda a relaxar os músculos das paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão alta.

  1. Couve kale ou couve-de-folhas

Contém altos níveis de magnésio, potássio e vitamina C. Fazem muito bem para a saúde das células da parede sanguínea.

  1. Aveia 

Possui alto teor de fibras e baixo sódio, ideal para colocar na sua rotina.

  1. Frutas vermelhas 

Contêm pigmentos solúveis chamados antocianinas, que ajudam a reduzir coágulos sanguíneos e promovem a dilatação de vasos sanguíneos.

  1. Canela

Ajuda a regular o açúcar no sangue e naturalmente auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a pressão arterial. 

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de dicas sobre saúde e nutrição? Assine a Newsletter QBemQFaz!

 


Perguntas Frequentes

O que é bom para baixar a pressão rápido?

É possível fazer uso de chá para pressão alta, como chá de mangaba, de alho, de hibisco ou de cavalinha. Além disso, o consumo de frutas diuréticas pode ajudar muito, como abacaxi ou melancia. Vale ressaltar que nada disso substitui a medicação recomendada pelo médico.

Como baixar a pressão com chá?

Escolha alguma erva ou raiz com propriedades que ajudam a reduzir a pressão, como mangaba, alho ou cavalinha, adicione a erva em água fervente e deixe tampado por 5 a 10 minutos para preservar as propriedades. Após esfriar, pode beber. O chá de alho pode ser tomado diariamente.

Como baixar a pressão alta em 5 minutos?

Uma técnica muito eficaz, além do uso de chá para pressão alta, é fazer exercícios de respiração. Respire fundo por quatro segundos, segure o ar por dois segundos e solte a respiração por quatro segundos. Dê uma pausa e repita o ciclo mais dez vezes.

Como fazer chá para pressão alta?

Basta escolher um chá para pressão alta, como chá de mangaba, alho, hibisco, ou chás diuréticos, colocar o ingrediente escolhido em água fervente e tampar por 10 minutos e tomar quando esfriar. Se usar sachê, faça duas unidades para ter um melhor efeito.

 

Referências

Projeto Bambuí: maneiras de pensar e agir de idosos hipertensos. Scielo Saúde Pública, 2004. 

Why People With Severe Hypertension Should Drink Only 1 Cup of Coffee Per Day. Healthline, 2022. 

14 Supplements That May Help Lower Blood Pressure. Healthline, 2023.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.