Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Banana-nanica: benefícios e receitas

Legenda: 
Banana-nanica benefícios

Uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, a banana-nanica é um ingrediente coringa na cozinha. Ela pode ser utilizada em diversos preparos, tanto doces como salgados. Mas você sabia que essa fruta, além de ser gostosa, também oferece diversos benefícios para a saúde? Para saber quais são esses benefícios, conhecer mais algumas curiosidades e receitas com banana-nanica, é só vir com a gente!

 

O que é a banana-nanica?

A banana-nanica é a espécie de banana mais consumida pelos brasileiros. Nos hortifrútis dos mercados por todo o país é possível encontrar a fruta disponível para compra aos montes. A popularidade da banana-nanica no Brasil se deve ao seu sabor doce e à sua casca fácil de remover, mas também à facilidade de plantar e à fácil adaptação da fruta ao clima tropical.

 

Por que banana-nanica se ela é grande?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o nome “banana-nanica” é fruto de uma ironia, visto que ela é maior do que os outros tipos de banana, a história por trás do nome é outra. Ele não se refere ao tamanho da fruta, mas ao tamanho da bananeira onde ela nasce. O pé de banana-nanica é uma das menores bananeiras encontradas. Para você ter uma ideia, um pé de banana-nanica pode chegar a no máximo 2,1 metros, enquanto outras espécies podem ter de 3 a 5 metros de altura. Mas apesar de ser pequena em estatura, a bananeira que dá a banana-nanica é uma gigante em produção! Um só cacho pode chegar a pesar 45 quilos e dar até 400 bananas. É tanta produtividade que acho que a gente poderia considerar isso um benefício da banana-nanica, né?

 

Qual a diferença da banana-nanica para as outras bananas?

Existem diversas variedades de bananas ao redor do mundo. As mais comercializadas aqui no Brasil são: a banana-nanica, a prata, a maçã, a ouro e a da-terra. O principal nutriente de todas elas é o potássio; todas são riquíssimas nele. Mas a banana-nanica se destaca por ter uma quantidade ainda maior desse nutriente, por ser rica em vitamina C e por ser maior do que as outras espécies de banana.

 

Quais são os benefícios da banana-nanica?

Benefícios da banana-nanica não faltam, e a gente vai listar alguns deles aqui.

É um alimento supernutritivo: ter a banana-nanica como lanche ou parte das refeições é uma boa forma de conseguir diversas vitaminas e minerais. Isso porque a fruta é rica em vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas do complexo B, como as vitaminas B12, B1, B2 e B6.

Melhora o trânsito intestinal: outro benefício da banana-nanica são as fibras. Elas contribuem para a melhora do trânsito intestinal, facilitando as idas ao banheiro e diminuindo o aparecimento de cólicas intestinais e de prisão de ventre.

Regula o nível de açúcar no sangue: a banana-nanica é um ótimo alimento para os portadores do diabetes. Isso porque as fibras presentes na fruta ajudam a diminuir a velocidade com que o organismo absorve a glicose, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique controlado.

Melhora o humor: o triptofano é uma das substâncias que estão mais em abundância na banana-nanica. Esse componente estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir o nível de estresse.

Fornece energia: estudos mostraram que a banana-nanica é uma ótima fonte de energia para o pré-treino. Comer uma banana 45 minutos antes de se exercitar é uma ótima maneira de conseguir carboidratos para se manter forte durante toda a atividade física.

 

Receitas com banana-nanica

Agora que você já sabe alguns dos benefícios da banana-nanica, chegou o momento de conhecer algumas receitas deliciosas para utilizar essa fruta tão nutritiva nas suas refeições diárias. Agora, claro que você pode aproveitar os benefícios da banana-nanica comendo a fruta in natura também.

1. Vitamina de Banana e Maçã: não poderíamos deixar de começar pela tradicional vitamina. A banana-nanica e a maçã formam uma dupla deliciosa! Para fazer essa receita é muito fácil, basta bater as frutas com leite gelado e aproveitar!
2. Molico com Goiaba e Banana: nessa versão da receita de vitamina, a banana-nanica vem acompanhada de toda a nutrição e o sabor que a goiaba pode oferecer. Essa bebida é ideal para quem procura uma receita nutritiva e pouco calórica, pois as frutas são batidas com leite desnatado.
3. Suco de Maçã, Banana e Neston: essa receita é uma batida de banana com suco de maçã. Esses ingredientes supernutritivos são incrementados com o sabor e a energia do Neston 3 Cereais.
4. Banana e Neston no Palito: uma maneira de aproveitar os benefícios da banana-nanica até no churrasco! Essa receita de banana-nanica empanada com mel e castanha-de-caju é imperdível!
5. Suco de Banana, Melão e Laranja: essa receita com banana-nanica cai muito bem nos dias de calor. Ela é feita com suco de laranja, melão, banana e água mineral. É superfácil de fazer e muito refrescante.
6. Shake de Cacau, Banana e Amêndoas: uma boa alternativa para a alimentação pré-treino, esse shake de banana-nanica batida com amêndoas e cacau junta os benefícios da banana-nanica com os do cacau!
7. Bolo de Banana com Aveia: feita com banana-nanica, farelo de aveia, canela e nozes, essa receita de bolo é uma ótima opção de lanche ou café da manhã nutritivo.
8. Farofa de Banana: e quem diria que também dá para fazer receitas salgadas para aproveitar os benefícios da banana-nanica?! Essa farofa de banana feita com farinha de milho e cebola é uma delícia! Ela cai bem como acompanhamento para carne bovina.

Viu como a banana-nanica é um ingrediente versátil e bom para a saúde? Para aprender mais sobre outros alimentos e ficar por dentro de tudo que tem a ver com saúde e bem-estar, não deixe de acompanhar as publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Quantas bananas-nanicas posso comer por dia?

    Para obter os benefícios da banana-nanica de forma saudável, o ideal é comer uma unidade ao dia.

    Dá para aproveitar a casca da banana-nanica?

    Sim! Não precisa jogar fora a casca da sua banana. Ela pode ser utilizada para fazer carne vegetal, pães e farofas.

    Pode comer banana-nanica verde?

    Sim! Mas não in natura. É preciso cozinhar a banana verde para que ela possa ser consumida. Depois de cozida, ela pode ser utilizada em diversos preparos, tanto doces quanto salgados. Uma das formas mais comuns e saudáveis de aproveitar a banana-nanica verde é produzindo biomassa, pasta espessante que serve para fazer várias receitas, desde brigadeiros fitness a sopas.

     

Fontes

https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-os-beneficios-que-a-banana-nanica-oferece-a-saude/ https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-bananas https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/bananas/ https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/news-briefs-study-finds-bananas-a-good-energy-source-for-exercisers

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas