Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Em uma cozinha, uma mulher negra, de cabelos crespos presos em um coque, toma suas vitaminas para o corpo feminino e em sua frente há uma bancada com frutas e verduras verdes.

4 vitaminas essenciais para a saúde feminina

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A boa nutrição do corpo é fundamental para todas as pessoas. Quando o assunto são as mulheres, algumas vitaminas para o corpo feminino atuam de forma mais específica, beneficiando o organismo delas e potencializando suas necessidades nutricionais.

Nos diferentes ciclos da vida da mulher, seja qual for a idade ou estilo de vida, existem vitaminas para o corpo feminino mais adequadas para cada momento. Acompanhe quais são os principais nutrientes para a nutrição da mulher, além de como é possível ter essas vitaminas através da alimentação.

 

Por que as vitaminas para o corpo feminino são importantes?

Em uma alimentação saudável, as vitaminas são parte importante para o organismo agir de forma correta em qualquer etapa da vida, especialmente na nutrição do Dia da Mulher. As necessidades de vitaminas podem variar ao longo da vida, assim como as suas quantidades.

Fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano, as vitaminas são orgânicas e podem ser encontradas de duas formas:

  • Lipossolúveis: que se dissolvem em gordura e podem ser armazenadas pelo corpo. Alguns dos exemplos são as vitaminas A, D, E e K.
  • Hidrossolúveis: são aquelas que são absorvidas e eliminadas de forma mais rápida, pois se dissolvem na água presente no corpo. As mais conhecidas são as vitaminas B e C.

Alguns dos principais benefícios das vitaminas para o corpo feminino são:

Envelhecimento mais saudável

O envelhecimento é um processo natural e que atinge a todos, causando diferentes impactos no organismo - mas que pode ser amenizado com uma alimentação balanceada. As vitaminas constituem uma importante parte da prevenção ao envelhecimento, reduzindo danos e promovendo mais saúde através das suas propriedades antioxidantes. 

Melhora na imunidade

Para garantir a proteção do corpo, as vitaminas atuam como uma forma de proteção das células que podem se danificar com os radicais livres. Nutrientes ricos em antioxidantes, como a vitamina C e o zinco, são capazes de nutrir o corpo e minimizar os danos causados pelo estresse celular.

Além da ação antioxidante, as vitaminas também são importantes na melhoria da imunidade do corpo feminino porque ajudam no funcionamento das células do sistema imunológico e a regular a resposta inflamatória.

Bom funcionamento do organismo

São elas que equilibram o bom funcionamento do corpo e trazem benefícios importantes para a saúde e o bem-estar.

Dicas para manter uma alimentação rica em vitaminas

Para ter um mês da mulher com nutrição e todos os outros dias do ano, a alimentação balanceada e rica em cores é o melhor caminho para garantir a quantidade ideal de vitaminas para o corpo feminino.

Uma variedade de frutas, verduras e legumes, entre outros alimentos, de diferentes cores é capaz de alimentar o corpo e promover a saúde. Confira algumas dicas para adicionar mais vitaminas à sua alimentação.

Insira frutas, verduras, legumes e cereais integrais na sua dieta

Além das vitaminas, eles também contam com minerais, fibras e outros nutrientes que são indispensáveis para o funcionamento do corpo feminino. 

Para garantir o consumo total das fibras, o ideal é evitar processar os alimentos em sucos e purês, pois esse tipo de processo acaba reduzindo as fibras dos alimentos.

Necessidades nutricionais ao longo da vida da mulher

Sabia que as mulheres possuem necessidades nutricionais dependendo do momento da vida em que estão? Desde a infância até o climatério, alguns nutrientes específicos podem ter suas quantidades ajustadas para um melhor bem-estar ao longo da vida.

Também é possível que algumas fases da vida estejam mais relacionadas com algumas deficiências, como a gravidez ou um estilo de vida excessivamente sedentário. Conheça algumas das principais vitaminas para o corpo feminino em cada um do dia da mulher para nutrição.

Infância e adolescência

Entre os 9 e 13 anos, as meninas precisam de menos vitaminas que mulheres adultas pelo tamanho do corpo mais reduzido.

A partir dos 14 anos, já na fase da adolescência, a necessidade nutricional se aproxima da dos adultos. 

Algumas pesquisas mostraram que é mais comum que as adolescentes enfrentam deficiência de ferro e folato, principalmente por conta da alimentação.

Adulta

É mais comum que as mulheres entre 19 e 50 anos tenham um consumo insuficiente de vitamina A, vitamina B6 e vitamina D. Por isso, vale a pena redobrar os cuidados com a ingestão desses nutrientes para as mulheres.

Conheça algumas das vitaminas para o corpo feminino mais importantes na fase adulta.

Grávidas ou Lactantes 

Caso a mulher engravide ou amamente, algumas necessidades nutricionais aumentam para que seja possível manter a saúde da mãe e do bebê. Por isso, é mais comum que mulheres nessas fases da vida tenham algumas deficiências nutricionais.

As deficiências mais comuns nessa fase são as da vitamina D, que na verdade atinge 100% da população adulta feminina no Brasil. Para saber quais são os melhores alimentos para serem consumidos antes da gestação, confira este artigo do Nestlé Baby & Me.

Menopausa e acima dos 70 anos

Com o avanço da idade, o corpo deixa de absorver corretamente alguns nutrientes e pode ser cada vez mais necessária a suplementação com a orientação médica. Algumas vitaminas são ainda mais importantes nesse período:

 

  • Vitamina D;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B12.

Qual é a vitamina mais completa para as mulheres?

Todas as vitaminas para o corpo feminino são importantes. No entanto, a utilização de suplementos para repor todas elas deve ser feita sempre com o acompanhamento médico para evitar a superdosagem no organismo, que pode se tornar um problema.

Especificamente durante a gestação, o ácido fólico acaba se tornando um importante suplemento para as mulheres. Isso porque as tentantes e as grávidas já podem utilizar para evitar malformações do feto.

Além disso, as mães também são mais suscetíveis a quadros de anemia, por isso o ferro também pode ser indicado pelo médico. As vitaminas do complexo B também têm uma atuação fundamental, conheça um pouco mais sobre elas aqui.

Qual a melhor vitamina para dar energia e disposição feminina?

Para manter a energia em alta, algumas vitaminas para o corpo feminino podem ajudar. Antes, é importante identificar qual é a causa da fadiga e da indisposição da mulher. Nem sempre são apenas vitaminas suplementadas que são responsáveis pela melhora do quadro.

Se um profissional de saúde detectar que as vitaminas para o corpo feminino podem ajudar, então elas precisam ser consumidas ao lado de bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos para terem suas ações potencializadas. Conheça algumas das mais relacionadas com a disposição:

  • Vitamina B12: tem o papel de evitar a fadiga através da manutenção do sistema nervoso central;
  • Vitamina B9: também chamado de ácido fólico, ela é importante para processos metabólicos e faz parte da produção da serotonina, o neurotransmissor que atua no bem-estar;
  • Vitamina D: encontrada na exposição solar, ela ajuda a manter a saúde dos ossos, e sua deficiência pode se relacionar com a falta de disposição;
  • Vitamina B6: atua no funcionamento do metabolismo energético, transformando as calorias em energia.

Ao longo dos anos, as necessidades nutricionais e o consumo de vitaminas para o corpo feminino mudam. Idade, estilo de vida, uso de medicamentos e o estado de saúde da mulher podem impactar nessa necessidade, mas sempre é fundamental contar com a orientação médica para suplementar da maneira correta e sem prejudicar a saúde.

Se quiser saber mais sobre saúde, nutrição e bem-estar, confira outros conteúdos em QBemQFaz!

 

Referências

10 Supplements for Women: Do You Need Them (and Which Ones)?. Healthline, 2022

What vitamins and minerals does a woman need?. Medical News Today, 2021

Alimentação saudável. Ministério da Saúde.

Dawoku, A. et al. Mother‐child vitamin D deficiency: an international perspective. Pub Med Central, 2007.

Guia alimentar: hábitos saudáveis podem evitar complicações durante a gravidez. Ministério da Saúde, 2022

Quando é hora de suplementar. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, 2021

Maggini, S. et al. Immune Function and Micronutrient Requirements Change over the Life Course. National Library of Medicine, 2018.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.