Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Chá de carqueja

Chá de carqueja: para que serve e como preparar

Compartilhar
Legenda: 
Chá de carqueja
Atualizado em  novembro 2023

Pintou a azia, a má digestão, ou deu algum piriri que te fez correr para o banheiro desesperadamente, tem uma solução caseira fácil e barata: chá de carqueja. E se esses motivos não são suficientes para te convencer a encarar o gosto amargo da planta, calma aí que tem mais: chá de carqueja é bom também para o tratamento da diabetes, gastrite e auxilia no emagrecimento..

Outro conselho bom é: fique com a gente! Continue explorando este artigo, porque o Que bem que faz vai detalhar agora os benefícios da carqueja para a saúde. Mas antes disso, que tal algumas curiosidades sobre plantas medicinais e os chás preparados com elas?

Leia também:

 

Curiosidades sobre a descoberta do chá

Tem uma historinha bem engraçada que revela como o chá foi descoberto, assim, do nada. Reza a lenda que, um belo dia, lá na China nos idos de 2.737 antes de Cristo, o imperador Shen Nung colocou água para ferver e, enquanto esperava, umas folhas caíram dentro do recipiente em que a água estava.

Shen Nung bem que poderia ter se irritado e jogado a água fora, mas não foi isso que ele fez. Curioso e perspicaz, o imperador percebeu que aquela mistura produzia uma infusão. Ele então decidiu experimentar o resultado daquela infusão, percebeu que o sabor era bom e ainda se sentiu revigorado após beber o que mais tarde ganhou o nome de chá.

O resultado disso é que, desde a antiguidade, os chás medicinais viraram rotina nas nossas vidas – e a carqueja é mais uma planta que tem muitas propriedades benéficas que ajudam na nossa saúde. Vamos descobrir algumas delas agora mesmo!

 

Carqueja é bom para quê

A carqueja é uma planta medicinal cheia de benefícios à saúde, que vão desde melhorar a azia até o auxílio no tratamento da diabetes.

1. Carqueja para má digestão

Se você anda passando mal por causa da má digestão, é capaz que ainda sofra com todos os seus outros sintomas desagradáveis – como azia, gases, enjoo, inchaço e dor no estômago.

Mas, tem um jeito fácil e rápido de tudo isso te deixar em paz: é só você aprender como fazer chá de carqueja e a vida ficará bem melhor, porque a má digestão vai desaparecer.

Um pouco mais à frente, o Que bem que faz te ensina a preparar chá de carqueja para diminuir os distúrbios gastrointestinais, mandando embora todas essas sensações indesejadas.

2. Carqueja é bom para gastrite

Antigamente quando você saía com os amigos a maior preocupação era quanto iria custar toda a comilança e bebedeira. Agora, isso mudou, e não foi para melhor. Quando vê o que tem na mesa só consegue pensar: “será que vai atacar minha gastrite?” já está na hora de parar, não acha?

Beba chá de carqueja e livre-se da gastrite: a planta serve para tratar a doença porque consegue controlar a acidez no estômago. E também tem outra razão que explica os benefícios da carqueja para o tratamento da gastrite: é que a planta tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

3. Carqueja é bom contra diarreia

Xiii! Deu piriri? Ruim, né? Então, não perde tempo! Corre e prepara logo uma xícara de chá de carqueja para não ter que ficar correndo no banheiro a todo instante. Isso, definitivamente, não é o desejado para o dia que foi tão bem planejado. Os efeitos da carqueja são maravilhosos neste caso, porque atuam como desintoxicante do fígado, que provavelmente sofreu uma sobrecarga de toxinas diante dos... Digamos, pequenos exageros da noite anterior.

4. Carqueja é bom para emagrecer

Dá até para imaginar o tamanho do sorriso que se abriu no rosto de quem está lendo este artigo. É que, para além da estética, a perda de peso envolve a saúde, pois a obesidade é considerada uma doença que vem preocupando no mundo todo e sendo enfrentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

E se você vive travando uma batalha pelo emagrecimento, acabou de encontrar um forte aliado. A eficiência do chá de carqueja para emagrecer é comprovada por dois motivos simples: a planta tem função diurética e termogênica. O que é isso? Bebidas e comidas diuréticas ajudam a fazer xixi e, consequentemente, eliminar líquidos que provocam inchaço e aumento de peso; já a atividade termogênica acelera o metabolismo, ajudando a queimar gordurinhas indesejadas.

5. Carqueja é bom para diabetes

A carqueja é uma planta com alto potencial antioxidante – o que significa que, ao consumir chá de carqueja para diabetes, você estará espalhando pelo corpo uma proteção contra substâncias conhecidas como radicais livres, prejudiciais ao organismo. Sem essa proteção, as chances de ter uma doença crônica – como a diabetes – aumentam.

Mas, com a carqueja e todo o seu teor de flavonóides – responsáveis pelas propriedades antioxidantes da planta –, é possível dar uma boa controlada nos níveis de açúcar no sangue e, com isso, ajudar no combate e tratamento da diabetes.

 

Como fazer chá de carqueja

É muito simples aprender como preparar o chá de carqueja. Basta adicionar 2,5 gramas em 150ml de água fervente, tampar o recipiente e esperar por 5 minutos, que a bebida está pronta para beber. Beba 1 xícara de 2 a 3 vezes por dia.

 

Grávida pode beber chá de carqueja?

Uma das contraindicações do chá de carqueja trata justamente das grávidas. Essa é uma bebida que não deve ser consumida pelas gestantes, pois a carqueja pode fazer com que aconteçam contrações uterinas antes do tempo.

 

Outras contraindicações da carqueja

Se você usa remédios para pressão alta e diabetes, não é recomendado beber chá de carqueja na mesma hora em que se toma a medicação. Quem é alérgico deve evitar o consumo da carqueja.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da carqueja?

    A carqueja é usada para tratar distúrbios digestivos e hepáticos, como gastrite, azia e má digestão; cálculos biliares; prisão de ventre; gripes e resfriados. Também tem ação antirreumática, antidiabética e antidiarreica, além de ser cicatrizante de feridas.

  • 2. Grávida pode beber chá de carqueja?

    Uma das contraindicações do chá de carqueja trata justamente das grávidas. Essa é uma bebida que não deve ser consumida pelas gestantes, pois a carqueja pode fazer com que aconteçam contrações uterinas antes do tempo.

  • 3. Quais as contraindicações da carqueja?

    A carqueja não deve ser consumida pelas grávidas e nem pelos alérgicos. Quem toma medicamento para hipertensão e diabetes deve evitar o chá de carqueja na mesma hora da ingestão do remédio.

  • 4. Como preparar chá de carqueja?

    Adicionar 2,5 gramas em 150ml de água fervente, tampar o recipiente e esperar por 5 minutos e a bebida está pronta para beber. Beba 1 xícara de 2 a 3 vezes por dia.

     

Referências

http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf

https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3424/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Avalia%C3%A7%C3%A3oEfeitosExtrato.pdf

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.