Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da pera: 5 motivos para incluir essa fruta no cardápio

Legenda: 
Benefícios da pera

Uma fruta saborosa e nutritiva, a pera oferece diversos benefícios para a saúde e pode ser facilmente incluída na alimentação, seja em receitas complexas ou apenas in natura. Neste artigo, veja 5 benefícios da pera e confira receitas deliciosas com essa fruta.

 

Benefícios da pera: nutrientes

Consumir uma pera por dia é uma forma simples de aumentar a ingestão de nutrientes, uma vez que uma pera média contém quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, potássio e cobre. Além disso, a fruta também possui pequenas quantidades de cálcio, ferro, magnésio, proteínas, folato, niacina e outros nutrientes.

 

Benefícios da pera: saúde do trato digestivo

Além de possuir diversas vitaminas e minerais, a pera também é rica em fibras, tanto que uma pera média oferece cerca de 20% da dose diária recomendada desse nutriente. Por esse motivo, essa fruta é uma ótima aliada na manutenção de um bom fluxo intestinal, principalmente quando consumida com casca. A pectina, uma das fibras solúveis encontradas na pera, também ajuda a manter a flora intestinal saudável.

 

Benefícios da pera: prevenção de doenças

Com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, as peras ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Entre os principais componentes responsáveis por essas propriedades, estão os flavonoides, os carotenoides e as antocianinas.

 

Benefícios da pera: controle de peso

As altas quantidades de água e de fibras da pera contribuem para a perda de peso, uma vez que esses nutrientes promovem uma maior saciedade. Assim, essa fruta pouco calórica e muito nutritiva pode fazer parte de uma dieta de emagrecimento saudável.

 

Benefícios da pera: ação antioxidante

Os antioxidantes são substâncias que combatem a ação degenerativa dos radicais livres no organismo, ou seja, previnem o envelhecimento precoce e combatem a deterioração das células. Entre os principais antioxidantes das peras, estão a vitamina C, a vitamina K e o cobre.

 

Receitas com pera

Para aproveitar todos os benefícios da pera de uma maneira deliciosa, você pode fazer diversas receitas saudáveis e saborosas, seja para café da manhã, sobremesa, lanche da tarde ou até como entrada de uma refeição completa. Veja abaixo algumas opções nutritivas para incluir no cardápio semanal:

1. Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre: simples e prático, esse suco verde de cinco ingredientes é perfeito para começar o dia cheio de nutrientes.
2. Smoothie de Pera e Limão: essa bebida refrescante é uma ótima receita para aproveitar todos os benefícios da pera e do limão.
3. Vitamina de Ninho Vegetal, Mamão e Pera: o mamão deixa a clássica vitamina de pera mais colorida e nutritiva.
4. Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre: o suco verde é uma bebida rica em antioxidantes, que vai bem em qualquer hora do dia.
5. Vitamina de Morango, Pera e Linhaça: nesta receita, você aproveita todos os benefícios da pera ao utilizar a fruta com casca.
6. Mix de Frutas com Castanhas: ideal para um lanche da tarde saudável, esta receita é feita com pera e manga.
7. Peras Recheadas com Frutas Secas e Nesfit: desfrute todos os sabores e benefícios da pera com esta receita prática.
8. Torta de Mirtilos e Pera: impressione sua família com esta receita elaborada, que leva peras, mirtilos e suco de maçã.
9. Bruschettas de Gorgonzola e Pera: versátil e saborosa, a pera também pode compor pratos salgados e nutritivos, como esta entrada única.
10. Salada de Folhas, Queijo Brie e Pera: aproveite todos os benefícios da pera com esta receita de salada completa.

No site do Que Bem Que Faz você encontra mais artigos completos sobre estilo de vida saudável, com temas de Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida Equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da pera para a saúde?

    Essa fruta, além de ser saborosa, é rica em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas, minerais e fibras. Seu alto valor nutricional promove a saúde do trato digestivo, facilita a perda de peso, previne diversas doenças e protege as células da ação degenerativa dos radicais livres.

  • Como aproveitar todos os benefícios da pera?

    Para desfrutar todos os benefícios da fruta, você deve consumi-la com casca, seja in natura ou em receitas saudáveis.

  • Como incluir a pera na alimentação?

    Você pode aproveitar os benefícios da pera tanto em receitas salgadas quanto doces, com pratos saudáveis que utilizam, preferencialmente, a pera com casca. Além disso, você também pode consumir a fruta in natura, como um lanche da tarde ou sobremesa nutritiva.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-pears https://www.medicalnewstoday.com/articles/285430

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas