Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça 5 benefícios do leite para a saúde

Legenda: 
Benefícios do leite

Sendo uma opção de alimento desde o dia em que nascemos, o leite é uma fonte de diversos tipos de nutrientes essenciais para termos uma boa saúde, como, por exemplo, o cálcio, proteínas e vitamina D.

Por ser um alimento tão nutritivo, o leite é visto por algumas culturas até como uma parte vital para ter uma dieta balanceada, apesar disso, algumas pessoas não podem ou não querem consumir leite, procurando por outras alternativas para inserir em sua dieta.

A fim de lhe informar sobre os benefícios que o leite pode trazer para a saúde, independente se sua origem for animal ou vegetal, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo que fala um pouco sobre esse alimento nutritivo e saboroso. Vamos lá?

 

Muito rico em nutrientes

Sabendo que o leite existe como opção de alimento exclusivo de recém-nascidos, já era de se esperar que ele é um dos alimentos mais nutritivos que existem, não é?

Mas quais são esses nutrientes presentes no leite? O leite é extremamente rico em vitaminas e minerais, como o potássio, o cálcio, a vitamina B2 e a vitamina D, nutrientes essenciais para a saúde do organismo, pois podem, além de evitar o surgimento de alguns tipos de doenças, fortalecer o corpo.

Além desses nutrientes, o leite também é rico em vitamina A, ácido linoleico conjugado (ALC) e ômega-3, que podem ajudar a reduzir os riscos de uma pessoa desenvolver diabetes e doenças do coração.

O leite de vaca, em específico, também é rico em vitamina E e betacaroteno, nutrientes importantes para ajudar a reduzir inflamações e combater o estresse oxidativo.

 

Melhora a saúde dos ossos

Esse provavelmente é um fato que muita gente já sabe: o leite pode fazer muito bem para a saúde dos ossos. Isso acontece pois o leite é uma grande fonte de nutrientes que são responsáveis pelo fortalecimento dos ossos e dentes.

Seja atuando diretamente na saúde dos ossos ou ajudando o corpo a absorver corretamente esses nutrientes, dentre os compostos presentes no leite temos o cálcio, o potássio, o fósforo, proteínas, vitamina K2, vitamina D e magnésio.

 

Auxilia na perda de peso

Um grande aliado na dieta, o leite é um ótimo alimento para você incluir em seu cardápio caso queira perder peso. Isso acontece pois o leite é uma bebida que contém diversos nutrientes essenciais para manter uma boa saúde, além de possuir poucas quantidades de calorias e causar uma sensação de saciedade devido a suas grandes quantidades de proteína.

Além disso, os altos níveis de cálcio presentes no leite inibem a gordura já presente no corpo e impedem a absorção de mais gordura, o que pode ajudar a evitar o ganho de peso.

 

Previne doenças crônicas

O leite desnatado é um alimento que ajuda na regulação da pressão arterial, o que pode, consequentemente, ajudar a combater doenças crônicas e problemas no coração. Isso acontece pois o magnésio, o potássio e o cálcio presentes no leite desnatado podem baixar a pressão arterial.

Além disso, estudiosos sugerem que o cálcio, a vitamina D e a lactose presentes no leite também podem prevenir outros problemas de saúde como a diabetes tipo 2. A junção desses nutrientes está relacionada com a melhora da sensibilidade do corpo à insulina do controle glicêmico.

 

Auxilia no crescimento e desenvolvimento

O leite é uma grande fonte de proteína, que é um nutriente essencial para diversas funções do corpo, tais como o crescimento e o desenvolvimento, o reparo celular e a regulação do sistema imunológico.

Por conta disso, crianças que consomem leite podem ter um crescimento saudável, sem uma grande ocorrência de problemas de saúde e um bom desempenho escolar, pois, os antioxidantes presentes no leite também contribuem para um bom desenvolvimento neurológico.

 

Tipos de leite

Existem diversos tipos de leite, sejam eles de origem animal ou vegetal, integrais ou desnatados, com ou sem lactose. Tendo isso em mente, vejamos um pouco mais sobre esses tipos de leite e os benefícios que eles podem trazer para o organismo:

O leite é de fato um alimento muito nutritivo, porém, caso você precise viver uma restrição alimentar seja qual for o motivo, procure pela orientação de um médico e de um nutricionista antes de adicionar esse alimento em sua dieta.


Perguntas frequentes

  • Posso tomar leite todos os dias?

    Vai depender se você precisa de uma restrição alimentar ou não, pessoas saudáveis podem consumir de uma a três xícaras de leite por dia. Caso você tenha alguma restrição alimentar, consulte um nutricionista a respeito da quantidade de leite que você pode consumir diariamente.

  • Quais os benefícios do leite vegetal?

    O leite vegetal possui diversos benefícios, tais como o baixo teor de gorduras saturadas, o que previne o ganho de peso, além de outros problemas de saúde. O leite vegetal também é rico em vitamina B, possui doses equilibradas de sódio e potássio e promove um controle dos níveis de colesterol ruim e glicose na corrente sanguínea.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/milk-benefits https://www.medicalnewstoday.com/articles/296564

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas