Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para dormir: 5 receitas para acabar com a insônia sem precisar contar carneirinho

Legenda: 
Chá para dormir

Prepare-se para acordar renovado, com bom-humor e cheio de energia. É que depois de experimentar as dicas de chá para dormir que o Que bem que faz vai te ensinar suas noites serão as melhores, com um sono tão tranquilo que só restará tempo para sonhar com os anjinhos. Até porque ninguém merece ter que ficar contando carneirinhos por horas para conseguir adormecer.

Quem tem dificuldade para pegar no sono pode começar a usar o verbo no passado e dizer: eu tinha. Com apenas 5 dicas simples de chá para dormir profundamente será fácil cair na cama e dormir como uma pedra, usando plantas medicinais super conhecidas e fáceis de adquirir. E uma parte muito boa também é: as bebidas que vamos te ensinar são bem saborosas, especialmente se forem adoçadas com mel.

LEIA TAMBÉM:

 

Qual o melhor chá para dormir?

Essa é uma boa pergunta. As receitas indicadas pelo Que bem que faz foram selecionadas exatamente porque as ervas usadas para o preparo são as que resultam no melhor chá para dormir. Aqui, vamos ensinar o passo a passo para fazer chá para dormir bem com camomila, maracujá, flor da laranjeira, alface e erva-cidreira.

Essas plantas medicinais agem no organismo promovendo um efeito calmante que relaxa e induz ao sono, mandando a insônia para bem longe. Uma boa xícara de chá caseiro para dormir ajuda a controlar a ansiedade e é antidepressiva, surtindo um efeito maravilhoso na saúde e bem-estar.

 

Dicas para dormir bem

Os chás para dormir são grandes aliados contra a insônia – mas eles precisam que você também dê uma forcinha para agirem bem no seu organismo. Seguir algumas regrinhas básicas antes de se deitar ajuda muito nesse processo. E aqui vão algumas dicas para que tudo saia perfeito e o chá bom para dormir tenha pleno efeito.

- Tente deitar e levantar sempre na mesma hora todos os dias;

- Não durma muito durante o dia. Se estiver muito cansado, um cochilo de no máximo 30 minutos já é o suficiente;

- Pratique atividades físicas diariamente;

- Evite tomar café à noite ou qualquer outra bebida com cafeína;

- Coma apenas alimentos leves antes de dormir;

- Evite consumir bebidas alcoólicas;

- Reduza a exposição à luz à noite;

- Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

 

Como preparar chá caseiro para dormir

Então, vamos lá? Chegou a hora de aprender a preparar chá para ajudar a dormir. Você vai ver como as receitas são fáceis e rápidas – ou seja, nem mesmo a falta de tempo será justificativa para ir deitar sem beber um chá para dormir bem quentinho e relaxante.

Chá para dormir profundamente feito com maracujá

Assim como a própria fruta, as folhas do maracujá possuem ação calmante e são ideais para fazer um chá bom para dormir, porque ele induz ao sono e controla a ansiedade. Além disso, reduz a pressão sanguínea, o que traz relaxamento. Só é preciso ter atenção se você já tem a pressão baixa, para que ela não caia ainda mais.

Modo de preparo:

Chá para dormir bem feito com camomila

O chá para dormir preparado com camomila é um dos mais tradicionais e todo mundo ao menos já ouviu falar de seus efeitos relaxantes e tranquilizantes naturais. Essa planta ajuda a tratar tensões nervosas. Neste artigo estamos falando de chás, mas a camomila também é boa para preparar banhos relaxantes e compressas para tratar inflamações e inchaços nos olhos.

Modo de preparo:

Chá caseiro para dormir feito com erva-cidreira

A erva-cidreira é um ótimo calmante natural e por isso é perfeita para fazer chá para relaxar e dormir. Essa planta medicinal tem efeitos ótimos no tratamento para baixar a pressão, além de combater a diarreia, dor de cabeça, febre e gripe. Lave bem as folhas antes de preparar o chá caseiro para dormir.

Modo de preparo:

Chá bom para dormir feito com alface

Isso mesmo: essa plantinha que você adora colocar nas saladas tem um ótimo efeito sedativo e calmante e, por isso, resulta em um maravilhoso chá para dormir rápido. Com sua ação relaxante, ajuda a evitar e combater o estresse.

Modo de preparo:

Chá para ajudar a dormir feito com flor da laranjeira

É mais uma dica de erva calmante que vai ajudar a acabar com a insônia. O chá para dormir bem preparado com a flor da laranjeira também combate a dor de cabeça, enxaqueca, febre, gripe, alergias e tosse.

Modo de preparo:

 

Fatores que desencadeiam a insônia

Já parou para pensar o que pode estar causando sua insônia? É importante obter essa resposta e, por isso, aconselhamos que você procure um especialista, caso o problema seja persistente. É que existem fatores sérios que podem estar desencadeando a falta de sono e talvez seja necessário aliar o uso do chá para dormir a outros tratamentos terapêuticos.

Estresse, ansiedade, uso de alguns medicamentos, bebidas com cafeína, assim como depressão e dores crônicas, estão na lista das causas da insônia. Nesse caso, aproveite as dicas de chá para dormir profundamente e associe a elas as recomendações do seu médico.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para dormir?

    Chá de camomila, maracujá, alface, erva-cidreira e flor da laranjeira estão entre os ingredientes que resultam nos melhores chás para dormir.

  • 2. Por que o chá para dormir é bom?

    As ervas utilizadas para fazer chá bom para dormir têm efeitos calmantes, ansiolíticos, antiestresse, relaxantes e sedativos. Todas essas propriedades fazem com que elas sejam muito boas para preparar chás para dormir.

  • 3. Como fazer chá para dormir bem?

    A maneira mais comum de preparar chá para dar sono é aquecer a água até levantar fervura, adicionar a planta escolhida, deixar a infusão repousar por alguns minutos, depois coar e beber. Mas, algumas receitas usam formas diferentes de preparo, por isso é interessante seguir a receita.

  • 4. Quais as principais causas da insônia?

    Estresse, ansiedade, problemas de saúde, uso de medicamentos ou bebidas com cafeína ou alcoólicas e hábitos ruins antes de dormir são os principais fatores desencadeadores de insônia.

    Fontes

    https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3464

    https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/insonia-10-dicas-para-dormir-melhor-.aspx

    https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dicas-para-acabar-com-insonia

    https://www.sleepfoundation.org/sleep-hygiene

    https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf

    https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

    https://uab.ufsc.br/biologia/files/2014/05/Edriane-Cristina-Lavezzo-Dross.pdf

Fontes

https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3464 https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/insonia-10-dicas-para-dormir-melhor-.aspx https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dicas-para-acabar-com-insonia https://www.sleepfoundation.org/sleep-hygiene https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://uab.ufsc.br/biologia/files/2014/05/Edriane-Cristina-Lavezzo-Dross.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas