Benefícios do ora-pro-nóbis: 9 motivos para confiar no poder da planta

Legenda: 
Benefícios do ora-pro-nóbis

Já pensou em ter em casa uma planta que, além de medicinal, também é um alimento riquíssimo em nutrientes? Dá sim para ter essas duas forças da natureza em um só lugar. Basta, para isso, conhecer os benefícios da ora-pro-nóbis e daí por diante fazer dessa erva uma boa companheira da culinária e do trato medicinal.

E é para te fazer ficar por dentro de tudo isso que os próximos passos deste artigo do Que bem que faz serão responder quais são os benefícios da ora-pro-nóbis e como fazer um prato delicioso para garantir que o poder dessa planta te acompanhe no dia a dia. Também tem dicas para preparar um chá e um suco deliciosos e aproveitar os componentes anti-inflamatórios e cicatrizantes da erva.

Então, não sai daí que só tem coisa boa aguardando você!

LEIA TAMBÉM:

 

Quais são os benefícios da ora-pro-nóbis?

O Que bem que faz vai te responder a esta pergunta listando 8 benefícios da planta ora-pro-nóbis.

Proteína é o benefício da ora-pro-nóbis número 1

Sabia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que ao menos 15% da energia de uma dieta equilibrada seja baseada em proteínas? Isso é importante porque as proteínas trazem vantagens como músculos fortes, pele sedosa, imunidade em alta e hormônios em equilíbrio. E as proteínas são um dos benefícios da ora-pro-nóbis, ajudando na manutenção da saúde do corpo.

Fibras é o benefício da ora-pro-nóbis número 2

Quando se fala de alimentação saudável, é claro que as fibras sempre aparecem na lista – e este nutriente potente e indispensável está lá, entre os benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde. Quem sofre com prisão de ventre já deve ter ouvido muito falar em fibras, mas talvez não saiba ainda que ao consumir a ora-pro-nóbis também está se alimentando deste carboidrato que ajuda desde a saúde do intestino até na prevenção do câncer.

Cálcio é o benefício da ora-pro-nóbis número 3

Sim, existe cálcio em outros alimentos além do leite, e essa é uma ótima notícia para quem quer diversificar a alimentação. Eis, portanto, mais um benefício da ora-pro-nóbis. A grande concentração de cálcio na planta já foi, inclusive, verificada em pesquisas científicas. A partir daí já dá para imaginar as vantagens: ossos fortes e diminuição dos riscos de osteoporose.

Magnésio é o benefício da ora-pro-nóbis número 4

Esse mineral encontrado na ora-pro-nóbis traz vantagens impressionantes à saúde. Quer ver? Junto com o cálcio, ele ajuda a desenvolver e fortalecer os ossos. O fortalecimento dos músculos também está incluído no poder do magnésio. Sem contar que ele dá um up-grade na memória, melhora o aprendizado e ainda previne a diabetes, porque consegue regular a taxa de glicose no sangue. Assim fica impossível dispensar os benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde, não é mesmo?

Zinco é o benefício da ora-pro-nóbis número 5

E já que falamos em upgrade da memória, vamos para mais um benefício da ora-pro-nóbis para saúde – que é a presença de zinco na planta e, consequentemente, a proteção do sistema nervoso, atuando na prevenção ao Alzheimer. Aliás, este é mais um nutriente que ajuda nosso organismo a aumentar a imunidade, previnindo a diabetes e outras doenças crônicas, já que tem poder antioxidante.

Ferro é o benefício da ora-pro-nóbis número 6

Certamente desde criancinha que você ouve falar da importância de consumir alimentos ricos em ferro. Na frase da mamãe ou da vovó, o melhor argumento sempre foi ficar longe da anemia. E, sim, esse é um dos grandes benefícios da planta ora-pro-nóbis: o potencial de ferro que ela tem e o combate à anemia. Mas não é só isso; o ferro também ajuda na fabricação de hemoglobina. O que é isso? É simplesmente a responsável por fazer o transporte do oxigênio pelo corpo. Ficou convencido agora da importância de consumir ora-pro-nóbis?

Vitamina A é benefício da ora-pro-nóbis número 7

Seu prato, ou simplesmente o chazinho, serão muito mais vitaminados se você tiver a ideia de adicionar a eles os benefícios da folha da ora-pro-nóbis. A vitamina A é aquela que todo mundo diz que faz bem para a visão. E não é só o senso comum que afirma isso, os estudiosos também confirmam a tese. Além disso, tem um segredinho da vitamina que com certeza vai te deixar bem animadinho ou animadinha: o nutriente ajuda a retardar o envelhecimento. Gostou, né?

Vitamina C é benefício da ora-pro-nóbis número 8

Já a vitamina C todo mundo lembra, porque é tida como a heroína contra gripes e resfriados. E é mesmo; mas, assim como a vitamina A, ela tem muitas outras vantagens. A vitamina C fortalece a imunidade, é um antioxidante poderoso com poder cicatrizante e ainda dá aquela forcinha na absorção do ferro pelo organismo.

O poder de cura da ora-pro-nóbis é o benefício número 9

Agora você entende bem direitinho o porquê de a ora-pro-nóbis ser conhecida como a planta da cura: ela é anti-inflamatória, ajuda na cicatrização, previne tumores e ainda auxilia na cura de feridas. Tá bom, ou quer mais?

 

Como consumir a ora-pro-nóbis

Com todos esses benefícios da ora-pro-nóbis, agora só falta saber como preparar uma boa receita para consumir a planta de uma forma bem gostosa. Primeiro, vamos te ensinar a preparar uma Costelinha com ora-pro-nóbis, que fica bem fácil de aprender assistindo ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=cAUr8LmSIPo

Gostou da costelinha? Então agora vamos ver como preparar um chá maravilhoso com ora-pro-nóbis:

Ingredientes

Modo de preparo

- Ferva a água e depois adicione as folhas de ora-pro-nóbis. Deixe ferver por mais 10 minutos. Depois de pronto, basta adoçar com mel (ou o adoçante natural, se preferir). Em seguida, sirva ainda quentinho.

E que tal um suco bem geladinho de ora-pro-nóbis? Segue a receita!

Ingredientes

Modo de preparo

Lave bem as folhas de ora-pro-nóbis antes de começar o preparo. Descasque a laranja e tire as sementes, depois bata no liquidificar com o suco de limão, a água e as folhas de ora-pro-nóbis. Sirva sem coar e sem adoçar.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas