Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Prato branco com tilápia, rodelas de limão, cebola roxa e fatias de tomate

Tilápia: benefícios desse peixe para a saúde

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Tilápia frita, no forno, no molho, bolinho de tilápia. Ficou com água na boca? Imagine depois que você descobrir todos os benefícios da tilápia para saúde! Sim, porque além de delicioso, esse peixe é uma injeção de ânimo para o organismo, já que traz inúmeras vantagens. Vem com o Que bem que faz conferir uma lista de benefícios da tilápia!

Leia também:

 

Tilápia: um breve histórico

A tilápia, ao contrário do que muitos podem pensar, não é um peixe originalmente brasileiro. Na verdade, ele tem origem da África e foi inserido no Brasil somente em 1971, mais especificamente na Região Nordeste.

E o brasileiro, que de bobo não tem nada, logo investiu nos benefícios da tilápia para a saúde e o peixe acabou se tornando uma das espécies mais cultivadas por aqui.

Algumas características específicas ajudaram nisso como: facilidade de reprodução, baixo custo de cultivo, ser adaptável tanto em água doce como em água salobra e a boa aceitação por parte dos consumidores.

Outro fator que conquistou os brasileiros é o sabor suave que a tilápia tem e o seu baixo teor de gordura.

 

Quais os benefícios da tilápia?

Quando se pergunta quais os benefícios da tilápia já vem logo em mente o fato de o peixe ser rico em ácidos graxos como o ômega-3 e ômega-6. Eles são as chamadas gorduras boas, que todo mundo precisa para manter uma boa saúde.

E não é só isso: a tilápia é um peixe rico em vitaminas A, B e D, e ainda tem minerais como cálcio, ferro e zinco. Você vai ter saúde para dar e vender consumindo esse peixe incrível!

Os benefícios da tilápia, diante de todas essas informações, vão desde a prevenção de doenças do coração, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, até a ajuda ao fortalecimento dos ossos e dentes. Também dá para afastar as possibilidades de uma anemia e, ainda, aumentar a energia.

No entanto, é sempre bom lembrar que o peixe, com todos os seus nutrientes, dá aquela força para evitarmos algumas doenças e nos mantermos bem saudáveis, mas a orientação e o acompanhamento de especialistas é sempre necessário. Portanto, mantenha em dia seu check-up.

 

Tilápia protege o coração

Os benefícios da tilápia para o coração decorrem também do ômega-3 e do ômega-6, que combatem o aumento nos níveis de triglicerídeos e colesterol. A pressão arterial também fica mais controlada e as chances de formação de coágulos sanguíneos que podem provocar infarto diminuem. Com isso, temos um coração mais saudável.

 

Benefícios da tilápia para o cérebro

Com o passar dos anos nossa saúde vai precisando cada vez mais de atenção e o cérebro também vai necessitar de cuidados redobrados. E mais uma vez vamos falar de ômega-3, já que é ele que nos auxilia nesse aspecto.

Ao introduzir os benefícios da tilápia na rotina, através de uma alimentação saudável, é possível reduzir os riscos de doenças como Parkinson e Alzheimer, pois o ômega-3 ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas. Mas, não se esqueça: a alimentação pode auxiliar na prevenção de doenças, mas nunca substitui as visitas regulares ao seu médico nem os tratamentos que ele possa indicar!

 

Tilápia: uma fonte inesperada de cálcio

Isso mesmo que você está lendo! Ao contrário do que se imagina o leite não é a única fonte de cálcio. Ele até pode ser o melhor, mas não está sozinho na lista de alimentos que nos proporcionam a ingestão deste mineral.

É por isso que os benefícios da tilápia para o corpo também incluem o fortalecimento dos ossos e dentes – afinal, quem já ouviu falar minimamente em cálcio sabe que é nesses dois pontos que ele mais age.

 

Tilápia ajuda a afastar a anemia

O ferro e as vitaminas do Complexo B são outros dos benefícios da tilápia à saúde. Juntos, eles formam um time de primeira para combater a anemia! Achava que era só o ferro que tinha essa utilidade? Se enganou!

Aliás, sabia que a anemia é um dos sintomas de que faltam vitaminas do Complexo B no organismo? Isso mesmo! Então, a dica é colocar tilápia no prato e aproveitar bem esse reforço na saúde.

 

Tenha mais energia

Aproveitando que revelamos um segredinho da vitamina B, vamos contar também que ela ajuda a te deixar com mais energia. Assim sendo, com a tilápia, você vai comer bem e ter mais pique para praticar atividades físicas, tão essenciais para a manutenção da saúde.

 

Grávidas podem comer tilápia?

Essa é uma boa pergunta – afinal, o mercúrio, tão presente na maioria dos peixes, acaba afastando o alimento do prato das gestantes. Contudo, existem sim benefícios da tilápia na gravidez.

E esses benefícios da tilápia na gravidez têm a ver com fatores já mencionados aqui, como a presença de ômega-3, cálcio, ferro, vitamina B, vitamina A e vitamina D, tão presentes no peixe, que ainda tem baixo teor de mercúrio.

Só não esquece de, apesar disso, consultar seu médico para ter certeza da quantidade de tilápia que poderá ser consumida.

 

Tilápia emagrece

Os benefícios da tilápia para emagrecer também vão aumentar seu interesse por esse alimento! O peixe é um amigo e tanto na hora de perder peso e ganhar massa magra. Um sonho, né? Mas, não pense que a tilápia vai fazer milagres. É preciso uma rotina alimentar saudável e a prática de atividade física constante para obter resultados positivos.

 

Como consumir tilápia

Dá para consumir a tilápia de muitas formas: frita, empanada, ao molho, assada, ou fazer algumas variações, como bolinhos. E como o Que bem que faz pensa em tudo para você, separamos duas receitas especiais.

Peixe com Quiabo e Purê de Banana da Terra

Ingredientes

Peixe

Purê

Modo de Preparo

Peixe

- Em um recipiente, coloque a posta do peixe, acrescente o azeite, a cebola, o alho, o suco de limão, o quiabo e o sal.

- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 20 minutos para tomar gosto.

- Retire o filme plástico e leve para assar em fogo médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Reserve aquecido.

Purê

- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Acrescente a banana e a cenoura e refogue até que a banana fique levemente amolecida.

- Desligue o fogo e amasse a banana com um garfo.

- Acrescente o sal, a pimenta-do-reino e o Nutren Senior diluído em água morna.

- Misture bem até ficar um purê homogêneo.

- Polvilhe o coentro picado e sirva acompanhado do peixe reservado.

Ceviche de tilápia com banana

Ingredientes

Modo de Preparo

- Em um recipiente, coloque a cebola com o suco do limão e deixe descansar por 10 minutos, para que a cebola perca um pouco a sua acidez.

- Adicione os outros ingredientes e misture bem, para o sabor incorporar em tudo. Sirva.

Viu que dá para aproveitar todos os benefícios da tilápia com receitas maravilhosas? Então aproveite bem as dicas e fique com a saúde em dia!


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da tilápia?

    Os benefícios da tilápia vão desde a prevenção de doenças do coração, e doenças neurodegenerativas – como Parkinson e Alzheimer –, até a ajuda ao fortalecimento dos ossos e dentes. Também dá para afastar as possibilidades de uma anemia e, ainda, aumentar a energia.

  • 2. Quais as propriedades da tilápia?

    A tilápia é um peixe rico em vitaminas A, B e D e ainda tem minerais como cálcio, ferro e zinco. Além disso, tem ômega-3 e ômega-6.

  • 3. Grávidas podem comer tilápia?

    A tilápia é um peixe com baixo teor de mercúrio, podendo ser consumido por mulheres grávidas.

     

Referências

https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/tilapia-conheca-a-versatilidade-desse-peixe-de-agua-doce

https://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/313/1/FERNANDES,%20R.%20O.%20-%20PERFIL%20LIP%C3%8DDICO%20DE%20TIL%C3%81PIA%20(Oreochromis%20niloticus)..%20QUALIDADE%20NUTRICIONAL.pdf

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/05/1096087/femina-2019-484-245-256.pdf

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.