Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

4 benefícios da água com limão na sua saúde

Legenda: 
Benefícios da água com limão

Das frutas cítricas, o limão é a que mais está presente na cozinha do brasileiro. Por ser uma fruta muito versátil, ela está presente em diversos preparos, seja como tempero, ingrediente principal ou acompanhamento. Além de dar um sabor todo especial à comida, o limão fornece uma variedade de substâncias que fazem bem para a saúde, como a vitamina C. Esse componente é muito conhecido por ser eficiente no combate a gripes e resfriados, mas seus benefícios não param por aí! A vitamina C também é um poderoso antioxidante, rico em agentes nutracêuticos, ou seja, componentes que têm o poder de prevenir ou tratar os sintomas de diversas doenças.

A água e limão são uma combinação antiga na medicina popular. Muitas pessoas afirmam que a água com limão tem o poder de limpar o organismo, promover o emagrecimento, melhorar a digestão e até mesmo evitar o mau-hálito. Mas até que ponto essas afirmações são verdadeiras? Apesar de fazer bem para a saúde, digamos que a combinação de água com limão, sem açúcar, não agrada a todos os paladares. Então antes de fazer aquele copão azedo para emagrecer ou melhorar ou melhorar o hálito, leia o nosso artigo e conheça, de fato, quais são os verdadeiros benefícios da água com limão para a sua saúde!

 

Afinal, água com limão emagrece?

Muitos de vocês devem ter chegado até aqui pelo desejo de saber se é verdade que o principal benefício da água com limão – o poder de promover o emagrecimento – é real ou não. O que podemos dizer sobre isso é que… depende! O limão possui poucas calorias e é rico em vitamina C. Esses elementos fazem com que a fruta ajude a desintoxicar o organismo e a acelerar o processo de perda de peso. Além disso, a combinação de água com limão possui efeito diurético, o que ajuda a combater a retenção de líquidos.

Encarar a bebida sem açúcar pode ser um desafio e tanto para muitos de nós, mas os benefícios da água com limão definitivamente valem a pena, pois consumir o líquido sem açúcar ou adoçante ajuda a limpar as papilas gustativas, o que ajuda a diminuir a vontade de comer aquele docinho.

Mas se só vimos benefícios até agora, por que foi dito no início que o emagrecimento bebendo água com limão “depende”? Porque nenhum resultado na saúde é obtido apenas consumindo um alimento específico. Os benefícios da água com limão são muitos, mas só podem ser alcançados se combinados a uma rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada.

 

Quais são os benefícios da água com limão?

1. Benefício da água com limão: melhora o sistema imunológico

Para dar um up na imunidade, vale a pena apostar em um bom copo de água com limão, pois a fruta recém-colhida contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que, como já vimos, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças, como as gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C está lotada de componentes antioxidantes que só aumentam a lista dos benefícios da água com limão! São eles: os polifenóis, os limonoides e o ácido cafeico.

Devido à presença do limoneno, óleo essencial que pode ser extraído da casca do limão, a fruta possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, que ajudam a combater doenças como a candidíase e diversos outros tipos de infecção.

2. Benefício da água com limão: contribui para a saúde da pele

A presença da vitamina C traz um outro componente para o nosso rol de benefícios da água com limão: o colágeno! Esse elemento é essencial para manter a pele sempre saudável, hidratada e bonita, pois ele ajuda a regenerar os tecidos, além de dar mais firmeza e elasticidade para a pele. Esse benefício da água com limão também se deve à presença dos compostos bioativos com propriedades antioxidantes, pois previnem o envelhecimento precoce e retardam o surgimento das indesejadas rugas. Os benefícios da água com limão também podem fazer bem à pele de quem sofre de acne, pois as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias presentes na fruta também podem ajudar a combater as bactérias que estão relacionadas ao surgimento de cravos e espinhas.

3. Benefício da água com limão: pode prevenir a anemia

As substâncias antioxidantes que compõem os benefícios da água com limão, em especial a vitamina C, também favorecem a absorção de ferro no intestino – principalmente o ferro proveniente de alimentos de origem vegetal. Para conseguir esse efeito, é preciso combinar os alimentos que são fonte de ferro com uma alimentação rica em em vitamina C. Uma boa pedida é consumir a sua água com limão acompanhado do tradicional prato de arroz e feijão.

4. Benefício da água com limão: melhora a digestão

Nisso o conhecimento popular acertou em cheio! Os benefícios da água com limão chegam até o estômago e ajudam a proporcionar um processo de digestão mais tranquilo. Uma boa forma de potencializar os resultados e deixar a sua água com limão ainda mais gostosa, é unindo a combinação com vegetais crus, como a couve.

 

Como consumir a água com limão?

Para aproveitar todos os benefícios da água com limão, é ideal que a bebida seja consumida diariamente e assim que for preparada. Isso porque, depois de aberto, o limão perde 20% de sua vitamina C em até 8 horas – na geladeira esse tempo sobe para 24 horas. Para potencializar o poder antioxidante da água com limão, o recomendado é consumir a bebida em jejum.

Viu quantos benefícios a água com limão pode oferecer para a sua saúde? Mas para obter o melhor dessa combinação, não se esqueça de caprichar na alimentação e na atividade física. Se você não tiver ideia de por onde começar, não se preocupe! Nós do Que Bem Que Faz te ajudamos! Dê uma olhadinha nestes artigos sobre alimentação equilibrada e exercícios físicos em casa, certamente eles te ajudarão a dar os primeiros passos!


Perguntas frequentes

  • É verdade que o limão é uma fruta orgânica?

    Praticamente. Em território brasileiro, o uso de agrotóxicos nas plantações de limão não é muito comum, pois a planta se adapta bem ao clima e é resistente a pragas. Contudo, quando são utilizados, os pesticidas apresentam baixa toxicidade e são aplicados por um curto período.

    Quem tem gastrite pode beber água com limão?

    Como o estômago de pessoas que têm gastrite é mais sensível a alimentos cítricos, o recomendado é não consumir a água com açúcar em jejum. Isso também vale para pessoas com outros problemas gastrointestinais, úlcera, gastrite erosiva e problemas no esôfago.

    Faz mal tomar água com limão todos os dias?

    Não. Os benefícios da água com limão são obtidos mais facilmente com o consumo diário da bebida, além disso, você vai se manter hidratado por mais tempo. Mas, caso você tenha problemas gastrointestinais ou apresente algum desconforto com o líquido, não deixe de procurar por orientação profissional antes de incluir a água com limão na sua rotina.

    Fonte

    TRUCOM, Conceição. O Poder da cura do limão.[livro eletrônico] – São Paulo: Planeta , 2021.248p.

    Contribuição de:

    Nutricionista Melina Conejo

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas