Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Vários pedaços de mandioca

Benefícios da mandioca para a saúde

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Mandioca, aipim ou macaxeira: seja qual for o nome utilizado na região em que você vive, os benefícios da mandioca serão os mesmos. A raiz tem três motivos bem básicos para fazer parte da mesa de qualquer pessoa: ela é rica em diversos nutrientes, tem um preço baixo e ainda é super gostosa!

Para saber quais os benefícios da mandioca é só continuar explorando este artigo, porque vamos te deixar por dentro de todos os detalhes. Ah! E no final ainda tem umas dicas de receitas com mandioca para deixar o seu cardápio rico e variado.

Leia também:

 

Benefícios da mandioca para o coração

Hipertensão e colesterol alto – essas duas enfermidades são fatores que acabam elevando as chances do aparecimento de problemas cardíacos. Um dos meios de evitar esses riscos é ter uma boa alimentação.

Nesse sentido, os benefícios da mandioca para a saúde fazem com que essa raiz entre na lista de itens que fazem bem para o coração – e por dois motivos! O primeiro é que o aipim é rico em potássio, e esse mineral está associado à redução da pressão arterial.

A segunda razão dos benefícios da mandioca para o coração, neste caso, é o teor de fibras que a raiz apresenta. Esse nutriente tem a capacidade de ajudar a reduzir o colesterol – e se baixa essa taxa, não precisa dizer mais nada, concorda?

 

Benefícios da mandioca para o trato gastrointestinal

Má digestão e intestino preso? Adicione os benefícios da mandioca cozida no cardápio, que o alívio vai chegar! E quem aparece por aqui de novo são as famosas fibras. Elas são essenciais para fazer o intestino funcionar bem, porque ajudam a deixar o bolo fecal mais macio e com mais facilidade para fazer o caminho até ser expelido do corpo.

Há quem diga que os benefícios da mandioca para saúde acontecem aqui por conta do amido resistente contido na raiz – e, sim, quem fala assim também está certo. É que o amido da mandioca tem propriedades quase idênticas às da fibra, com uma vantagem a mais: o amido alimenta as bactérias boas, reduzindo os riscos de inflamações e beneficiando o funcionamento do sistema digestivo.

 

Benefícios da mandioca para a imunidade

A vitamina C aparece aqui neste item como uma grande aliada. O nutriente é ótimo para fortalecer o sistema imunológico – e aí já dá para imaginar as vantagens. Com a imunidade em alta, as doenças ficam mais distantes do organismo. Uma das mais conhecidas é o escorbuto, causada pela deficiência de vitamina C.

Os benefícios da mandioca atuam aqui, evitando sintomas como hemorragias, edema nas articulações, fadiga, esgotamento, tonturas, anorexia e infecções, bem característicos do escorbuto.

 

Benefícios da mandioca para musculação

Para começar, a mandioca é um alimento que dá energia e, portanto, estimula a prática de atividade física. Os carboidratos presentes no aipim também dão aquela forcinha na hora do treino – e ainda tem o cálcio, que fortalece os ossos! É a união perfeita para aproveitar os benefícios da mandioca para a musculação.

 

Benefícios da mandioca para a visão

Já ouviu falar em cegueira noturna? É uma dificuldade de enxergar em ambientes escuros ou com pouca luz. Para quem dirige é um grande transtorno, pois prejudica e muito a visão. Por qual razão estamos te contando isso?

Porque os benefícios da mandioca para a visão estão incluídos nesta discussão. Graças a vitamina A, a macaxeira entra na lista de alimentos bons para a saúde dos olhos. Além de reduzir os riscos de cegueira noturna, o nutriente retarda o envelhecimento da visão.

 

Benefícios da mandioca na gestação

Ferro e folato (ou vitamina B9, ou ácido fólico) respondem à pergunta sobre quais os benefícios da mandioca para as grávidas. O mineral e a vitamina ajudam as mamães de formas diferentes, porém super eficientes.

Os benefícios da mandioca na gestação, quando o assunto é ferro, é a prevenção à anemia. A doença, provocada pela deficiência de ferro, prejudica o bom funcionamento do organismo e apresenta sintomas como fraqueza, tontura, dores de cabeça e cansaço.

Durante a gravidez, o ácido fólico é um benefício da mandioca especialmente voltado à criança, pois a vitamina ajuda no desenvolvimento do bebê e atua na prevenção da malformação do feto.

 

Benefícios da mandioca para emagrecer

O aipim está sempre presente na alimentação de quem quer perder peso porque tem baixo teor calórico. E não é só isso! Lembra que falamos das fibras? Pois é: presentes na mandioca, elas dão saciedade e, assim, fazem com que tenhamos mais controle na hora de comer, evitando os excessos.

 

Benefícios da mandioca: 5 receitas para aproveitar todos eles

Depois de conhecer os benefícios da mandioca para a saúde, claro que você quer ter boas receitas para aproveitar o alimento! E o Que Bem que Faz preparou cinco receitas fáceis e práticas para o seu dia a dia com a macaxeira.

 

1. Tapioca com Carne-Seca e Creme de Queijo Coalho

Ingredientes

Recheio

Tapioca

Modo de Preparo

Recheio

- Em uma panela, coloque o queijo e o Leite NINHO e deixe ferver até que o queijo esteja amolecido.

- Retire do fogo, misture o Requeijão Nestlé e espere amornar.

- Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o pimentão até que fiquem levemente macios.

- Acrescente a carne-seca e a água e deixe refogar até secar um pouco o excesso de líquido.

- Coloque a cebolinha-verde e reserve.

Tapioca

- Em um recipiente coloque o polvilho e regue-o aos poucos com a água, misturando bem e esfregando-o com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida.

- Aqueça uma frigideira antiaderente, peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca.

- Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar rapidamente do outro lado.

- Coloque um pouco da carne-seca reservada e do creme de queijo reservado, dobre ao meio e vire, para aquecer bem.

- Repita o processo até terminar a massa. Sirva a seguir.

2. Pão de Mandioca Cozida

Ingredientes

Modo de Preparo

- Em um recipiente dilua um quarto da lata de Leite Moça na água.

- Dissolva o fermento e acrescente farinha o suficiente para dar consistência de massa para panqueca.

- Cubra e deixe descansar em local aquecido até crescer ou formar bolhas.

- Em um recipiente maior coloque a farinha e o Leite MOÇA restantes com os demais ingredientes e junte a massa já crescida.

- Amasse bem e, se necessário, adicione um pouco mais de farinha para modelar os pães.

- Coloque-os em assadeiras untadas e deixe crescer até dobrar de volume.

- Leve para assar em forno médio-alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos aproximadamente.

3. Bobó de Camarão Nutren Senior

Ingredientes

Modo de Preparo

- Em uma panela grande, coloque a água, a mandioca e o sal.

- Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 25 minutos, ou até a mandioca ficar macia. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.

- Em um liquidificador, bata a mandioca com 4 colheres (sopa) do caldo do cozimento, de modo a obter um creme não muito espesso. Se necessário, coloque mais caldo. Reserve.

- Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho.

- Acrescente o purê de tomate e o leite de coco.

- Quando iniciar fervura, junte os camarões e o pimentão e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos.

- Adicione a mandioca batida reservada e aqueça.

- Desligue o fogo, adicione o coentro, o azeite de dendê e o NUTREN Senior diluído em meia xícara (chá) de água morna, misturando bem.

- Decore com coentro picado e sirva a seguir.

4. Caldinho de Mandioca e Shitake

Ingredientes

Modo de Preparo

- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o shitake.

- Acrescente a farinha de trigo e mexa rapidamente até dourar e formar uma massa.

- Acrescente o Molico Proteína dissolvido na água, aos poucos e mexendo sempre. Junte o queijo parmesão, misture bem e cozinhe até a mistura adquirir consistência cremosa.

- Acrescente a mandioca, o sal, a pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar mais 5 minutos.

- Sirva polvilhado com a cebolinha.

5. Bolo de Mandioca Cozida

Ingredientes

Modo de Preparo

- Em uma panela, cozinhe a mandioca até amolecer.

- Retire a parte que é mais dura do centro e, em um liquidificador, bata com os ovos, o Leite Moça, o açúcar, a manteiga e o leite de coco.

- Em uma assadeira média (20 x 30 cm) untada com manteiga, despeje a mistura, polvilhe com o coco por cima e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

- Espere esfriar e corte em quadrados.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da mandioca?

    Mandioca ajuda na redução do colesterol, na prevenção da hipertensão, de doenças cardíacas, ajuda a evitar a anemia, contribui para a perda de peso, melhora a saúde do intestino, faz bem para a visão e fortalece o sistema imunológico.

  • 2. Quais os benefícios da mandioca na gestação?

    Os benefícios da mandioca na gestação se relacionam à prevenção da anemia. Também ajuda no desenvolvimento do bebê e atua na prevenção de malformação do feto.

  • 3. Quais os benefícios da mandioca para emagrecer?

    O baixo teor calórico e alta presença de fibras. As fibras dão saciedade e, assim, fazem com que tenhamos mais controle na hora de comer, evitando os excessos.

     

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_1/PAL23.pdf https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7599/1/2010_PollyannaTeresaCiriloGomes.pdf https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90612/agostini_mr_me_botfca.pdf?sequence=1 https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/881281/rbh_v22n1_9-12.pdf https://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/635/1/OLIVEIRA,%20E.%20S.%20-%20AN%C3%81LISE%20F%C3%8DSICO-QU%C3%8DMICA%20DA%20POLPA%20DA%20MANDIOCA%20MANSA%20E%20BRAVA%20(Manihot%20esculenta%20Crantz%20subsp.%20esculenta).pdf https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.