10 dicas de lanches da tarde salgados e saudáveis de dar água na boca

Legenda: 
Lanches da tarde salgados e saudáveis

Sempre que bate aquela fominha à tarde vem a dúvida sobre o que comer para matar a fome sem exagerar. A dica é: aposte em lanches da tarde salgados saudáveis, para ficar saciado e bem nutrido até chegar a hora do jantar.

Talvez você nem saiba, mas o lanche da tarde não serve apenas para saciar a fome; ele também é uma refeição super importante no dia a dia para manter a saúde. Então, se você é daqueles que deixa a barriga a tarde inteira roncando, porque acredita que fazer uma boquinha entre as principais refeições do dia vai te engordar, fique sabendo que os especialistas já comprovaram que uma alimentação diária equilibrada é aquela que contém pequenos lanches entre o almoço e o jantar.

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Lanche da tarde: um dos mandamentos de uma alimentação saudável

Sim, existem "Os 10 mandamentos para uma alimentação saudável", de acordo com as orientações dos especialistas que torcem e trabalham para nos ver sempre com muita saúde. Um deles é adicionar o lanche da tarde salgado no menu do dia.

E a explicação para esse conselho gostoso é que, ao fazer um lanche, se evita um período longo de jejum. Mas, qual o problema de ficar mais tempo sem comer? A gente responde essa pergunta fazendo outra: sabe aqueles dias que, quando chega a hora da janta, a fome está quase te fazendo desmaiar – daí você exagera no prato e devora o que aparece pela frente? Isso acontece porque faltou um bom lanchinho da tarde. Para evitar isso, a orientação é aumentar o número de vezes em que se come por dia e reduzir a quantidade dos alimentos. O lanche da tarde salgado e saudável é primordial para garantir isso.

 

Lanches da tarde saudáveis, crianças saudáveis

Tudo o que foi falado até agora não se resume apenas aos adultos: se na sua casa tem crianças serelepes, cheias de energia para gastar, que vivem pulando de um lado para o outro, correndo e praticando muitos esportes, o lanche da tarde salgado é vital.

5 motivos para você adotar o lanche da tarde salgado na rotina das crianças

1. Controla e mantém o peso corporal, e faz com que as crianças tenham menos chances de desenvolver obesidade;

2. Mantém o controle da glicemia e evita a diabetes;

3. Garante a saúde do coração, porque reduz o risco de ter o colesterol ruim alterado;

4. Melhora a função cognitiva, ajudando-as a se concentrarem e terem mais atenção;

5. Ajuda na socialização, porque incentiva a interação.

 

Melhores lanches da tarde salgados e saudáveis

A lista de lanches da tarde salgados e saudáveis é extensa, mas pode ser resumida para facilitar a vida de todos. E por falar em facilidade, quanto mais prático, melhor. Assim, também será possível levar seu lanche na bolsa, para comer onde quer que se vá. São boas opções sanduíches naturais, chips, pão de queijo, tapioca, pastel e empada com recheios de vegetais, bolinhos salgados com legumes e, claro, a boa e velha pipoca.

 

10 lanches da tarde salgados

Conheceu os detalhes sobre a importância do lanche da tarde salgado, mas está com pouca criatividade para preparar receitas e desfrutar desse momento delicioso? O Que bem que faz te ajuda nisso também! Abaixo tem 10 receitas incríveis para matar a fome e te deixar esbanjando saúde.

 

Receitas de lanches salgados

1. Ciabatta Especial

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture o atum com o Requeijão Cremoso NESTLÉ.

- Recheie os pães com a pasta de atum e cubra com a rúcula e os tomates.

- Sirva.

2. Rolinhos de Tapioca com Frango e Abacate

Ingredientes Recheio

Tapioca

Montagem

Modo de preparo Recheio

- Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Reserve.

Tapioca

- Em um liquidificador, bata a beterraba com a água.

- Passe por uma peneira, formando um suco fino – cerca de meia xícara (chá).

- Em um recipiente, coloque o polvilho e regue-o aos poucos com o suco formado, misturando bem e esfregando-o com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida.

- Aqueça uma frigideira antiaderente e peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca.

- Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar rapidamente do outro lado.

- Repita o processo até terminar toda a massa. Reserve.

Montagem

- Recheie os discos de tapioca com o frango e acrescente as fatias de abacate.

- Enrole feito um rocambole, corte em 4 rolinhos e sirva.

3. Pastel de Forno Integral com Recheio Cremoso de Cogumelos

Ingredientes Massa

Recheio

Modo de preparo Massa

- Em um processador de alimentos, coloque a farinha de trigo, a farinha de trigo integral, o sal, o MAGGI Tempero e Sabor e a margarina, e processe até formar uma farofa.

- Acrescente o iogurte Nestlé e o ovo, e processe por mais alguns segundos apenas.

- Envolva a massa em filme plástico e reserve na geladeira por cerca de 2 horas.

- Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com o auxílio de um rolo, corte com um aro (15 cm de diâmetro) e reserve.

Recheio

- Em uma frigideira, derreta a margarina com metade do azeite e refogue os cogumelos até ficarem bem dourados.

- Acrescente o vinho branco e deixe reduzir até evaporar o álcool.

- Em um liquidificador, bata o azeite restante, a cebola, o sal, a mandioca e o Maggi Tempero e Sabor.

- Acrescente à mistura de cogumelos.

- Deixe cozinhar até adquirir consistência cremosa.

- Espere esfriar e recheie os discos de massa reservados e feche-os, pressionando as bordas com um garfo.

- Pincele a gema e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado. Sirva.

4. Empada de Palmito

Ingredientes Recheio

Massa

Modo de preparo Recheio

- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o palmito.

- Junte o extrato de tomate e o Maggi Fondor.

- Acrescente a farinha de trigo dissolvida em meia xícara (chá) de água e cozinhe até formar um creme.

- Junte a salsa picada, a ervilha, misture bem e espere esfriar. Reserve.

Massa

- Em um recipiente, misture a farinha, a manteiga, as gemas e o sal.

- Adicione aos poucos 1 xícara (chá) de água gelada, e misture até obter uma massa homogênea. Abra a massa com rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e forre 30 forminhas de empada.

- Coloque um pouco do recheio em cada forminha e cubra com a massa restante.

Montagem

- Pincele com gema e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que doure levemente. Sirva.

5. Muffin Integral Salgado (Muffins Incríveis)

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture as farinhas de trigo, o sal e o orégano.

- Acrescente os demais ingredientes e misture até ficar homogêneo.

- Distribua em forminhas para cupcake e leve ao forno médio-alto (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.

6. Pão de Tapioca

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, coloque o Leite NINHO, o óleo e o MAGGI Tempero e Sabor e leve para ferver.

- Em um recipiente, coloque a tapioca e regue com a mistura fervente, mexendo sempre até esfriar (forma uma espécie de goma). Acrescente o ovo, o queijo parmesão e o polvilho doce e misture bem.

- Com as mãos umedecidas, pegue pequenas porções da massa, faça bolinhas e polvilhe o queijo parmesão.

- Em uma assadeira grande, untada com manteiga, coloque as bolinhas e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que estejam douradas.

- Sirva a seguir.

7. Pipoca com Fondor

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, aqueça bem o óleo, junte o milho de pipoca, tampe a panela e agite-a algumas vezes até começar a estourar.

- Abaixe o fogo e continue agitando de vez em quando, até que o milho termine de estourar.

- Polvilhe o Maggi Fondor e sirva a seguir.

8. Chips de Vegetais com Molho

Ingredientes Chips

Molho

Modo de preparo Chips

- Corte os legumes com a ajuda de um mandolin, um cortador de legumes ou uma faca, em rodelas bem finas. Coloque-os separadamente em 3 recipientes.

- Em cada um deles coloque meia colher (sopa) de azeite e o sal (dividindo em 3 partes), misturando delicadamente com as mãos para que todas as fatias fiquem temperadas.

- Disponha as fatias em uma assadeira antiaderente grande e leve para assar em forno baixo (160 °C), preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até que os chips estejam crocantes, virando as rodelas a cada 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Molho

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e reserve na geladeira até o momento de servir.

9. Pão de Queijo

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, ferva o Leite Ninho com o Maggi Fondor e o óleo.

- Em um recipiente, coloque o polvilho e escalde-o, com o auxílio de uma colher de cabo longo, com a mistura fervente.

- Acrescente os ovos, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição.

- Unte as mãos com óleo e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro.

- Coloque-as em uma assadeira untada com óleo.

- Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva

10. Mini Pãozinho de Ricota

Ingredientes Massa

Recheio

Montagem

Modo de preparo Massa

- Em um recipiente, desmanche o fermento no Leite Ninho morno.

- Acrescente o tablete de Maggi Caldo e dissolva-o bem.

- Misture o açúcar, a farinha de trigo e sove bem a massa, até soltar-se das mãos.

- Forme uma bola, e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Recheio

- Em um recipiente, dissolva o tablete de MAGGI Caldo no Leite NINHO.

- Acrescente a ricota, as gemas, as azeitonas e a salsa, misturando bem. Reserve.

Montagem

- Divida a massa já crescida em quatro partes iguais.

- Abra cada uma, com o auxílio de um rolo, em forma de círculo (26cm de diâmetro).

- Divida cada porção em oito partes iguais, formando triângulos.

- Coloque um pouco do recheio e enrole pela base do triângulo (lado mais largo).

- Pincele com a gema e polvilhe o gergelim em cada um.

- Leve ao forno médio (180°C) em assadeira untada e enfarinhada, por cerca de 25 minutos.

Com todas essas dicas, agora fica mais fácil preparar lanches da tarde salgados deliciosos e saudáveis para o dia a dia. Aproveite cada receita e desfrute dos sabores!


Perguntas frequentes

  • 1. Qual a importância do lanche da tarde?

    O lanche da tarde evita os jejuns prolongados, que acabam deixando o indivíduo com muita fome na hora do jantar o levando a cometer exageros nessa refeição. A orientação dos especialistas é comer mais vezes por dia, em quantidades menores.

  • 2. Por que é importante adicionar lanches da tarde na rotina das crianças?

    O lanche da tarde ajuda a controlar e manter o peso corporal, e faz com que as crianças tenham menos chances de desenvolver obesidade; mantém o controle da glicemia e evita a diabetes; garante a saúde do coração, porque reduz o risco de ter o colesterol ruim alterado; melhora a função cognitiva, ajudando-as a se concentrarem e terem mais atenção; ajuda na socialização, porque incentiva a interação.

  • 3. Quais os melhores lanches da tarde?

    Sanduíches naturais, chips, pão de queijo, tapioca, pastel e empada com recheios de vegetais, bolinhos salgados com legumes e pipoca estão entre os melhores lanches da tarde salgados e saudáveis.

    Referências

    http://sban.cloudpainel.com.br/source/Hora-do-Lanche.pdf

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas