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Prato saudável: 40 dicas para sentir o prazer de comer bem

Legenda: 
Prato saudavél: Salmão com limão

Saco vazio não para em pé. Quase todo mundo já ouviu essa frase, muito repetida pelas mães e avós que estão sempre tentando nos convencer a nos alimentar bem. Erradas elas não estão! Um prato saudável garante saúde, bem-estar e até felicidade. Isso mesmo. Alguns alimentos são capazes de ativar os hormônios da felicidade e jogar nosso humor lá pra cima.

Ter um cardápio com pratos saudáveis para o almoço ou comidas saudáveis para o jantar mantém em equilíbrio o tão conhecido quarteto da felicidade, onde estão inseridos a dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina.

As vantagens de tudo isso é que, com uma dieta balanceada, fica mais fácil evitar o estresse, a ansiedade e até a depressão. Sem contar que comer bem também vai te ajudar a perder peso ou mantê-lo, caso você já esteja com a silhueta na medida certa. Continue explorando este artigo e aproveite as 40 dicas de pratos saudáveis que listamos.

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O que é preciso ter em um prato saudável

De posse da informação de todos os benefícios que um prato de alimentação saudável vai te trazer, a pergunta que deve estar sendo feita é: mas, o que é preciso ter em um prato saudável? O Que Bem que Faz tem a resposta e vai listar tudinho agora.

  • Carboidratos: esses nutrientes precisam fazer parte de pratos saudáveis, simples ou sofisticados, porque são a principal fonte de energia para o corpo. Eles estão no arroz – de preferência o integral -, aveia, batata-doce, batata, mandioca, inhame, feijão, lentilha, grão-de-bico e frutas.
  • Proteínas: os tecidos do nosso corpo não conseguem se construir ou reparar sem as proteínas e, por isso, elas são importantes. Ovo, carne, frango, peixes, queijos, soja, arroz e feijão estão inseridos no grupo de alimentos ricos em proteínas.
  • Vitaminas: são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Elas ajudam a evitar gripes e outras doenças. Encontramos as vitaminas nos ovos, frutas, vegetais, leguminosas, fígado, aves, peixes, leite, cereais e carne.
  • Minerais: estão nos alimentos de origem animal e vegetal. Então, um prato saudável deve ser composto de saladas, verduras e carnes para conter minerais, muito necessários para o corpo porque regulam as funções do nosso organismo e fortalecem os ossos e dentes.
  • Fibras: são indispensáveis para fazer cocô com a frequência necessária e manter o intestino saudável. As fibras dão saciedade e ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Aveia, ameixa, alface, mamão, manga e cereais são ótimas fontes de fibras.

 

Aprenda a montar um prato saudável para o almoço

Chegou o momento mais esperado. Vamos aprender a preparar comidas maravilhosas para montar pratos saudáveis para o almoço. Separamos 10 receitas deliciosas para você ter ideias de almoço saudável.

1. Frango com Legumes Orgânicos e Molho de Ninho e Limão: é um almoço saudável e gostoso feito com coxas e sobrecoxas de frango, batata-doce, cenoura e um molho incrível.

2. Purê de Mandioquinha: perfeito para quem procura pratos saudáveis simples para o almoço, feito com leite, manteiga e salsa.

3. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: é um ótimo prato saudável para o dia a dia preparado com brócolis e abóbora.

4. Omelete Incrementada: deliciosa feita com batata-doce e cebola roxa, essa omelete se encaixa muito bem no cardápio com comidas saudáveis para o almoço.

5. Tirinhas de Carne com Legumes: deliciosas feitas com fraldinha, cebola, brócolis e mandioquinha. Deixa o prato colorido e saudável.

6. Salada Nutritiva: saladas são uma ótima ideia de almoço saudável. Essa é deliciosa feita com rúcula, alface, tomate-cereja, cenoura e linhaça.

7. Peixe com Quiabo e Purê de Banana da Terra: a receita para esse prato de almoço saudável pode ser preparada com postas de pescada ou tilápia.

8. Super Feijão: é um prato saudável para o dia a dia incrível. Na receita entram linhaça, cebola e alho.

9. Salada de Grão-de-Bico com Camarão: deliciosa, feita com azeite, cebola, alho, pimentão, alho-poró, pimenta-do-reino, camarão, salsão e salsa.

10. Legumes Refogados: prato de almoço saudável precisa de legumes como pimentões, berinjela, cebola e abobrinha.

11. Peixe com Molho de Limão: feito com filés de pescada, esse prato saudável para o almoço também tem cenoura e ervilhas-tortas.

12. Salada Mista com Molho Vinagrete: comida saudável para o almoço que tem ovo fica ainda mais nutritiva e essa salada é um exemplo.

13. Salada com Molho de Laranja: muito fácil e gostosa essa salada é uma ótima ideia de prato saudável feito com hortaliças, suco de laranja e manga.

14. Purê de Cenoura: esse purê é bem fácil de fazer e fica delicioso para ser servido entre os alimentos saudáveis para o almoço.

15. Arroz Integral com Legumes: cenoura, tomate e alho-poró estão entre os ingredientes que compõem esse arroz maravilhoso para montar um prato saudável.

16. Tortilha Cremosa de Legumes: deliciosa feita com abobrinha, cenoura, batatas, ovo e noz-moscada fica perfeita em um cardápio para almoço simples e saudável.

17. Yakissoba de Frango com legumes: cenoura, acelga e brócolis são alguns dos legumes que entram nessa receita ótima para um almoço de domingo saudável.

18. Strogonoff de Legumes Levíssimo: delicioso feito com cenoura, brócolis, batata e mandioquinha é ideal para quem quer um prato de alimentação saudável.

19. Maminha com Legumes: a carne fica bem suculenta e ganha os nutrientes das mini cebola, mini cenoura, batata bolinha e cebolinha.

20. Macarrão de Legumes: saboroso e surpreendente feito com cenoura, abobrinha em tiras finas e filé de frango é um prato saudável para almoço incrível.

 

Dicas de pratos saudáveis para o jantar

A hora do jantar precisa de comidas saudáveis, simples e leves para ter uma noite tranquila de sono. Aqui vai uma lista com 10 ideias de comidas saudáveis para o jantar.

1. Frango Cremoso: ideal para um jantar simples e saudável. É feito com cebola, alho e tomates-cereja.

2. Salada Nutren Senior de Acelga, Rosbife e Trigo com Molho de Limão: também entram tomate, manjericão e orégano para deixar a comida saudável para o jantar mais gostosa.

3. Canjica Salgada com Legumes: muito saborosa e rápida feita com linguiça portuguesa e abóbora japonesa.

4. Creme de Abóbora: pratos saudáveis para o jantar pedem uma sopa quentinha e esse creme cumpre muito bem esse papel.

5. Salada Califórnia de Arroz: feita com hortelã, abacaxi, semente de linhaça e peito de peru é uma ideia de prato saudável maravilhoso.

6. Canja Nutren Senior: arroz, legumes e frango fazem essa receita entrar para o hall das comidas saudáveis para o jantar.

7. Sopa de Beterraba: pratos saudáveis para o dia a dia precisam ter beterraba. E essa é uma receita deliciosa e fácil.

8. Frango Xadrez: esse é um prato colorido saudável para o jantar feito com frango, óleo de gergelim, pimentão, salsão e amendoim.

9. Purê de Abóbora com Filé de Frango: feito com abóbora japonesa, filés de frango e manteiga é perfeito para um jantar simples e saudável.

10. Sopa Creme de Legumes Nutren: essa sopa cremosa de cenoura, mandioquinha e brócolis é deliciosa e faz parte das comidas simples e saudáveis.

11. Batata Rosti de Queijo: saborosa feita com queijo parmesão, pimenta-do-reino e manteiga está entre as comidas saudáveis para jantar.

12. Omelete de Forno: um jantar simples e saudável fica perfeito com essa omelete que leva cebolinha, tomate, cebola e queijo mozarela.

13. Batata Assada com Recheio de Frango Cremoso: pratos saudáveis para jantar combinam muito com batatas. E nessa receita ainda tem brócolis.

14. Salada de Frango e Legumes: é um prato colorido saudável maravilhoso para jantar e super leve feito com batata, vagem, ervilha.

15. Pimentão Recheado: é um prato com alimento saudável muito delicioso feito carne moída, super prático.

16. Creme de Alho-poró com Farelo de Aveia Orgânica e Frango Desfiado: está entre os pratos saudáveis simples mais gostosos para o jantar.

17. Omelete com Aveia, Tomates-cereja e Manjericão:mais uma receita com ovo para um prato saudável para jantar feito com tomates-cereja e manjericão.

18. Mingau Crocante com Maçã Verde e Nesfit: um bom mingau também faz parte das ideias de pratos saudáveis para jantar. É leve e muito gostoso.

19. Salada de Couve Fininha: muito gostosa feita com beterraba, laranja e Cereal Matinal é perfeita para compor o jantar.

20. Omelete Integral com Queijo Branco, Tomate e Orégano: delicioso fica pronto em apenas 10 minutos. Perfeito para quem chegou atrasado e quer um jantar saudável e simples.

Com todas as dicas do Que Bem que Faz ficou muito mais fácil manter uma dieta balanceada sem precisar deixar de comer comidas gostosas e simples. Aproveite bem e sinta o prazer de ter pratos saudáveis sempre na mesa.


Perguntas frequentes

  • 1. Como montar um prato saudável?

    Divida o prato em três partes, sendo 50% para os vegetais (legumes e saladas). Coloque também carne, frango, peixe ou ovos, feijão ou grão-de-bico e garanta 25% de proteínas. Por último, 25% de carboidratos como batata, batata-doce e mandioca.

  • 2. O que se deve comer em um almoço saudável?

    Um prato saudável para o almoço deve ter arroz, feijão, saladas, legumes, carne, ovos, frango e grão-de-bico.

  • 3. O que comer em um jantar saudável?

    Sopas, saladas, arroz e legumes são ótimas ideias de comidas saudáveis para o jantar. Esses pratos são ricos em nutrientes como vitaminas, proteínas e carboidratos.

  • 4. O que é uma alimentação saudável?

    Um prato saudável é aquele que contém alimentos ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes ajudam a manter o corpo funcionando bem, com saúde, energia e bem-estar.

    Referências

    https://www.nestle.com.br/docs/default-source/downloads/premio-criancas-mais-saudaveis/missao-5-completo.pdf?sfvrsn=34b13070_2

    https://viverbem.unimedbh.com.br/qualidade-de-vida/prato-saudavel/

    https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/os-hormonios-da-felicidade

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

    http://www.ufal.edu.br/usinaciencia/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas