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8 benefícios da abobrinha e 41 receitas para aproveitar até a última gota de nutrientes

Legenda: 
Benefícios da abobrinha

Todo mundo um dia já ouviu dizer que prato saudável mesmo é um prato colorido. E, para cumprir os protocolos da boa nutrição, o verde é uma cor que não pode faltar na dieta. Então, vamos falar um pouco da abobrinha e seus benefícios?

Os benefícios da abobrinha são garantidos especialmente por nutrientes indispensáveis ao organismo humano, sejam vitaminas – como A, B2, C e E – ou minerais – como o cálcio, o fósforo, o ferro, os carboidratos e as fibras. São eles os responsáveis por fazer esse alimento nos dar uma saúde de ferro.

Preparado para conhecer todos os segredos dos benefícios da abobrinha? Então, segue com o Que bem que faz que você não vai se arrepender – porque, além de ficar por dentro de todos os detalhes desse alimento, você ainda vai aprender a preparar pratos incríveis com ele.

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Abobrinha dá energia

Atividade física, trabalho, levar as crianças no colégio, cuidar das tarefas de casa. Ufa! A gente cansa só de pensar nessa lista de afazeres, que com certeza nem está completa. E, para ter energia para tudo isso, os carboidratos são o segredo. É aí que entra um dos benefícios da abobrinha, um alimento maravilhoso para quem quer ter energia para cumprir tantas tarefas que o dia traz.

Como dizem os estudiosos, o carboidrato é o combustível que faz a máquina humana funcionar corretamente. Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, como é o caso da abobrinha, abastecemos o organismo com glicose, que nos dá energia para não deixar nenhuma atividade sem ser cumprida.

Os benefícios da abobrinha na dieta podem ser apreciados com receitas deliciosas, que podem compor o menu de segunda-feira a domingo.

 

Saúde dos olhos está garantida com abobrinha

Outro grande benefício da abobrinha para o organismo é a saúde dos olhos. E esse cuidado vem da vitamina A. Então, se você vive comendo cenoura achando que esse é o único vegetal a garantir esse nutriente, chegou a hora de mudar os seus conceitos:

pode continuar com a cenoura, mas também acrescente abobrinha ao cardápio.

Até porque, a deficiência de vitamina A no organismo pode provocar um problema sério na visão, que é a chamada cegueira noturna. Isso quer dizer que à noite seus olhos não conseguirão captar a luz e você não conseguirá enxergar. Ruim demais, né? Ninguém quer passar por isso e, para evitar, é só manter uma alimentação saudável aproveitando os benefícios da abobrinha.

Garanta a saúde dos seus olhos preparando receitas práticas com abobrinha.

 

Fonte de cálcio, abobrinha fortalece os ossos e previne osteoporose

Se você é conhecido como o bezerrinho da família porque vive tomando leite para garantir a presença do cálcio no corpo, é porque já conhece os benefícios desse nutriente. Agora, o que talvez ainda esteja faltando entre os seus conhecimentos é que, além do leite, a abobrinha é uma ótima fonte de cálcio e vai auxiliar nesse processo de desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e dentes.

Especialmente se você está passando pelo processo natural do envelhecimento, é importante contar com os benefícios da abobrinha para a saúde, já que é nessa fase que mais somos acometidos pela deficiência do cálcio, ocasionando a osteoporose.

Mas, o bom mesmo é nem esperar chegar nessa etapa da vida. Insira a abobrinha na lista de alimentos da criançada, para que todos possam aproveitar o cálcio existente no vegetal desde cedo. Quer ver um jeito de colocar abobrinha na mesa sempre, de um jeito que agrada crianças e adultos? Apresente o vegetal em receitas deliciosas que vão garantir os benefícios da abobrinha cozida.

 

Abobrinha é rica em fósforo

O fósforo é um bom companheiro do cálcio na proteção e fortalecimento dos ossos e, consequentemente, na prevenção da osteoporose – e este é mais um nutriente que integra a lista de benefícios da abobrinha crua ou cozida. Mas o fósforo traz ainda outros benefícios para o corpo: ele é importante na nutrição também porque previne problemas renais, reduz as dores nos músculos provocadas pela prática de exercícios físicos e dá energia.

E tem tanta comida gostosa que dá para fazer com abobrinha e adicionar o fósforo na dieta. Confere!

 

Abobrinha previne anemia

É benefício por cima de benefício ter a abobrinha na marmita. A prevenção da anemia é mais um e ela vem do ferro contido no vegetal. E com anemia vai ficar difícil ter energia para fazer tudo o que você tem vontade, porque a fraqueza será uma companheira inseparável. Porém, se você coloca abobrinha nas refeições vai ficar bem mais difícil de ser acometido por esse mal.

E como o Que bem que faz adora facilitar a vida das pessoas, aí vai mais uma lista de receitas para não deixar passar nenhum benefício da abobrinha para a saúde.

 

Abobrinha ajuda a dar adeus à prisão de ventre

A abobrinha é rica em fibras – e, se tem fibras, tem intestino funcionando igual um reloginho. Comendo alimentos com fibras, além de dar adeus à prisão de ventre, vai dar para acabar com o inchaço, hemorróidas, ferida no ânus e câncer colorretal.

Nossa, depois dessa lista, o melhor a fazer é correr no supermercado e comprar abobrinha o mais rápido possível para não desperdiçar nenhum dos benefícios da abobrinha italiana, ou seja qual for o tipo dela. Afinal de contas, se é para ficar longe de tantas doenças sérias, o melhor a fazer é virar amigo de infância da abobrinha. Enquanto você corre para comprar o alimento, a gente já vai te dando as receitas.

 

Benefícios da abobrinha na gravidez

Entre as preocupações que podem surgir durante a gestação está o desenvolvimento do bebê e a garantia de sua saúde. Para as mãezinhas de plantão, lá vai uma boa notícia: cuidar do seu filhote é um dos benefícios da abobrinha na gravidez.

Isso graças à vitamina B2, que faz com que o feto se desenvolva bem e com muita saúde. O nutriente também protege as mamães, que ficam blindadas contra a pré-eclâmpsia, um problema gerado pela pressão alta e que pode causar um parto prematuro.

E, para não deixar as mãezinhas com desejo, vamos à lista de receitas.

 

Abobrinha e o poder contra doenças crônicas

Existem dois nutrientes na abobrinha que são aliadas poderosas na prevenção e tratamento de doenças crônicas – e isso deixa todo mundo muito feliz, porque ter saúde é prioridade. São as vitaminas C e E que se incluem entre os benefícios da abobrinha para a saúde.

Juntas elas formam uma verdadeira fortaleza na batalha do organismo contra doenças. E tudo isso começa por um ponto em comum entre as duas: os antioxidantes. Os antioxidantes são amigos do peito e de todo o resto do corpo. Eles são responsáveis por evitar o envelhecimento precoce e reduzir os riscos de câncer.

Mas, os benefícios da abobrinha não ficam por aí, não. Elas vão mais além. A vitamina C, por exemplo, que você deve conhecer somente pelo poder de elevar a imunidade e combater gripes e resfriados, também reduz os riscos de pressão alta e de doenças do coração. Já a vitamina E previne cataratas, ou seja, cuida muito bem da saúde dos olhos também.

Viu como é bom ter esses aliados na lista de benefícios da abobrinha? Então, se apressa e aproveita essas receitas, para nunca mais faltar abobrinhas e seus benefícios na dieta.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da abobrinha?

    A abobrinha dá energia, previne a anemia, traz saúde para os olhos, ajuda a desenvolver o feto, previne doenças crônicas como câncer, pressão alta, doenças cardíacas, fortalece ossos e dentes, previne e trata cataratas e combate a prisão de ventre.

  • 2. Quais os nutrientes da abobrinha?

    A abobrinha é rica em vitaminas A, B2, C e E e minerais, como o cálcio, o fósforo, o ferro, os carboidratos e as fibras.

  • 3. Como escolher abobrinhas?

    As abobrinhas novas e pequenas são as melhores, porque contêm menos água. Escolha sempre as bem firmes, com a cor verde-brilhante e que não tenham rachaduras ou picadas de insetos.

  • 4. Como guardar a abobrinha?

    Para conservar bem a abobrinha, coloque em saco plástico transparente, na parte inferior da geladeira, por 5 a 7 dias.

     

Referências

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16556/4/ALLS25112019%20-%20MA979.pdf https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf https://www.anad.org.br/carboidratos-simples-versus-carboidratos-complexos/ https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-a-benefits#TOC_TITLE_HDR_2 https://abcd.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Manual-de-Nutri%C3%A7%C3%A3o-Dieta-e-DII.pdf https://www.kidney.org/atoz/content/phosphorus https://uferj.com.br/dicas-nutricionais/a-importancia-do-ferro-para-a-saude/ https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/riboflavin-vitamin-b2/ https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/?lang=pt https://www.webmd.com/diet/foods-high-in-vitamin-e#1

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas