Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para pele: Conheça tipos e receitas

Legenda: 
Chá para pele

Quando pensamos em skincare e formas de manter a pele com um brilho saudável, normalmente o uso de cremes como o protetor solar e cosméticos vem à mente, mas você sabia que uma alimentação adequada e até mesmo a ingestão de chás pode ser uma boa maneira de fazer isso? Nesse artigo iremos entender melhor os diversos tipos de chá bom para a pele e suas características.

 

Chá para pele: Camomila

Um poderoso chá antioxidante, a camomila é um dos chás mais populares para a pele. É um chá calmante, que ajuda a promover o relaxamento do corpo e da pele, evitando irritações, coceiras, acne e inflamações. É uma erva rica em substâncias anti-inflamatórias como a quercetina, que protege a pele dos danos causados pelo sol, agindo contra o envelhecimento. Além disso, o chá de camomila contribui para fortalecer seu sistema imunológico, e os polifenóis presentes ajudam a ter uma cicatrização mais rápida e eficiente.

 

Chá para pele: Chá verde

Outro chá rico em antioxidantes é o chá verde, que previne a ação dos radicais livres e a oxidação das células. Desta forma, o chá verde pode reduzir o risco de câncer de pele, combatendo os danos causados pelo sol, inclusive o envelhecimento. Mas nada de deixar de usar protetor solar por causa disso, hein?

Além disso, o chá verde tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, fazendo dele um ótimo componente para prevenir e ajudar no tratamento da acne – afinal, a acne é o excesso de sebo que obstrui os poros e permite o crescimento de bactérias. Com o chá verde, a quantidade de sebo é reduzida, as bactérias têm mais dificuldade de crescer em seus poros e, mesmo que venha a ocorrer uma inflamação na pele, o chá verde ajuda a tratar esse problema. Da mesma forma, muitos utilizam o chá verde como tratamento para a rosácea, queloides e olheiras.

 

Chá para pele: Gengibre

O gengibre contém uma substância chamada gingerol, que ajuda com dores e inflamações – incluindo as inflamações na pele – e melhora a capacidade do corpo de se curar. Além disso, o gengibre facilita a digestão, o que acaba trazendo efeitos positivos para a pele também, afinal, o funcionamento do intestino está muito ligado a ter uma pele saudável e bonita. O gengibre ainda melhora o sistema imune, protegendo contra doenças e, consequentemente, te deixando com uma pele muito melhor.

 

Chá para pele: Chá branco

O chá branco é o tipo de chá menos processado: tem mais antioxidantes que o chá verde e o chá de camomila, e possui outras substâncias que auxiliam na quebra e absorção do colágeno e da elastina pela nossa pele. Muito importantes para uma pele saudável, firme e com brilho, o colágeno e a elastina são produzidos pelo nosso corpo, mas nem sempre são bem absorvidos, sendo o chá branco uma boa forma de maximizar essa absorção. Rico em substâncias antibacterianas, o chá branco ainda ajuda a evitar diversos tipos de doenças de pele, podendo prevenir rugas e acne, sendo assim uma boa opção de chá para melhorar a pele.

 

Chá para pele: Chá de amora

A amora é uma fruta super saudável, rica em vitamina C – um dos nutrientes responsáveis pela produção de colágeno em nosso corpo – e nos conhecidos antioxidantes – que previnem as rugas e o envelhecimento, e algumas doenças crônicas como o câncer. Além disso, as folhas da amora são muito utilizadas para tratar dermatites e outras doenças de pele, como a psoríase.

Agora que você já sabe dos benefícios do chá para a pele, que tal procurar formas diferentes de beber chá – como essa Vitamina de Melão com Chá Verde, esse Molico com Camomila ou ainda o tradicional Chá de Gengibre com Limão e Mel?


Perguntas frequentes

  • Pode passar chá no rosto?

    Sim! Uma forma de obter os benefícios do chá é aplicando-o diretamente na pele, utilizando um algodão.

  • Quanto chá posso tomar por dia?

    O ideal é não tomar mais do que três xícaras de chá por dia, já que seu excesso pode fazer mal.

  • Chá ajuda a clarear manchas na pele?

    Sim, você pode obter esse benefício de alguns chás, como o chá de aroeira ou de camomila.

  • Qual o melhor chá para evitar rugas?

    O chá verde, o chá de rosa e o chá de babosa são as melhores opções de chá para rugas.

    Fontes

    https://helloglow.co/best-tea-for-skin/

    https://www.nutrition-and-you.com/chamomile-tea.html

    https://www.healthline.com/health/benefits-of-green-tea-for-skin

    https://www.aveeno.com/journal/your-new-spin-tea-time-4-best-teas-skin-health

    https://www.womenshealthmag.com/beauty/a19931317/teas-for-better-skin/

    https://senchateabar.com/blogs/blog/chamomile-tea-benefits#:~:text=Chamomile%20tea%20has%20anti%2Dinflammatory,wrinkles%20and%20breakouts%20(6).

    https://www.genomind.com/blog/6-health-and-beauty-benefits-of-ginger#:~:text=Ginger%20contains%20natural%20oils%20known,appearance%20and%20ability%20to%20heal.

Fontes

https://helloglow.co/best-tea-for-skin/ https://www.nutrition-and-you.com/chamomile-tea.html https://www.healthline.com/health/benefits-of-green-tea-for-skin https://www.aveeno.com/journal/your-new-spin-tea-time-4-best-teas-skin-health https://www.womenshealthmag.com/beauty/a19931317/teas-for-better-skin/ https://senchateabar.com/blogs/blog/chamomile-tea-benefits#:~:text=Chamomile%20tea%20has%20anti%2Dinflammatory,wrinkles%20and%20breakouts%20(6). https://www.genomind.com/blog/6-health-and-beauty-benefits-of-ginger#:~:text=Ginger%20contains%20natural%20oils%20known,appearance%20and%20ability%20to%20heal.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas