Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Médico com jaleco e estetoscópio segurando um laço azul com a mão, simbolizando o novembro azul e como prevenir o câncer de próstata.

Como prevenir o câncer de próstata? Veja 4 dicas!

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Você já ouviu falar em Novembro Azul? Essa é uma campanha mundial criada para propagar os métodos de como prevenir o câncer de próstata, além de combater essa doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), previa-se que entre 2022 e 2023, cerca de 704 mil casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil, sendo o de próstata o representante de 10,2% dos incidentes.

Pensando em cuidar de você, nós preparamos um conteúdo completo sobre o que é o câncer de próstata, quais são os principais sintomas e fatores de risco, e métodos de prevenção. Então, vem com o QBemQFaz!

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que se localiza abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

O câncer surge com um processo de renovação celular descontrolado. Durante a vida, nosso corpo está constantemente multiplicando células, e elas nascem e morrem todos os dias.

Porém, em alguns casos, esse processo pode passar por uma desregulação. Ou seja, elas se multiplicam de forma descontrolada em uma certa região do corpo, gerando assim, tumores que podem ser benignos (inofensivos) ou malignos (câncer).

O câncer na próstata surge da multiplicação excessiva de células localizadas na região da glândula responsável pela produção de esperma e sêmen.

Quais os estágios evolutivos do câncer de próstata?

A progressão do tumor na próstata é feito por estágios evolutivos que identificam a disseminação das células malignas pelo corpo, sendo eles:

  • T0 - No qual não há evidência do tumor;
  • T1 - Quando o tumor existe, mas não foi evidenciado por exames;
  • T2 - Tumor primário, localizado somente na próstata;
  • T3 - Afeta a próstata e pode surgir ramificações na cápsula prostática e vesículas seminais;
  • T4 - Quando o tumor se torna metástase, invadindo outras áreas adjacentes, como reto, esfíncter e músculos.

A grande diferença entre a terceira e quarta fase são seus níveis de agressividade. Quando falamos de surgimento de ramificações na cápsula prostática e vesículas seminais, estamos falando de um tumor agressivo. Já na quarta fase, a invasão é generalizada, podendo atingir tecidos, outros órgãos e ossos.

Principais sintomas que auxiliam na identificação da doença

Em fase inicial, desconfiar do diagnóstico pode ser difícil por falta de manifestação de sintomas. Mas, quando o tumor está evoluindo, alguns sinais podem indicar a hora de buscar auxílio médico:

  • Urina: a dificuldade de iniciar ou terminar a urina pode ser um dos principais sintomas, assim como a presença de sangue, diminuição dos jatos ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Disfunção erétil: o câncer de próstata pode causar também disfunção erétil, dores na ejaculação e manifestação de sangue no sêmen;
  • Dores: incômodos na parte inferior das costas, pelve, testículos e nos ossos.

Além disso, existem 3 principais fatores de risco que podem desencadear o aparecimento da patologia. Confira!

Idade

No Brasil, a cada 10 diagnósticos de câncer de próstata, 9 deles estão se desenvolvendo em pacientes com mais de 55 anos. Ou seja, o risco costuma ser mais alto em homens de idade avançada.

Histórico de câncer na família

Histórico familiar é um dos principais fatores de risco, principalmente para homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Obesidade e sobrepeso

Na cartilha de câncer de próstata do INCA, é sinalizado que estudos recentes encontraram relação entre a doença e a obesidade/sobrepeso.

4 dicas de como prevenir o câncer de próstata

Embora seu desenvolvimento possa variar entre fatores genéticos e estilo de vida, é possível prevenir o câncer de próstata por meio de práticas saudáveis que vão desde alimentação equilibrada ao acréscimo de atividades físicas na rotina. Veja!

1. Tenha uma alimentação adequada

No campo nutricional, a inclusão de alimentos com licopeno (pigmento avermelhado presente em frutas e vegetais) e ácido fólico (presente em vegetais verdes-escuro) tem uma importância muito grande na prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares.

Sendo poderosos antioxidantes, ambos auxiliam na neutralização de radicais livres, agentes que provocam o envelhecimento celular em nossos corpos.

O licopeno pode ser encontrado em frutas e vegetais de cor vermelha, como tomate, beterraba, goiaba e melancia, enquanto o ácido fólico está presente nos vegetais verde-escuros como brócolis, espinafre e couve-flor.

o alho e cebola têm a capacidade de impedir o crescimento das células cancerígenas com compostos sulfurosos e nutrientes antioxidantes que impedem as ações dos radicais livres.

Para auxiliar na renovação das células e melhorar o funcionamento do sistema imunológico, as oleaginosas como nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são ricas em minerais como o selênio e vitamina E.

Por último, mas não menos importante para a prevenção do câncer de próstata, o chá-verde pode auxiliar na inibição de crescimento de células cancerígenas, com a ação dos polifenóis, baixando significativamente os níveis de biomarcadores do câncer de próstata.

2. Pratique atividades físicas na rotina e controle o peso corporal

Estudos mais recentes mostram que atividades físicas possuem um papel efetivo no controle e prevenção do câncer de próstata. Ou seja, pessoas com grande ritmo de treino regular têm menos chances de desenvolver a doença.

Por outro lado, pacientes que ganharam peso após passarem pelo tratamento tiveram um risco maior da doença voltar a acometê-los. Isso porque a obesidade também pode interferir no diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata.

Os pesquisadores constataram também que quanto mais ativos fisicamente os pacientes eram, mais positivos os resultados de sobrevivência e qualidade de vida.

Isso ocorre porque as células de câncer necessitam de muita energia para crescer e se proliferar com velocidade e para isso, eles utilizam muito açúcar.

Quando praticamos exercícios, o gasto dessa energia faz com que o crescimento das células cancerígenas seja desacelerado por falta de material para consumo energético. Interessante, não é mesmo? Então, bora praticar exercícios físicos!

3. Evitar tabagismo e ingestão de álcool

É impossível falarmos de como prevenir o câncer de próstata sem falarmos do álcool e do tabaco, já que a atuação de ambos em nosso metabolismo não é apenas prejudicial ao pulmão e fígado.

A quebra metabólica do álcool no sangue gera acetaldeído, substância altamente prejudicial para o DNA e as proteínas do nosso organismo, tendo um papel importante na má formação de novas células.

Já o tabaco é assunto antigo, responsável não somente pelo câncer de laringe e pulmão, mas também tem um papel em muitos outros tipos de câncer, sendo o de próstata um deles.

4. Não se esqueça do exame anual de próstata!

E por último, não podemos esquecer do exame anual de próstata. Eles são geralmente recomendados para homens acima de 40 anos.

Existem duas opções para o diagnóstico precoce:

Dosagem PSA

A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA). Trata-se de uma proteína produzida pelo tecido da próstata, mas também pelas células cancerosas!

Toque retal

O toque retal é um exame clínico que detecta alterações na próstata, como a presença de nódulos, endurecimentos ou qualquer outro problema. Apesar de desconfortável, o procedimento dura apenas alguns segundos. Para realizá-lo, o médico introduz o dedo indicador (usando uma luva lubrificada) no ânus do paciente.

Quem precisa investigar a patologia?

Embora a chance de cura chegue a 90% caso o câncer seja diagnosticado corretamente em estágio inicial, não existe um consenso universal sobre quem deve ou não investigar em casos assintomáticos.

De qualquer forma, é necessário fazer um check up e acompanhamento médico periodicamente para manutenção do quadro de saúde.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais sobre vida equilibrada, saúde e bem-estar em QBemQFaz!


Perguntas frequentes

Como o câncer de próstata pode ser prevenido?

Ele pode ser prevenido com uma melhora na qualidade da alimentação, prática regular de atividades físicas na rotina e evitando o tabaco e bebidas alcoólicas.

Como fazer para ter uma próstata saudável?

Não deixe de fazer um check-up periódico, comer frutas, verduras, legumes e oleaginosas, além de praticar atividades físicas.

O que podemos fazer para prevenir o câncer?

O câncer pode ser prevenido por meio de uma rotina de hábitos saudáveis que percorrem a alimentação, às práticas físicas e exames periódicos.

O que pode causar problemas na próstata?

Problemas genéticos, idade e obesidade estão entre os principais fatores de risco.

Referências

Cartilha do câncer de próstata. INCA, 2019

O que é câncer de próstata?. Ministério da Saúde - Governo do Paraná

INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Ministério da Saúde, 2022

Ministério da Saúde recomenda o não rastreamento populacional do câncer de próstata, Ministério da Saúde. 2023

A atividade física como aliada na prevenção do câncer de próstata, Conselho Regional de Educação Física 1. 2019.

Câncer de próstata. Ministério da Saúde, 2023

Alimentos com licopeno ajudam a prevenir câncer de próstata. Instituto vencer o câncer, 2017

Hospital Regional do Sudeste do Pará destaca 5 alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata. Secretaria de Saúde Pública do Governo do Pará, 2021.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.