Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mãos esticadas e unidas mostrando uma maquete de bolinhas unidas por hastes para ilustrar hormônios.

O que são hormônios e qual sua relação com alimentação?

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Vale a pena entender o que são hormônios, pois eles impactam diretamente na saúde física e emocional dos seres vivos. Eles estão envolvidos no comportamento alimentar, influenciando nosso peso e até mesmo a rotina. 

Algumas disfunções hormonais impactam na saúde e você vai entender como a alimentação pode ajudar ou atrapalhar a função dos hormônios. 

O que são hormônios e qual sua função?

Hormônios são substâncias químicas produzidas geralmente liberadas pelas glândulas endócrinas. Eles são verdadeiros mensageiros, que promovem diversas ações nos órgãos e sistemas do corpo. 

Ao atingirem o seu local-alvo, os hormônios se ligam ao receptor e transmitem uma mensagem que faz com que o local-alvo execute uma ação específica. 

Os hormônios controlam a função de órgãos inteiros, afetando processos tais como o crescimento e desenvolvimento, a reprodução e o metabolismo dos nutrientes. 

Os hormônios também influenciam a maneira pela qual o organismo utiliza e armazena a energia e como ele controla o volume de líquidos, os níveis de sais e de açúcar no sangue. 

A secreção de cada hormônio deve ser regulada dentro de limites precisos. O corpo normalmente consegue detectar se é necessária uma quantidade maior ou menor de determinado hormônio. 

A hipófise, chamada de glândula mestra, controla a taxa em que secreta hormônio por meio de um ciclo de feedback em que as concentrações sanguíneas de outros hormônios endócrinos sinalizam para que a hipófise funcione mais lenta ou rapidamente. 

A maioria dos hormônios é derivada de proteínas ou seus componentes (denominados aminoácidos). Outros são esteróides, ou seja, substâncias lipídicas derivadas do colesterol.

O que são hormônios resposta?

Entender o que são hormônios resposta é muito simples. Trata-se de hormônios produzidos em resposta a estímulos específicos tais como a ingestão de alimentos, para controlar açúcares no sangue, por exemplo, ou alterações circadianas, os hormônios são produzidos e liberados por glândulas do sistema endócrino. 

O que produz os hormônios?

Os hormônios são produzidos pelas glândulas que compõem o sistema endócrino, as principais são: hipotálamo, pineal, hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais (ovários e testículos). 

Cada glândula age de maneira específica, conforme as necessidades do organismo. Podem ocorrer alterações na produção dos hormônios.

Qual a função dos hormônios em nosso corpo?

Nosso corpo possui uma série de hormônios que garantem seu funcionamento adequado. Entre esses hormônios, podemos citar alguns importantes, como os hormônios antidiurético, ocitocina, tiroxina e tri-iodotironina, paratormônio, adrenalina ou epinefrina, insulina e glucagon. Entenda com mais detalhes a função de cada um deles:

Hormônio anti diurético: estimula a reabsorção de água nos ductos coletores.

Hormônio do crescimento ou somatotrofina: atua no crescimento de ossos longos, garantindo nosso crescimento.

Ocitocina: este hormônio está relacionado com a contração da musculatura do útero e de células da glândula mamária.

Tiroxina e tri-iodotironina: esses hormônios estão relacionados com o nosso metabolismo.

Paratormônio: garante a reabsorção do osso e a liberação de cálcio no sangue.

Adrenalina ou epinefrina: esse hormônio relaciona-se com a defesa do organismo em emergências, aumentando, por exemplo, a frequência cardíaca.

Insulina/ Glucagon: são produzidos no pâncreas e regulam o nível de “açúcar” nas células e no sangue. 

Qual é a relação entre alimentação e os hormônios?

Alguns alimentos contêm certos nutrientes em sua composição que auxiliam o sistema endócrino e atuam em diversas fases do nosso metabolismo, podendo ajudar as glândulas e os órgãos a produzirem seus respectivos hormônios ou ajudando a regularizar a presença deles no nosso organismo.

Da mesma maneira, a alimentação pode também prejudicar o sistema endócrino. Alguns alimentos consumidos em excesso tendem a desregular a produção hormonal. Mas os principais inimigos dos hormônios são os açúcares refinados, que comprometem os níveis de insulina no corpo, além do álcool e da cafeína em excesso.

15 Alimentos que ajudam a regular os hormônios

1. Óleo de Coco

O óleo de coco é um tipo de gordura que ajuda na produção de hormônios que controlam o apetite (aliás, é por isso que o coco dá sensação de saciedade a quem o consome).

2. Grão-de-bico

Essa leguminosa também cumpre papéis importantes no sistema endócrino, principalmente auxiliando na reposição hormonal para as mulheres que entram na menopausa.

3. Linhaça

Com poderosas propriedades anti-inflamatórias, essa semente também é aliada da mulher na menopausa, além de ajudar a equilibrar os níveis de estrogênio, com benefícios para a libido.

4. Crucíferos 

Vegetais como brócolis, couve-flor e repolho. Esses vegetais atuam diretamente no hipotálamo, peça chave no controle de toda a produção hormonal em nosso organismo.

5. Batata-doce

No sistema endócrino, a batata-doce auxilia bastante na desintoxicação do fígado por ser fonte de vitamina B6.

6. Castanha-do-pará

Assim como outras oleaginosas, a castanha-do-pará age diretamente na regulação da tireóide devido à sua concentração de selênio, um antioxidante que age contra o hipertireoidismo. Ela também regula a serotonina, que promove o bem-estar.

7. Soja

A soja contém um composto chamado isoflavona que age de maneira muito similar ao estrogênio feminino. Por isso, ele pode ajudar mulheres em menopausa a compensar a perda desse hormônio. 

8. Azeite de oliva extra-virgem e abacate

Essas fontes de gorduras do bem, agem contra a resistência do organismo à insulina, favorecendo o tratamento de pessoas com sobrepeso e com propensão a diabetes.

9. Pimentão

Esse legume colabora para o balanço hormonal com sua dose de vitamina C, poderoso antioxidante que auxilia o funcionamento das glândulas endócrinas, ou seja, as glândulas que produzem hormônios.

10. Semente de girassol

Poderosa aliada na saúde da mulher, essa semente também conta com bons níveis de selênio e atua no equilíbrio da produção de estrogênio e progesterona, ajudando a reduzir as chances de câncer de mama.

11. Ovo

Estudos apontam que esse alimento rico em proteínas ajuda a regular os hormônios que controlam a sensação de saciedade no nosso organismo, inclusive evitando que os níveis de insulina subam. Outra de suas propriedades é auxiliar na saúde mental e na memória.

12. Chocolate amargo

O cacau presente nos chocolates é responsável por estimular a produção de serotonina, o nosso hormônio do prazer. E, como você provavelmente já escutou falar: quanto maior o nível de cacau do chocolate, melhor.

13. Espinafre

Essa verdura é rica em ferro, o que auxilia no bom funcionamento da tireoide. Sua oferta de vitamina B também age contra o cansaço físico incentivando a produção de hormônios que auxiliam na disposição.

14. Chá-verde

Rico em cafeína, que estimula as atividades cerebrais, e em antioxidante, que evita problemas de saúde, o chá-verde também age diretamente na produção de insulina, tanto para equilibrar o hormônio em pessoas saudáveis, como para colaborar no tratamento de quem está com sobrepeso.

15. Lentilha

A lentilha possui uma substância semelhante ao estrogênio e seu consumo auxilia no balanceamento desse hormônio ajudando, inclusive, a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual, a temida TPM.

Outras atuações dos hormônios

Além dos alimentos, muitos outros fatores também podem controlar a função endócrina. Por exemplo, quando o bebê suga o mamilo da mãe, isso estimula a hipófise a secretar prolactina e ocitocina, hormônios que estimulam a produção e o fluxo de leite da mama. 

Outro caso é quando o aumento das concentrações de glicose no sangue estimula as células das ilhotas do pâncreas a produzirem insulina.

Você imaginava o tamanho da importância do equilíbrio dos hormônios para o bom funcionamento do nosso organismo? 

Se você gostou de saber mais sobre esse assunto e quer receber outras dicas de leitura sobre bem-estar, saúde, alimentação e qualidade de vida, assine a nossa newsletter


Perguntas Frequentes

O que são as hormonas?

Hormonas são sinônimo de hormônios. Trata-se de substâncias produzidas ou liberadas por glândulas endócrinas para atingirem um local alvo no corpo e regular diversas funções e metabolismos, que influenciam nosso crescimento e desenvolvimento, na reprodução e até no nosso comportamento. 

O que são hormônios e qual a função?

Hormônios são como mensageiros químicos, produzidos pelas glândulas endócrinas. Quando atingem seu alvo, os hormônios atuam de forma similar a uma chave que se encaixa na fechadura. Eles influenciam na forma de armazenar e gastar energia, e controlam os níveis de sais e açúcar no sangue.

Quais são os hormônios?

Para que o corpo funcione de maneira adequada, é necessário a ação de vários hormônios que garantem seu bom funcionamento. Dentre eles, podemos citar alguns importantes e mais conhecidos, como: hormônio antidiurético, ocitocina, tiroxina e tri-iodotironina, paratormônio, adrenalina ou epinefrina, insulina e o glucagon. 

O que é hormônio resposta?

Para entender o que é hormônio resposta, basta pensar na função que o hormônio irá executar. Quando chega o momento de executar essa função, ocorre a resposta hormonal. Quando um bebê suga o peito, há resposta hormonal e produção de mais leite para o bebê.

Referências

Important Hormones Regulating Lipid Metabolism. National Library of Medicine, 2022.

Mecanismo de ação dos hormônios. UFRGS, 2013.

Hormônios. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2017.   

Função endócrina. Manual MSD, 2022.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.