Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mulher jovem e sorridente correndo em um parque. Ela aparenta amar atividade física e saúde.

Atividade física e saúde mental: entenda a importância do esporte

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Existe um consenso entre todos os profissionais de saúde: o esporte deveria fazer parte da rotina de todos, não apenas para o controle de enfermidades físicas, mas também as mentais.

Isso porque a atividade física e a saúde mental andam lado a lado. Os exercícios físicos estimulam disciplina, autoestima, autoconfiança e também ajudam a melhorar aspectos psicológicos

Pessoas sedentárias, por exemplo, podem experimentar desânimo e falta de motivação. Isso acontece porque muitos dos hormônios reguladores do nosso bem-estar são liberados somente quando praticamos atividades físicas.

Continue lendo para descobrir como a combinação de atividade física e saúde mental pode melhorar sua vida!

 

Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

Produção dos hormônios da felicidade

A atividade física e a saúde mental se relacionam por conta da produção de três hormônios específicos, que por sua vez estão fortemente associados ao controle do bem-estar:

  • Serotonina: neurotransmissor que ajuda a regular o humor, a sensação de bem-estar e o sono;
  • Dopamina: fundamental para a motivação, o prazer e a recompensa, além de ajudar na melhora da concentração;
  • Endorfina: participação no alívio do estresse e relaxamento do corpo.

Entre outros benefícios, a prática de atividades físicas pode ajudar a aumentar a produção desses três neurotransmissores vitais, o que pode trazer um efeito muito positivo na saúde mental.

Promoção da autoestima

A atividade física pode ser uma importante fonte de autoestima, pois superar a preguiça e se exercitar sozinho já é uma conquista. Além disso, os resultados positivos em termos de bem-estar físico, a evolução na prática de esportes e a melhoria da saúde mental graças aos hormônios da felicidade, contribuem para o fortalecimento da autoestima.

Redução do estresse

Como mencionado, a produção de serotonina está diretamente relacionada com a atividade física e saúde mental. Esse hormônio é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade, além de ajudar em um maior controle do fluxo de pensamentos e foco no momento presente com o relaxamento do corpo.

Melhor qualidade de sono

Para quem sofre com insônia, a prática de esportes é fundamental. Uma boa noite de sono está conectada com uma boa saúde mental e qualidade de vida, afinal, o sono regula o organismo e deixa o corpo menos estressado.

A falta de um sono adequado pode prejudicar seu humor e causar momentos de irritação, que por sua vez trarão um impacto negativo para o seu organismo no dia seguinte.

Portanto, estabelecer horários fixos para dormir, praticar exercícios e cuidar da mente pode ajudar a diminuir a incidência dos casos de insônia.

Melhora de sintomas de transtornos mentais

Reduzir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de sono também pode ter uma influência positiva no controle de sintomas de transtornos mentais. Isso porque a irritabilidade pode impactar o aumento de tensão e sobrecarga do cérebro, que já sofre com essas condições.

Melhora cognitiva

Estudos já comprovaram que atividade física impacta diretamente a saúde mental, mas também existe um ponto positivo no aspecto cognitivo dos pacientes. Afinal, a melhora da concentração, maior foco e menos procrastinação colaboram para uma rotina mais leve e saudável.

Fundamental para convívio coletivo

Por si só, o esporte oferece a oportunidade de convívio social, especialmente para jovens e idosos. A prática de atividade física melhora as relações interpessoais e pode ser um momento para compartilhar sentimentos e fortalecer laços, especialmente para pacientes que tendem a se isolar.

Como a atividade física pode beneficiar quem tem ou pretende prevenir transtornos mentais?

Para o tratamento de transtornos mentais, a psicoterapia e os medicamentos recomendados por um psiquiatra são parte fundamental. Mas a atividade física também pode ser uma indicação dos médicos para o controle do estresse e promoção do bem-estar.

Para muitas pessoas com doenças mentais, atividade física é uma aliada, pois os exercícios potencializam as outras duas esferas do tratamento.

Exercícios aeróbicos, como corrida e dança, são capazes de reduzir a ansiedade em pacientes diagnosticados com esse transtorno. Isso pode acontecer por conta do aumento de circulação sanguínea no cérebro, que reflete no melhor funcionamento da área responsável pela redução do estresse.

Além disso, o sistema límbico, responsável pelo controle do humor, a amígdala cerebral, que reduz a resposta ao estresse e o hipocampo, que é fundamental para a motivação e memória, são afetados durante a prática de qualquer tipo de atividade física.

Um estilo de vida saudável também melhora as funções cognitivas, promove um aumento da autoestima e é capaz de incluir pessoas com transtornos mentais em mais lugares da sociedade.

Atividades físicas que fazem bem para a saúde mental

Todas as atividades físicas são capazes de trazer benefícios para a saúde mental. Desde uma simples caminhada até um esporte mais intenso, como a corrida, é possível aproveitar melhoras na relação entre atividade física e saúde mental.

O importante mesmo é descobrir o esporte que mais combina com você, seu estilo de vida, rotina e que te dê prazer. Quando o assunto é atividade física e saúde mental, o que importa é a constância e a diversão.

Tanto as atividades aeróbicas, ou seja, que estão mais relacionadas com o treino de resistência cardíaca, quanto os exercícios mais focados em resistência, como o treino de musculação, são capazes de liberar os hormônios da felicidade e entregar bons resultados para a saúde mental.

O segredo é equilibrar entre os dois tipos e testar. Aproveite aulas experimentais para entender qual esporte mais combina com você.

Algumas ideias de exercícios que costumam ser adotados por quem busca o equilíbrio entre atividade física e saúde mental:

Como fazer exercício todos os dias?

Antes de aproveitar os benefícios da atividade física e saúde mental, o primeiro passo é buscar um médico e realizar uma avaliação do seu quadro atual de saúde.

Com isso em dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercícios moderados por semana. Já para quem prefere praticar atividades com maior intensidade, o recomendado são 75 minutos por semana, no mínimo. 

Mas, afinal, como é possível adicionar a atividade física em uma rotina de quem está sedentário há muito tempo? Acompanhe algumas dicas práticas a seguir:

  • Insira de maneira gradual na rotina, não precisa se forçar a ir todos os dias, tente aos poucos;
  • Defina uma rotina de horários para os treinos;
  • Procure alguém para se exercitar com você;
  • Tente começar praticando exercícios em casa;
  • Associe a outro hábito, como aproveitar o passeio do cachorro para uma caminhada;
  • Um pouquinho por dia também vale. Só teve dez minutos hoje? Tudo bem, amanhã você tenta mais um pouco!

Por fim, é evidente que a atividade física tem um papel fundamental na manutenção da saúde mental. Além de melhorar a condição física, a prática de esportes também pode ajudar a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão, aumentando a autoestima e oferecendo uma oportunidade para convívio social. 

Portanto, é fundamental que a atividade física seja incorporada na rotina diária para a promoção do seu bem-estar mental e físico. Ao fazer isso, você estará investindo em sua saúde e em uma vida mais equilibrada e feliz!

Se gostou desse conteúdo, continue lendo sobre saúde, bem-estar e vida equilibrada no QBemQFaz!

 


Referências

Sharma A, et al. Exercise for Mental Health. Prim Care Companion J Clin Psychiatry, 2006.

Schuch, F. et al. It is time to move on Physical activity, exercise, and mental disorders. Trends Psychiatry Psychother, 2021.

GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA. Ministério da Saúde, 2021.

Oliveira, N. et al. Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental. Redalyc, 2011.

Fonseca, E. B. O esporte como fator de desenvolvimento e de saúde mental na criança e no adolescente. Revista Brasileira Médica Esportiva, 1997.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.