Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Você sabe quais são os benefícios do agrião?

Legenda: 
Benefícios do agrião

O agrião é uma verdura de sabor forte que é da mesma família do que a couve e o repolho. Ela é muito conhecida por entrar na composição de alguns tratamentos caseiros para a tosse, mas entra muito bem em saladas deliciosas. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios do agrião e o porque incluí-lo nas suas refeições. Vem com a gente!

 

Sobre o agrião

Como dissemos, o agrião é uma verdura da família Brassicaceae, a mesma da couve, do repolho, do nabo e da couve de bruxelas, com o sabor forte e característico dos seus parentes. Geralmente, o agrião consumido cru em saladas, juntamente com outras folhas, como alface e rúcula.

Agora, ele não precisa só estar na salada. Existem muitas maneiras de aproveitar os benefícios do agrião, como sopas, creminhos e macarrão. São muitas receitas diferentes para agradar a todos os gostos.

 

Benefícios do agrião: rico em minerais

O agrião é rico em minerais como o magnésio, potássio e o cálcio, além de quantidades significativas de manganês, fósforo e ferro. Cada mineral tem uma ação no nosso organismo, nos ajudando com diferentes funções e dando uma forcinha para nossos órgãos e nossa saúde. Vamos ver quais são:

 

Benefícios do agrião: rico em vitaminas

Certamente um dos benefícios do agrião é conter vitaminas A, B1, B2, B3, C e K, ou seja: ele pode ser um ótimo alimento para quem quer garantir uma alimentação equilibrada e não deixar faltar nada no organismo. As vitaminas que mais que encontramos no agrião são:

 

Benefícios do agrião: ajuda na digestão

Um dos benefícios do agrião é ter a presença de enzimas digestivas e de fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na saciedade. A clorofila, pigmento verdinho presente nas hortaliças, possui enzimas digestivas que dão uma forcinha para o nosso corpo absorver nutrientes e quebrar as partículas de alimentos. Já as fibras são ótimas para manter a saciedade e que também ajudam na hora da digestão, fazendo com que você sinta menos fome e aproveite melhor os nutrientes.

 

Benefícios do agrião: ação antioxidante

A ação antioxidante promovida pelos componentes do agrião ajuda nosso corpo a combater os radicais livres (que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular) e a deixar o sistema imunológico em dia.

Um dos benefícios do agrião, devido suas propriedades nutricionais, é manter a qualidade de vida e deixar seu corpo forte e preparado para a possível entrada de agentes externos e até processos inflamatórios desencadeados pelo próprio organismo.

 

Benefícios do agrião: poucas calorias

As folhas dessa verdura podem ser uma opção pouco calórica para quem está em uma dieta ou quer ter uma alimentação mais leve. Sendo assim, um dos benefícios do agrião é ser um grande aliado das pessoas que estão querendo perder peso, não só pela sua baixa quantidade de calorias, mas também por ser rico em fibras que ajudam na saciedade.

Viu como são muitos os benefícios do agrião? Para conhecer os benefícios de outros alimentos e ficar por dentro de temas de saúde, nutrição e bem-estar, explore Que Bem que Faz e acompanhe nossos textos!


Perguntas frequentes

  • Qual a melhor maneira de comer agrião?

    A maneira mais fácil e mais nutritiva de comer agrião, é de forma crua, em saladas ou como acompanhamento de lanches. Mas você ainda pode adicionar o agrião em sopas, creminhos ou macarrão, porém você pode adicioná-lo onde quiser e fazer da maneira que preferir.

  • Comer agrião faz bem?

    Sim, e muito! O agrião pode ajudar bastante na prevenção de doenças e para o nosso organismo por ter uma quantidade baixa de calorias.

Fontes:

https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2709-beneficios-de-longa-data-com-o-agriao https://www.healthline.com/nutrition/watercress-benefits#TOC_TITLE_HDR_3 https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas