Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Dois copos de vidro com chá gelado, cubos de gelo e uma fatia de laranja.

Chá gelado: como fazer, benefícios e receitas!

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

O calor chegou com tudo, e se você é do grupo dos apreciadores de chá, provavelmente está se perguntando o que fazer para não deixar de consumi-lo. A boa notícia é que existe uma opção super refrescante e com o mesmo gostinho: o chá gelado!

Oferecendo os mesmos benefícios à saúde e o sabor que nós tanto amamos, esse chá é a opção perfeita para se manter hidratado nos dias em que o sol resolver aparecer com toda a força. Mas, você sabe fazer um chá gelado?

Para te ensinar a receita, produzimos um conteúdo completo sobre esse refresco, incluindo um guia de preparo, benefícios do consumo e receitas super criativas. Vem com o QBemQFaz!

Guia para preparar um chá gelado delicioso!

Antes de começarmos o preparo do nosso chá gelado, vamos entender um pouco sobre os ingredientes-base dessa bebida.

Os chás tradicionais são aqueles feitos da planta Camellia sinensis, que incluem o chá-verdematcháchá-brancochá-preto e o oolong (chá-vermelho).

Além disso, temos os chás feitos de ervas secasespeciariasfloresfrutassementesraízes ou folhas de outras plantas, as chamadas infusões. Esses preparos normalmente não contêm cafeína, mas oferecem uma grande variedade de sabor e benefícios.

E se você é fã de um desses sabores, saiba que todos eles podem ser consumidos em forma de chá gelado! Para prepará-los, existem duas técnicas. Anota aí!

1. Como fazer chá gelado com infusão em água quente?

Nessa técnica, a ideia é preparar o chá da mesma forma que é feito na versão quente, e depois resfriá-lo. Veja o passo a passo:

  1. Aqueça a água no fogão ou no micro-ondas - a medida padrão é de 200 ml para cada 10g de ervas frescas ou 3g de ervas secas (1 colher de chá);
  2. Adicione as ervas do seu chá em uma xícara ou recipiente com tampa;
  3. Quando a água estiver na temperatura certa (entre 75-90°C), junte-a às ervas e tampe;
  4. Deixe as ervas em infusão de 3-8 minutos. Quanto mais delicado o ingrediente base do seu chá, menor deve ser o tempo de infusão;
  5. Coe o seu chá quente, depois leve a geladeira ou adicione pedras de gelo - nessa última opção, faça uma infusão mais concentrada para que o chá não perca sabor.

Prontinho! Depois é só apreciar o seu chá gelado enquanto se refresca nesse calorão.

2. Como fazer chá gelado com infusão a frio?

Na infusão a frio, a etapa de aquecer a água para a infusão e resfriar o chá são dispensadas, pois utilizamos a água em temperatura ambiente ou já gelada.

Essa decisão, no entanto, aumenta o tempo de preparo, pois a infusão ocorre de forma bem mais lenta. Confira o passo a passo:

  1. Adicione as ervas do seu chá em uma xícara ou recipiente com tampa;
  2. Meça e acrescente a água fria ou gelada sobre as ervas e tampe;
  3. Aguarde cerca de 2-3 horas para que a infusão completa das ervas aconteça;
  4. Coe o seu chá gelado e finalize-o da forma que preferir, adicionando gelo, mel e frutas.

Existem alguns utensílios que podem facilitar esse processo, como um infusor de ervas e chaleiras. Caso não tenha esses itens em casa, você pode preparar seu chá gelado com os utensílios comuns, como xícaras, colheres e peneira.

4 benefícios de consumir chás gelados

“Mas QBemQFaz, por que tomar chá gelado?”

Bom, além do calor - que já é um grande motivo - essa bebida carrega diversos benefícios para a saúde e bem-estar. Veja só!

1. Fonte de hidratação e regulação corporal

A base de qualquer chá é a água, por isso, essa bebida é uma ótima opção para manter os níveis de hidratação que o corpo precisa. Além disso, ela tem ação diurética, que diminui a retenção de líquidos e as toxinas, e eleva a absorção de sais minerais.

Além disso, os chás são ricos em polifenóis, antioxidantes que ajudam a regular o funcionamento dos órgãos e sistemas gerais do corpo. Tudo isso com baixas calorias e açúcares!

2. Aliados para relaxar ou energizar

Dependendo do ingrediente base do seu chá, você poderá aproveitar efeitos de relaxamento, redução do estressemelhora do sono ou até se sentir mais energizado, concentrado e alerta.

Isso porque algumas ervas contêm ativos calmantes, como a camomila, o hibisco e o maracujá. Já outras são ricas em cafeína, como a erva-mate, o chá-verde e o chá-preto – mas em quantidades menores e mais saudáveis que as do café.

3. Ação antioxidante que previne diversas doenças

Se tem um composto que se destaca na composição nutricional dos chás, são os antioxidantes. Uma de suas principais atuações é na neutralização dos radicais livres, retardando o estresse oxidativo das células e a inflamação dos tecidos.

Esse processo resulta em um risco reduzido de diabetes tipo 2, AVC, doenças cardíacas e doenças crônicas, como hipertensão, Alzheimer e câncer.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

Os antioxidantes e nutrientes encontrados no chá gelado (ou quente) estimulam a função do sistema imunológico e fortalecem as defesas do corpo contra patógenos e infecções.

Quando combinados com frutas ricas em vitamina C e com funções anti-inflamatórias, este efeito pode ser ainda mais expressivo. Ou seja, não faltam motivos para incluir o chá gelado no seu cardápio!

Receitas criativas de chá gelado para você experimentar

Pegue seu bloco de notas, separe sua caneca e confira algumas receitas deliciosamente refrescantes que preparamos para você!

Dicas para deixar seu chá gelado ainda mais gostoso

Para complementar seu chá gelado e experimentar uma dose extra de sabor e benefícios, você pode testar novas combinações de sabores ou fazer algumas adições.

Incluir ervas frescas no seu chá gelado, por exemplo, é uma ótima opção para deixá-lo com uma camada a mais de aroma e refrescância. Boas escolhas são: hortelãmanjericão e tomilho.

Já para quem quer ir além e transformar o chá gelado em um verdadeiro drink, vale apostar num mix com frutas: pêssegodamascolaranja e limão. Em algumas combinações, o pepino também rende um match interessante.

E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais sobre alimentação, saúde e bem-estar? Acesse o QBemQFaz e leia artigos relacionados!


Perguntas frequentes

Quais os benefícios do chá gelado?

O chá gelado possui baixo valor calórico, ajuda a hidratar o corpo, a refrescar e a regular as funções intestinais, renais (ação diurética) e gerais do corpo (ação antioxidante). Além disso, fortalece o sistema imunológico e previne diversas doenças.

Qual o melhor chá: gelado ou quente?

Tanto o chá gelado quanto o chá quente oferecem os mesmos benefícios para a saúde e, portanto, ambos são excelentes opções de bebidas saborosas e saudáveis.

Quanto tempo dura o chá gelado?

Idealmente, o chá gelado deve ser consumido em até 12 horas. Após esse período, seus princípios ativos e benefícios fitoterápicos são reduzidos, e seu sabor fica oxidado.

Precisa ferver água para fazer chá gelado?

Não. É possível fazer um chá gelado utilizando água fria ou em temperatura ambiente, porém, nestes casos, o tempo de infusão precisará ser mais longo.

Quais os chás que posso tomar gelado?

Todas as variedades de chás podem ser apreciadas geladas, incluindo os chás tradicionais (verde, preto, branco e oolong) e as infusões à base de ervas, frutas, especiarias, raízes, folhas e sementes.

Referências

The Nutrition Source - Tea. Harvard T.H. Chan School of Public Health, 2023.

Tea Consumption and Health Outcomes: Umbrella Review of Meta-Analyses of Observational Studies in Humans. Molecular Nutrition & Food Research, 2019.

The Health Benefits of Tea. Academy of Nutrition and Dietetics, 2023.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.