Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
A imagem apresenta um grupo de cogumelos diversos. Alguns cogumelos são baixos e largos, enquanto outros são altos e finos.

Crucíferas fáceis de incluir no cardápio

Compartilhar
Legenda: 
Crucíferas: brócolis
Atualizado em  novembro 2023

A Botânica possui vários nomes complicados para grupos de plantas comestíveis: existem oleaginosas, tubérculos, bulbos e até crucíferas! Esse último grupo é formado por vegetais deliciosos e nutritivos, que podem participar da alimentação cotidiana de diferentes formas. A seguir, conheça um pouco mais sobre as crucíferas!

 

Afinal, o que são crucíferas?

As crucíferas, também chamadas de vegetais crucíferos, são plantas comestíveis que podem ser facilmente encontradas nas refeições brasileiras, pertencendo a essa família vegetais como a rúcula, o brócolis e a couve. Elas são chamadas de “crucíferas” por causa de suas flores de quatro pétalas dispostas em forma de cruz.

 

Crucíferas para o dia a dia

Adicionar crucíferas à dieta é fácil, pois esses vegetais já estão inseridos na alimentação brasileira. A seguir, conheça 7 das crucíferas mais populares no Brasil e confira algumas receitas para desfrutar de todos os nutrientes desses alimentos:

Rúcula

Perfeita para compor saladas ou incrementar massas, a rúcula, como outros vegetais crucíferos, é rica em vitamina C, folato e outras vitaminas importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Abaixo, veja algumas receitas com rúcula para o cotidiano:

Brócolis

Os brócolis são vegetais versáteis, pois podem participar de entradas, acompanhamentos e pratos principais. Além de multifuncionais, esses alimentos são muito nutritivos, pois possuem – entre outros nutrientes – potássio, fibras e vitamina C. Veja a seguir algumas receitas com essa crucífera deliciosa:

Couve

Seja acompanhando uma feijoada completa ou estrelando o clássico caldo-verde, a couve é sempre uma delícia. Como outras crucíferas, ela é rica em sais minerais, especialmente em potássio e selênio. A seguir, confira 5 receitas com esse ingrediente saudável que vão surpreender a família inteira:

Repolho

As crucíferas, em geral, contêm fitonutrientes, que são substâncias bioativas com propriedades anti-inflamatórias. Então, adicionar vegetais desse grupo à dieta – como é o caso do repolho – é uma forma simples de combater doenças causadas ou agravadas pela inflamação. A seguir, veja algumas receitas com repolho em suas diferentes versões, desde o tradicional repolho-verde até o colorido repolho-roxo:

Agrião

Saboroso e nutritivo, o agrião é mais um alimento do grupo das crucíferas que combina com almoço, jantar e até lanches. Além de conter as vitaminas B9 e C, como a maioria das crucíferas, ele possui quantidades significativas de vitamina A, sendo uma opção saudável para o dia a dia. Abaixo, veja 5 receitas com esse vegetal:

Couve-flor

A couve-flor é uma das crucíferas mais coloridas que há, pois, além de branca, ela pode ser verde, amarela ou roxa. Entre os nutrientes dessa crucífera divertida, está o sulforafano, um composto com propriedades antioxidantes que protege as células do estresse oxidativo. Abaixo, veja receitas saborosas para desfrutar de todos os benefícios da couve-flor:

Acelga

Encontrados na acelga e em outras crucíferas, os glicosinolatos são compostos responsáveis pelo sabor e aroma característicos desse grupo de vegetais. Além disso, esses compostos previnem danos ao DNA, inativam certos carcinogênicos e protegem o organismo de infecções virais e bacterianas. A seguir, confira receitas completas para aproveitar os benefícios dos glicosinolatos de forma deliciosa:

No site Que Bem Que Faz, encontre mais artigos sobre alimentação equilibrada e outros aspectos de uma vida saudável!


Perguntas frequentes

  • O que são crucíferas?

    As crucíferas são vegetais nutritivos que participam da alimentação humana de diferentes formas. Também chamadas de vegetais crucíferos, elas recebem esse nome por causa de suas flores de quatro pétalas dispostas em forma de cruz.

  • Quais são as crucíferas mais populares?

    Algumas das crucíferas mais conhecidas no Brasil são brócolis, couve, rúcula, agrião, couve-flor, repolho e acelga. Além dessas, existem outras menos populares, mas igualmente nutritivas, como couve-de-bruxelas, rabanete e nabo.

  • Como adicionar crucíferas ao cardápio diário?

    Como esses vegetais são populares no país e podem ser encontrados em qualquer mercado, basta fazer saladas, sopas, risotos e outras receitas saudáveis com eles – como Salada de Acelga, Sopa de Couve com Batata e Risoto de Camarão e Rúcula. Escolha sua receita favorita e coloque a mão na massa!

     

Fontes

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/crucifeous-vegetables https://health.clevelandclinic.org/crunchy-and-cruciferous-youll-love-this-special-family-of-veggies/

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.