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Alimentos para articulações

Legenda: 
Alimentos para articulações: espinafre

Milhões de pessoas no mundo inteiro já acordaram sentindo uma dor chata nas articulações. Às vezes podemos achar que é algo normal, um mal jeito do dia anterior, ou algo natural do corpo humano, e deixamos passar. Mas, assim como todos os cuidados que temos com a saúde, precisamos dar atenção às articulações também! Por isso, adotar hábitos saudáveis diariamente pode ajudar a fortalecer os ossos; assim como praticar exercícios, pois isso previne dores e problemas futuros, segundo especialistas. O estilo de vida tem grande impacto na saúde, para aumentar a longevidade e manter uma vida ativa. Que Bem que Faz preparou esse artigo com alimentos para dores articulares que podem te ajudar nisso!

 

Alimentos recomendados

1. Alho

O alho é cultivado há mais de 6 mil anos, sendo utilizado como remédio desde a antiguidade. O alho tem várias propriedades, como proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e ferro. Mesmo não produzindo colágeno em si, o enxofre contido no alho ajuda na produção natural do colágeno pelo corpo. O alho ainda tem propriedades anti-inflamatórias, diminuindo as crises de artrite – mas não esqueça de sempre consultar um médico!

2. Peixes

Peixes contêm inúmeras propriedades: vitaminas, fósforo, cálcio e principalmente ômega 3. Também são grandes produtores de colágeno, auxiliando na saúde dos ossos, das articulações e na recuperação destas. Ajuda, também na visão e fortalecimento do sistema cognitivo. Vale a pena consultar seu nutricionista a melhor forma de incluir peixes em sua dieta!

3. Laranja

Estudos realizados recentemente indicam que frutas cítricas são benéficas para possíveis inflamações nas articulações, ajudando na circulação sanguínea. A laranja possui grande quantidade de vitamina C que ajuda na produção de colágeno.

4. Cebola

A cebola é um remédio natural para diversas áreas do corpo humano, atuando no sistema nervoso e respiratório, assim como no combate a inúmeras doenças e nas articulações. A cebola contém diversas propriedades anti-inflamatórias, é rica em vitaminas B1, B2, vitamina C e fibras. Também contém minerais como cálcio, ferro e fósforo.

5. Abacaxi

Apresentando uma variedade de benefícios – como aumento da imunidade, digestão mais saudável, fortalecimento do organismo, proteção ao coração, dentre outros –, o abacaxi é rico em vitamina C, bromelina e manganês. Por isso, fortalece os ossos contra o reumatismo, alivia dores e auxilia em possíveis inchaços.

6. Frutas vermelhas

Contendo ações anti-inflamatórias, as frutas vermelhas são ricas em minerais e vitaminas. Possuem também uma grande quantidade de antioxidantes, combatendo incômodos da artrite, radicais livres e inflamações, também trabalham no retardamento do envelhecimento.

7. Gengibre

O gengibre é utilizado como planta medicinal desde a antiguidade, atuando contra inflamações e dores causadas pela artrite. Atua como anti-inflamatória, anticoagulante e vasodilatadora, dentre outras propriedades.

8. Abacate

O abacate contém substâncias anti-inflamatórias, como o fitoesterol. O abacate também traz inúmeros benefícios nutricionais ao organismo, ajudando na prevenção de diversas doenças. Mas um dos grandes protagonistas no abacate aparece é a presença de polifenóis, que ajudam na proteção da cartilagem das articulações.

9. Sementes e nozes

Por serem ricas em Ômega 3, auxiliam no combate à inflamação. É indicado que se coma um pouco todos os dias. Sementes como a sucupira encontrada no cerrado brasileiro e usado como planta medicinal, por exemplo, reduz inchaços nas articulações; mas consulte sempre um médico responsável e tome sempre os cuidados necessários para não consumir exageradamente.

10. Azeite

Dentre as propriedades do azeite, estão o ferro, o ômega 9 e o potássio, auxiliando na saúde dos ossos. Segundo a revista científica nature, o azeite possui compostos anti-inflamatórios que inibem atividades inflamatórias. Consumido regularmente, o azeite pode auxiliar em possíveis desconfortos no local gastrointestinal e nos ossos.

11. Lentilha

Fonte de lisina e proteínas, as lentilhas previnem a dor e inflamação que podem ocorrer devido entorses ou distensões, também são leguminosas ricas em proteínas, ferro, magnésio e potássio. Fortalecem o sistema imunológico, combatem a anemia e problemas cardiovasculares.

Cuidar do corpo é essencial em qualquer idade, por isso se previna! Mantenha os cuidados necessários em cada momento da vida para poder aproveitar todas as horas!

 

Perguntas frequentes:

Em quais alimentos estão presentes a cartilagem?

A cartilagem está presente em alimentos de origem animal, como por exemplo frango, ovos e peixes.

Como saber se preciso tomar colágeno?

O colágeno é recomendado para pessoas com mais de 30 anos, mas sempre consulte um médico responsável para te orientar sobre a sua saúde.

 

Fontes:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30233731/ https://onlinelibrary.wiley.com/journal/23265205 http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222006000100003 https://www.scielo.br/j/cr/a/VqMdKHmY4y5zHgtJKjc98nS/abstract/?lang=pt https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16136122/ https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas