Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Família reunida para a ceia de natal. Todos estão sorrindo enquanto seguram uma vela acessa. A imagem representa os pratos típicos de natal.

24 pratos típicos de natal (+ receitas!)

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

As festas de final de ano estão chegando e está na hora de começar a planejar as comemorações! Mas, você sabe quais pratos típicos de natal não podem faltar na sua ceia?

Para te ajudar nessa missão, listamos diversas receitas autênticas e tradicionais para que você possa curtir as comemorações sem abrir mão da alimentação saudável, e é claro, da gostosura do final de ano. Vem com o QBemQFaz!


Confira 24 receitas de pratos típicos de Natal!


Caso queria conferir a receita nos detalhes, é só clicar no nome dela!


1. Farofa funcional

Farofa funcional em uma travessa vermelha, posicionada em cima de uma tábua de madeira.

A receita de farofa funcional, feita com manteiga ghee, castanha-de-caju, gergelim e farinha de linhaça, além de um ótimo pedido para a ceia, garante muitos benefícios vindos desses alimentos nutritivos.

A castanha-de-caju está associada à perda de peso, podendo auxiliar no ritmo intestinal e no controle da diabetes. Já o gergelim, ajuda no equilíbrio do colesterol e da hipertensão!

2. Salpicão de atum

Salpicão de atum com maçã em um prato azul e raso.

Esse prato típico no natal brasileiro, é comumente feito com peito de frango desfiado. Mas, que tal inovar no sabor e nos nutrientes com essa versão feita de atum? Isso mesmo!

Sendo um peixe rico em proteínas e com pouca gordura, o atum é considerado uma carne magra, ajudando no controle do peso. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam no fortalecimento do sistema nervoso.

3. Arroz de Natal com passas

Arroz de Natal com passas em um prato fundo branco, junto a uma colher.

A uva-passa pode ser polêmica, mas você sabia que ela contém fibras, antioxidantes e é uma fonte importante de ferro, cálcio e boro? O boro é um elemento que trabalha com a vitamina D e o cálcio para manter seus ossos e articulações fortes, ajudando no tratamento da osteoporose.

Então, dê uma chance para este ingrediente! Mas atenção, a uva-passa tem um alto índice calórico e de açúcar, por isso, não exagere, combinado?

4. Arroz com brócolis e amêndoas

Arroz com brócolis e amêndoas em uma tigela vermelha.

Se o arroz com passas não for para você, essa versão com brócolis e amêndoas vai te conquistar com sabores diferentes e muitos nutrientes!

Enquanto o brócolis possui quantidades significativas de diversas vitaminas essenciais para o corpo, como as vitaminas C, A, K e B9, as amêndoas têm ação antioxidante, são ricas em magnésio e ajudam no controle do colesterol.

5. Salada de macarrão com edamame e molho de iogurte

Salada de macarrão com edamame e molho de iogurte em uma travessa vermelha. Ao lado estão dois pratos vermelhos com uma porção da salada.

E não poderia faltar uma boa salada de macarrão, não é? Esta receita traz o edamame, que costuma ser consumido como um lanche de baixa caloria e nutritivo, mas que pode ser incluído em pratos para realçar seu sabor.

Outro destaque fica para o tofu, que é uma excelente fonte de proteína não-animal!

6. Salada de folhas especiais com molho de iogurte natural

Salada de folhas especiais com molho de iogurte natural em uma tigela branca e funda.

Enquanto alguns aproveitam as festas de final do ano com muita neve, aqui no Brasil normalmente enfrentamos períodos de calor devido ao verão. E por isso, uma opção de salada refrescante é um sucesso!

O molho, feito de Iogurte Natural Desnatado, traz uma textura aveludada, sabor ácido e muitos nutrientes, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco e potássio.

7. Lasanha de abobrinha com molho branco

Lasanha de abobrinha com molho branco em uma travessa branca. Ao redor, estão especiarias como cebola, alho e pimenta.

Sua família não fica sem uma boa massa? Apesar dos carboidratos serem vistos como vilões em alguns momentos, eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e por isso, merecem espaço na nossa mesa de Natal.

Essa lasanha de abobrinha, além de muito saborosa, ainda conta com os benefícios desse vegetal. Ele é bom para a saúde dos olhos, devido a sua concentração de vitamina A, e também importante para a saúde dos ossos, porque é rico em cálcio.

8. Fricassê de frango levíssimo

Fricassê de frango levíssimo em uma travessa vermelha, posicionada em cima de uma tábua de madeira.

O nome da receita já diz tudo: esse é um prato super leve. Uma ótima opção para as festas de fim de ano, já que ninguém quer ficar se sentindo pesado em meio a toda comilança, não é mesmo?

O frango, escolhido não apenas por seu sabor, também eleva a quantidade nutricional do prato, por ser uma proteína magra, que é fonte de vitaminas do complexo B, C, D, E e K.

9. Lombo temperado com caponata mista

Lombo temperado com caponata mista em uma travessa branca.

O lombo é um prato típico de Natal e está na lista do que mais se come na ceia. Isso porque é uma alternativa mais barata quando comparada a carnes mais nobres e famosas da época.

Além disso, é uma fonte rica de proteínas e de tiamina, um dos tipos de vitamina B mais importantes em diversas funções do corpo, principalmente para o metabolismo, a imunidade e a regulação do humor.

10. Pernil desossado com salpicão de pernil

Pernil desossado com salpicão de pernil em um prato dourado com especiarias.

Hmmm… uma união deliciosa de pratos natalinos! O pernil é uma das carnes mais consumidas durante o final de ano e é considerada uma carne magra por trazer mais proteínas do que gordura.

Apesar de ser processada e ter um alto nível de sódio - o que faz com que seu consumo deva ser feito com parcimônia-, o pernil contém aminoácidos importantes para o corpo e é uma fonte rica de selênio, mineral que ajuda na construção do DNA.

11. Sobrecoxa com farofa de banana com couve e salada de repolho natalina

Sobrecoxa de frango em uma travessa branca, tigela com farofa de banana com couve e salada de repolho natalina.

O frango assado também é uma substituição fácil e barata nas ceias de fim de ano, mas não menos saborosa!

Nesta versão, temos uma farofa de banana com couve como acompanhamento, trazendo uma crocância essencial para o prato, junto a muito ômega 3 e bastante vitamina C. Já a salada de repolho é rica em fibras e vitamina K, essencial para a saúde dos ossos e do coração.

12. Peru com tomates-cereja e manga

Peru com tomates-cereja e manga em uma travessa branca.

E claro que não íamos deixar de fora o alimento mais consumido no Natal ao redor do mundo: o peru! Este animal, que é nativo da América do Norte, também faz sucesso por aqui, apesar do seu preço um pouco mais elevado em comparação com as outras opções.

Sua carne é uma fonte saudável de proteína, mas é preciso se atentar ao corte. As partes mais escuras são mais gordurosas, enquanto as mais claras são mais magras - e fuja da pele!

Ah, e tem mais! O peru é também rico em vitaminas do complexo B, principalmente a niacina (B3), a piridoxina (B6) e a cobalamina (B12), importantes para a produção de energia, na produção de neurotransmissores e na formação de glóbulos vermelhos, respectivamente.

13. Torta de frango cremosa com Ninho

Torta de frango cremosa com Ninho em uma travessa transparente. Ao redor, vemos um prato raso azul com uma porção da torta, tomates-cereja e uma lata de leite Ninho.

Está atrás de uma receita fácil e saborosa? Essa torta de frango é a escolha certa! Para a massa, você só precisa bater os ingredientes no liquidificador e depois rechear… prático, né? E a cremosidade, fica por conta do leite em pó!

14. Mini panetones salgados na airfryer

Mini panetones salgados na airfryer em uma travessa de madeira.

Um dos maiores sinais de que o Natal está chegando são os panetones invadindo as prateleiras dos supermercados. Mas você pode fazê-los em casa, optando até por uma versão salgada!

Uma dica é fazer a massa em uma batedeira com um batedor gancho, pois ele facilita o preparo de massas mais pesadas. Anotou aí?

15. Panetone de caneca na airfryer

Dois panetones de caneca feitos na airfryer, junto a duas colheres de madeira.

Agora, se você prefere uma receita mais tradicional, faça um panetone clássico com a mesma facilidade! O melhor de tudo, é que com poucos ingredientes, uma caneca e uma airfryer, você garante uma das sobremesas da ceia de natal.

16. Biscoito natalino de especiarias

Biscoito natalino de especiarias em um prato raso, vermelho e branco.

Quem nunca ficou com vontade de comer um daqueles biscoitinhos que vemos nos filmes clássicos de Natal? É mais fácil - e mais nutritivo - do que você imagina.

O principal ingrediente desta receita é o gengibre, muito conhecido por seus poderes revigorantes durante aquelas dores chatas de garganta.

Mas, além de ser bom no combate a inflamações, ele também é um alimento termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na digestão, aliviando náuseas e vômitos.

17. Moedas de chocolate (Mendiants)

Diversas moedas de chocolate (Mendiants) em cima de uma tábua de madeira.

Esse quitute típico do Natal francês nada mais é do que discos de chocolate com nozes e frutas secas - ou seja, a cara do fim de ano!

Mais do que ajudar na produção de serotonina, o hormônio da felicidade, o chocolate também é anti-inflamatório, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e no alívio do estresse.

18. Minitorta de limão saudável

Minitorta de limão saudável em cima de pires de madeira, junto a colheres pequenas.

Aqui vai uma sobremesa deliciosa para encerrar o ano com o pé direito. Esta receita especificamente não leva lactose, então está liberada para quem é intolerante ou alérgico!

E para completar os benefícios, ainda traz muita vitamina C através do limão, auxiliando no combate aos radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.

19. Pudim de banana e chocolate sem lactose e sem glúten

Pudim de banana e chocolate sem lactose e sem glúten em um prato verde musgo.

Mais uma opção de sobremesa deliciosa para quem não pode consumir lactose e glúten, esse pudim é uma versão autêntica de um clássico das famílias.

O cacau em pó faz bem para o coração, para o controle da diabetes e também para a cognição. Já a banana é rica em vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.

20. Pudim no copo de chia

Pudins de chia em copos, que estão apoiados em um prato branco. Ao redor estão duas colheres e algumas frutas vermelhas.

Com poucos ingredientes, você tem uma explosão de sabor que vai agradar todos os paladares. E não podemos esquecer dos benefícios para a saúde!

A chia é uma semente conhecida por ser super nutritiva, auxiliando desde na prevenção da diabetes, no controle da glicemia e colesterol e no fortalecimento dos ossos.

21. Rabanada assada de pão integral

Rabanada assada de pão integral em uma travessa vermelha, coberta com um pano vermelho quadriculado.

Esse prato típico do natal costuma fazer parte do café da manhã do dia 25 de dezembro. Nesta versão mais saudável, trocamos a fritura pelo assado e o pão amanhecido pode ser integral, para aumentar seu teor nutritivo.

Para dar um toque cítrico, adicionamos raspas de casca de laranja, que também acrescentam em vitamina C. Deu água na boca, não é mesmo?

22. Torta tropical

Torta tropical de manga em cima de um prato fundo e azul-escuro.

Vivemos em um país tropical, então nada mais justo do que ter uma torta para combinar com o clima quente do verão durante as festas de fim de ano. A refrescância dessa receita fica por conta do maracujá e da manga, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

23. Pavê de paçoca com chocolate

Pavê de paçoca com chocolate em um prato branco e raso, posicionado em cima de uma tábua de madeira.

O pavê é um prato clássico das piadinhas de natal! Nessa versão, a paçoca é a estrela do prato. Tipicamente brasileira, esse doce é feito a partir do amendoim, que é uma fonte de proteínas, carboidratos, fibras e gorduras saturadas, chamadas de gorduras boas.

24. Pudim de aveia corte rústico

Pudim de aveia corte rústico com frutas vermelhas em um prato raso e azul.

Mais uma opção de pudim para sua ceia de natal, essa versão não contém glúten, pois é feita com Aveia Corte Rústico. A aveia está entre os cereais mais saudáveis do mundo, por ser integral e uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Pronto, agora é só escolher as melhores opções de cardápio, montar sua listinha de compras e partir para a cozinha!

Por fim, Lucas Fabozzi, culinarista e gerente de comunicação digital do site Receitas Nestlé comenta: "apesar de muitas famílias preferirem receitas tradicionais no Natal, essa é também uma época de testar novas opções para a ceia, tanto de pratos salgados como doces e, assim, surpreender seus convidados sem abrir mão de sabor e, inclusive, de saudabilidade!"

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais sobre vida equilibrada, saúde e bem-estar em QBemQFaz!

Referências

Conheça os pratos típicos da ceia de Natal que são originalmente brasileiros. Ministério do Turismo, 2022

Are raisins good for you?. Healthline, 2023

8 Surprising health benefits of edamame. Healthline, 2023

Pork 101: nutrition facts and health effects. Healthline, 2023

Is ham healthy? Nutrition, benefits and downsides. Healthline, 2020

9 Impressive health benefits of cabbage. Healthline, 2022

All you need to know about turkey meat. Healthline, 2023

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.